Se você quer alavancar as vendas da sua loja virtual, precisa saber como criar uma copy para e-commerce

Afinal, essa estratégia é fundamental para transformar os usuários em potenciais clientes e aumentar o engajamento do seu site. 

Porém, se você ainda não sabe como fazer uma boa copy, fique tranquilo! A seguir, confira tudo o que precisa para começar! 

O que é copy? 

Copywriting é uma das técnicas mais utilizadas no universo do marketing digital, sendo caracterizada pela escrita persuasiva com objetivo de convencer o usuário a realizar uma ação, como: 

  • comprar um produto ou serviço;
  • cadastrar o e-mail para receber uma newsletter;
  • compartilhar um conteúdo com outras pessoas, entre outros. 

Além do toque de persuasão, um pilar importante para uma boa copy é criar uma conexão com os usuários/leitores. Para isso, é indispensável usar as palavras certas. 

E para saber quais são os termos e frases que mais conectam com os usuários, você precisa conhecer bem seu público-alvo. Dessa forma, saberá como impactá-lo com seu conteúdo. 

No fim, podemos dizer que a copy é a habilidade de escolher, de forma estratégica, as palavras de um texto, título, produto, página, etc, para converter os visitantes do seu e-commerce em clientes. 

Quais são as técnicas de copy? 

Criar um título atrativo e descrever detalhadamente o produto ou serviço é uma das coisas mais importantes quando falamos em escrever uma copy para e-commerce. 

Porém, como fazer isso? 

É preciso mostrar que você não apenas entende a necessidade do seu cliente, mas tem o melhor produto para atendê-lo.

Nessa hora, as técnicas de copy podem te ajudar a criar um conteúdo realmente persuasivo. Abaixo, veja algumas delas. 

1. Use a linguagem certa

Se você está falando com pessoas mais velhas, certamente não faz sentido usar gírias faladas por adolescentes em seu conteúdo, seja no título ou na descrição do produto. 

Por isso, tenha em mente para quem você está escrevendo e adapte tudo a ele. 

2. Foque nos benefícios do produto

Um comportamento muito comum nas descrições de e-commerce é focar nas características do item, em vez de falar dos benefícios.

É claro que o usuário precisa saber os detalhes do produto. No entanto, se você vender as vantagens de adquirir a mercadoria, pode ter resultados melhores. 

Por exemplo: uma camisa de algodão é uma peça mais fresca, ótima para usar durante o calor, não retém tanta umidade, favorece a transpiração (evita o mau cheiro), e por aí vai. 

3. Escreva no infinitivo 

Escrever no infinitivo (com verbos que indicam ação) facilita o entendimento do usuário do que ele deve fazer. 

Essa dica é importante principalmente na hora de criar o CTA. Nesse momento, prefira usar palavras como comprar, pedir, fechar, etc.

4. Inclua gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são estímulos que ajudam o cliente a tomar uma decisão rápida, sem precisar pensar muito sobre aquilo. 

No e-commerce, alguns dos estímulos que você pode aplicar são: 

  • prova social: influenciar a tomada de decisão com base nas experiências e depoimentos de outras pessoas (permitir a avaliação dos produtos);
  • escassez e urgência: incentivar o usuário a tomar a atitude, antes que ele possa perder aquela oportunidade (“restam 2 peças”, “apenas mais 3 unidades”);
  • novidade: estimular a descoberta por algo novo e despertar a curiosidade no usuário (lançamento de coleção exclusiva). 

Agora que você conhece as técnicas de copy para e-commerce, é hora de criar o conteúdo. A seguir, veja como fazer isso. 

Como fazer (uma boa) copy para e-commerce?

Antes de tentar atrair a atenção dos visitantes, você não pode esquecer de um detalhe: entender o seu público é o primeiro passo. Saber quais são os desejos, dores e necessidades do usuário é fundamental para a criação de uma boa copy.

Compreender todas essas particularidades facilita na hora de estabelecer uma conexão e convencer o potencial cliente de que ele realmente precisa daquele produto. 

Outra etapa indispensável para a criação da copy é a descrição das características e dos principais benefícios do produto ou serviço (sem exageros). 

A chamada para ação, também conhecida como CTA ou Call To Action, é um dos pontos mais importantes para a copy. É nessa hora que você dirá ao visitante do seu site o que ele precisa fazer! 

Portanto: 

  • utilize títulos atraentes e chamativos; 
  • entenda qual é o problema do usuário; 
  • crie uma relação com a pessoa que está lendo; 
  • incentive o usuário a tomar a ação que você deseja.

Para ficar mais claro, vejamos um exemplo de copy. 

Imagine que você seja dono de  um e-commerce de calçados, e que os produtos de maior saída sejam os tênis de corrida. 

Nesse caso, você poderia trabalhar com as seguintes situações:

  • “Só quem já usou um tênis duro sabe o que é acabar com os pés machucados após o exercício físico. A boa notícia é que temos a solução! O tênis X é um dos modelos mais confortáveis para caminhadas, corridas e praticar musculação.”;
  • “Quer aumentar sua performance nos treinos de corrida? O modelo Y é perfeito para você! Ele conta com cabedal flexível, reforço no calcanhar e um amortecedor potente para diminuir o impacto em cada passada”;
  • “Usar um tênis específico para pisada pronada é mais do que uma necessidade, é confiança e segurança em cada passo! Experimente o tênis Z e se livre da instabilidade durante os treinos”. 

Percebe as emoções trabalhadas nas frases acima? Elas tocam na dor, desejo e necessidade, respectivamente. 

Além de favorecer a conexão com o usuário, ao usar frases como “acabar com os pés machucados”, “se livrar da instabilidade”, já que demonstra que você entende o que ele passa. 

O Chat GPT pode ajudar a fazer uma boa copy?

Não é nenhuma novidade que o Chat GPT, um chatbot on-line de inteligência artificial, pode ajudar em muitas tarefas do dia a dia. 

A popularidade da ferramenta despertou o interesse de diversas pessoas, que passaram a usar a tecnologia para obter respostas articuladas e imediatas, como em uma conversa. 

No universo do marketing digital, o Chat GPT pode ser uma boa alternativa para te ajudar a produzir boas copies.

Isso porque, além de otimizar o tempo de produção, a ferramenta pode auxiliar, por exemplo: 

  • no processo de criação, oferecendo ideias; 
  • no aprimoramento do texto, tornando-o mais persuasivo e atraente; 
  • na revisão e edição, promovendo melhorias no conteúdo. 

Entretanto, vale lembrar que o Chat GPT é como um robô, por isso, não consegue expressar emoções e gerar conexão, como os conteúdos escritos por humanos. 

Portanto, use-o como um aliado, mas não um substituto! 

Além disso, ele pode dar respostas e referências erradas, então, todo cuidado é pouco ao usá-lo.

Aproveite as integrações do ERP Bling para e-commerce!

Depois de escrever boas copies para e-commerce, não temos dúvidas de que seu resultado será ainda melhor! Por isso, você precisa estar preparado para atender toda a demanda.

Um sistema de gestão on-line (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente

Afinal, a ferramenta permite a integração de todos os setores, e você pode administrar tudo em um único local, reduzindo a divergência de dados e erros operacionais. 

O Bling é um exemplo de ERP que pode te ajudar nessa gestão. Com ele, você pode:

  • fazer cadastro de fornecedores;
  • emitir as notas fiscais dos seus clientes;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • controlar e gerenciar seus envios.

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso. 

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