A gente sabe que o controle de estoque em pet shop é um pilar fundamental para seu sucesso. Afinal, produto parado é sinal de prejuízo.

E, com um mercado em amplo crescimento, é necessário se atentar aos detalhes para reduzir custos, otimizar as operações e vender mais. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), estima-se que o faturamento do e-commerce pet brasileiro chegue a R$ 1,94 bilhão até o fim de 2024.  

Logo, se é empresário ou quer entrar no mundo dos pets, é fundamental realizar uma excelente gestão para se destacar da concorrência e fornecer um ótimo serviço aos bichinhos e seus donos.

E para ter sucesso, é crucial saber como controlar o estoque e suas diversas categorias de produtos. Vamos lá? Veja dicas práticas que preparamos para você!

Qual a importância do controle de estoque de pet shop?

Cada item estocado representa um investimento e o futuro faturamento da empresa, e por isso, deve ser muito bem-cuidado desde o recebimento até a venda ao cliente. Além de evitar perdas e danos, o empresário não perde dinheiro ao jogar algum material no lixo.

Ou seja: uma das maiores importância da gestão de estoque de pet shop é reduzir custos e aumentar a receita.. E não só por evitar desperdícios, mas também porque permite realizar análises mais profundas de seu processo de vendas.

Por exemplo, é possível identificar os produtos mais e menos vendidos, os fornecedores que dão mais lucro, quais itens têm data de validade mais curta etc. Ao reunir todas essas informações, é possível criar estratégias de vendas mais compatíveis com a realidade do seu negócio.

As tomadas de decisão são mais rápidas e assertivas, facilitando o crescimento sustentável a longo prazo.

Como fazer gestão de estoque em pet shop?

Confira a seguir um passo a passo completo e aprenda de uma vez por todas como fazer gestão de estoque em pet shop de forma completa e eficiente!

1. Faça um inventário 

Vamos começar pelo básico: liste todos os produtos armazenados no estoque e separe-os por tipos de animais e categorias, como tosa, banho, brinquedos, ração, roupas e medicamentos.

Essa organização oferece muitos benefícios, como:

  • criar estratégias de marketing e vendas;
  • negociar preços, prazos e condições de pagamento com fornecedores;
  • conhecer as preferências de seus clientes.

Para facilitar esse processo, conte com um sistema de gestão de estoque, como o Bling, que possibilita o cadastro de entradas e saídas, automatizando processos, como as atualizações durante vendas, reposições e devoluções.

2. Controle a validade dos produtos

Vender remédios e alimentos fora do prazo de validade é crime, e, por isso, esse ponto deve ser prioridade na sua gestão. Afinal, um pet shop comercializa produtos variados, com diversos lotes e vencimentos diferentes, por exemplo.

Dicas para melhorar o controle de validade no estoque:

  • separe os itens por lotes e coloque na frente os que possuem data de validade mais próxima;
  • crie uma rotina para conferir os prazos de validade e destacar o que já passou;
  • reúna a equipe e mostre a importância de ficar atento à validade dos produtos que saem do estoque.

3. Faça promoções com itens próximos do vencimento

Uma estratégia recomendada para não perder o dinheiro investido, é fazer promoções e divulgação de produtos que estão quase vencendo. Porém, só dá para ter essa informação se houver uma gestão de estoque adequada.

Ah! Nunca se esqueça de avisar aos clientes que o motivo do desconto é o prazo de vencimento próximo. A transparência gera mais confiança na marca.

4. Identifique os motivos de saída de estoque

Um detalhe que faz toda a diferença no controle de estoque em pet shop é identificar os motivos da saída de produtos. Isso porque se a loja oferecer banho e tosa, por exemplo, alguns itens são usados durante os serviços.

Sendo assim, as causas de saída podem variar entre uso interno, vendas para clientes, perdas de validade, oferta de ração durante o atendimento do pets, entre outros.

Com essa divisão, fica mais fácil saber os itens que mais saem, além de entender os custos para o pet shop. Portanto, é um fator que contribui diretamente para a saúde financeira do negócio.

  • Quantos shampoos são usados no banho e tosa?
  • Quantas rações para cães são vendidas? E para gatos e outros animais?
  • Quantos produtos perdem a validade e quais são eles?
  • Quais medicamentos são usados durante o atendimento veterinário?

Use um bom sistema de gestão on-line de vendas e estoque para armazenar e integrar todos esses dados para fazer uma análise realista e completa.

5. Tenha um estoque mínimo

O estoque mínimo é um indicador estratégico que identifica a menor quantidade que uma empresa precisa armazenar de produtos para evitar faltas ou excessos. E, quando o pet shop atingir esse número, é sinal de que precisa fazer um novo pedido aos fornecedores.

Porém, por que ter um estoque mínimo é vantajoso para empreendedores? Bem, não é à toa que esse indicador é chamado também de estoque de segurança, de emergência ou de reserva. Ele impede que os produtos acabem para que, então, sejam feitas novas compras.

O resultado é encontrado com base em dois fatores:

Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição do fornecedor

O gestor que utiliza esse método realiza um melhor planejamento e projeção de vendas mais assertivas, evitando problemas de má gestão de estoque, como prejuízos pela falta de produtos ou itens muito tempo parados nas prateleiras.

Leia também: Gestão de estoque: dicas para nunca faltar produtos [+ planilha]

Mais dicas para controle de estoque de pet shop

Sabemos que são muitos aspectos que devem ser monitorados para controlar bem o estoque de um pet shop, principalmente pela particularidade de oferecer produtos bem variados e para diversos tipos de animais.

Para não se esquecer de nada, veja mais dicas para controle de estoque de pet shop!

  • reavalie seus fornecedores: para reduzir custos, prazos de entrega ou melhorar as condições de pagamento, reavalie seus fornecedores durante determinado período para encontrar o melhor cenário para o momento atual da sua empresa. Mantenha um cadastro de parceiros e um histórico de compras com eles;
  • identifique os produtos mais e menos vendidos: pense em promoções para os itens parados no estoque e analise periodicamente sua precificação;
  • treine seus colaboradores: alinhe todas as orientações com a equipe e, se precisar, refaça o treinamento até que todos entendam a importância do estoque para o pet shop;

Para colocar em prática todas as estratégias e dicas, use um sistema de controle de estoque: o Bling é um software de gestão on-line de vendas que reúne diversas funcionalidades, como integração com e-commerces, emissão de notas fiscais, link de pagamento, conta digital e muito mais.

Seu recurso de gestão do estoque fornece, por exemplo:

  • cadastros e históricos de clientes e fornecedores;
  • emissão de notas fiscais e comprovantes;
  • gerenciamento da lista de preços;
  • envio de ordem de compra para fornecedores;
  • relatórios completos e personalizados;
  • gestão independente de múltiplos estoques, separados por filiais, por exemplo.

Aproveite e cadastre-se para testar gratuitamente o sistema de controle de estoque e vendas do Bling! É fácil de usar e permite que sua gestão eleve o nível. Conheça!