Muitos empreendedores acabam supondo por seus gostos pessoais que determinados produtos vão alcançar grandes números de vendas e isso não acontece. Outros que não definem estratégia correta ou um preço de mercado aceitável e acaba com grandes prejuízos. Isso prova que a gestão do seu negócio tem a ver com suas vendas, DIRETAMENTE.

Por isso, é preciso se atentar em ter o controle correto da sua gestão para conseguir aumentar as vendas e gerar crescimento para a sua empresa.

Quer saber como? Continue lendo o nosso texto!

Planejamento nunca é demais

O primeiro passo para alçar grandes voos é fazer o planejamento correto do seu negócio. Para isso é preciso ter o controle financeiro da sua empresa e entender a importância do seu backoffice, que são os processos internos do empreendimento como logística; gerenciamento de pedidos, estoque, clientes; relatórios; planejamento; financeiro; compras; e outros, e estão diretamente ligados ao bom andamento da gestão do seu negócio.

Além disso, é preciso saber as datas importantes para o segmento da empresa e as datas nacionais como a Black Friday.

Faça a análise dos dados de marketing

As empresas investem em marketing para alcançarem o máximo de pessoas com interesses em seu negócio e essas estratégias vão desde conteúdos em blog e redes sociais, até as mídias pagas como o Google Adwords. E só é possível analisar o seu real funcionamento através de ferramentas como o Google Analytics. Por isso, é preciso compreender a importância de ter essa ferramenta como parte do seu dia a dia.

Ele é um dos principais sistemas de monitoramento de tráfego, gratuito e pode ser instalado em qualquer site, seja ele uma loja virtual ou então um blog.

Seu principal objetivo é apontar o número de usuários que acessam o seu site e qual o seu comportamento dentro dele, qual o caminho de entrada, quantas páginas visitam, quais delas é mais acessada, etc.

Você consegue entender o comportamento do seu cliente e até notar se existe alguma falha dentro do site, como erro 404, tempo de carregamento de site, e outros. Que servirão para melhorar a otimização (SEO) e como consequência a sua usabilidade, que muitas vezes determina a continuidade do usuário dentro do site.

Acompanhe e organize suas vendas

Nada do que falamos nos tópicos anteriores será possível sem o que falaremos neste tópico. Para acompanhar e organizar as vendas com precisão invista em um sistema de gestão online (ERP), como o Bling.

Com ele você consegue:

  • Gerenciar vendas, time comercial e propostas;
  • Ter histórico de vendas e integrar notas fiscais, estoques e finanças;
  • Registrar pedidos de vendas de forma integrada;
  • Padronizar e criar propostas comerciais com aparência profissional e descomplicada;
  • Controlar permissões de acesso, comissões e a produtividade do time de vendas;

Dicas especiais:

Acompanhe de perto o trabalho dos vendedores e representantes externos, com lançamentos dos pedidos diretamente no sistema. Você define os parâmetros e as porcentagens de comissões são geradas automaticamente para o vendedor.

Outra dica importante é gerenciar com qualidade o banco de clientes que são coletados pelo seu time de venda. Mantenha uma boa relação, com promoções de aniversários, envio de descontos e ofertas imperdíveis, quando tiver.

Agora que terminou de ler o nosso conteúdo deve ter percebido como a gestão do seu negócio tem a ver com as suas vendas, né? Então, não deixe as vendas de lado e permita que o seu negócio cresça de verdade!

Aproveita para ler o nosso conteúdo sobre contas a pagar e saiba como evitar os terríveis juros.