A comunicação interna para pequenas empresas tem ganhado cada vez mais destaque, afinal, ela permite o aumento da produtividade e beneficia a companhia de diversas outras formas. Por essa razão, é importante que você também dê uma atenção maior ao assunto.
Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, mais de 60% dos problemas de uma empresa são causados por falhas na comunicação. Isso, claro, torna o empreendimento menos competitivo, rentável e atraente para investidores.
Pensando em tudo isso, criamos um guia incrível para você. Hoje, será possível entender mais sobre a comunicação interna para pequenas empresas, seu benefício e por onde começar. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
O que você verá no artigo:
Melhora a produtividade dos funcionários
Uma pesquisa realizada pela Microsoft, com 38 mil participantes, identificou que cerca de 17 horas semanais de trabalho são improdutivas. Dentre os principais motivos, escolhida por 32% dos participantes, estava a falta de uma comunicação clara e eficaz.
Quando não há comunicação, é comum que os profissionais não realizem o que realmente precisa ser feito, ou mesmo que percam seu tempo em atividades desnecessárias para a empresa — como no uso excessivo do e-mail ou reuniões desnecessárias.
Para facilitar a comunicação com a equipe, além de investir na implementação de novos canais, como murais de recados, é preciso instigar a liderança nesse sentido. Todos os líderes, incluindo o CEO da empresa, devem se comprometer em cascatear com eficácia as informações devidas.
Aumenta a satisfação dos clientes finais
O diálogo dentro da empresa também afeta os clientes finais, que podem ser atendidos com qualidade, rapidez e assertividade. Uma recente pesquisa afirma que, no Brasil, 86% dos consumidores deixam de comprar em uma empresa pelo mal atendimento.
É importante destacar que os colaboradores são os maiores responsáveis pela satisfação dos clientes e pela qualidade do atendimento, por isso devem estar felizes e motivados. Mas isso depende de um bom clima de trabalho, construído com transparência, credibilidade e comunicação.
Garante crescimento e longevidade à empresa
É grande o número de empresas que têm fechado suas portas nos últimos anos. Dentre os principais motivos, é possível destacar o uso inadequado das forças internas, ou melhor, a incorreta gestão dos seus principais recursos, como o RH.
Sem uma boa comunicação, fica difícil direcionar os funcionários de acordo com os objetivos desejados, bem como alinha-los à estratégia previamente definida.
Por esse motivo, é crucial que a comunicação permeie cada um dos níveis da empresa. Todos, do alto executivo até o mais simples operário, devem entender claramente suas funções, ter espaço para dar boas ideias, tirar suas dúvidas e contribuir ativamente.
Nesse processo, é preciso apostar em ferramentas que facilitem a comunicação, como os softwares de gestão empresarial. Com eles, é possível integrar os diversos setores da empresa, aumentar a acessibilidade às informações, bem como atingir melhores resultados.
Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para investir em comunicação interna para pequenas empresas? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram) e se manter atualizado sobre nossas novidades. Vamos lá!