Se você quer vender mais e ter um bom giro de estoque, seus clientes precisam conhecer as mercadorias que sua loja comercializa. Afinal, se eles não sabem o que está à venda, como irão adquirir? 

Para tanto, não há uma fórmula mágica. Porém, aprender como criar um catálogo de produtos é um excelente primeiro passo! 

O catálogo é o compilado das mercadorias e serviços que você oferece, formado pelas imagens e as principais informações de cada item.

Essa simples ferramenta pode aumentar os pedidos da sua empresa, pois facilita o processo de compra, uma vez que deixa o cliente com todas as informações em mãos. Ou seja, só benefícios! 

Portanto, se sua loja ainda não tem toda relação de itens reunida em um mesmo lugar, chegou a hora de mudar esse cenário. Confira dicas de como criar um catálogo de produtos e as principais plataformas/programas para usar. 

O que é preciso ter em um catálogo de produtos? 

Para criar um catálogo de produtos, você precisa:

1. Listar todos os produtos da sua loja;

2. Tirar boas imagens de cada um;

3. Escrever a descrição completa dos itens, 

4. Escolher uma ferramenta para criar o catálogo. 

Abaixo, confira mais detalhes de cada passo. 

Listar todos os produtos da sua loja

A primeira etapa que você precisa seguir para criar um catálogo de produtos é ter todos os itens listados e organizados. Esse processo evita que alguma mercadoria acabe esquecida.

Se sua loja usa um sistema de gestão de estoque, certamente essa informação já está disponível, tornando esse passo muito simples. 

No entanto, se o seu estoque é uma bagunça, sem nenhum registro, aproveite que está se preparando para fazer o catálogo e comece com esse processo. Dessa forma, na hora de efetivamente criar o arquivo, você terá menos trabalho.

Para te ajudar nessa tarefa, você pode optar por um ERP como o Bling, que possui a função de controle de estoque

É importante lembrar que quanto maior o mix de produtos da sua empresa, maior ficará o seu catálogo. 

Nesse caso, uma dica interessante é separar os itens por categoria e criar arquivos separados para cada uma. Assim, você pode enviar um arquivo específico conforme a demanda do seu cliente. 

Tirar boas imagens de cada um

As fotos são a alma do catálogo! 

Principalmente quando falamos em compra on-line, em que o cliente não consegue ver o produto, nem pegá-lo em mãos, ele irá basear sua escolha nas imagens e descrições.

Por isso, um passo imprescindível é tirar boas fotos de cada item, em diferentes ângulos e mostrando detalhes. 

Nesse momento, se puder, contrate um fotógrafo para que suas imagens tenham alta  qualidade e valorizem seus produtos. Trata-se de um bom investimento, já que as fotos  podem ser usadas em outros locais além do catálogo, como nas páginas de produtos do e-commerce.

Se esse gasto fugir muito do seu orçamento, não tem problema! Você mesmo pode fazer o registro usando um celular com uma boa câmera. 

Para a sessão caseira, algumas dicas interessantes são:

  • pesquise referências de imagens: o Pinterest é um bom local para se inspirar;
  • escolha um lugar iluminado, com uma boa incidência de luz natural. Se o ambiente for muito escuro, investir em equipamentos de iluminação, como ring light ou softbox, pode ajudar;
  • tente estabilizar o celular para deixar a imagem o mais nítida possível: um tripé simples ou a própria ring light são boas opções;
  • use um fundo limpo, como uma parede branca ou tecido claro. Se sua marca tiver uma identidade visual definida, brinque com as cores e elementos para fotos mais elaboradas;
  • se necessário, edite as imagens para deixá-las com mais qualidade. Só tenha cuidado para não modificar a cor do produto, pois isso pode interferir na escolha do cliente. 

Leia também: Marketing digital para e-commerce: confira dicas para vender mais!

Escrever a descrição completa dos itens

No catálogo, a descrição do produto é menor do que no e-commerce, por exemplo. Nesse caso, você deve focar nas informações mais relevantes, que podem impactar a tomada de decisão do consumidor. Como:

  • tamanho;
  • cor;
  • material;
  • marca;
  • preço, e o que mais achar relevante. 

Escolher uma ferramenta para criar o catálogo

Com os passos anteriores concluídos, agora, sim, chegou a hora de criar o catálogo de produtos da sua loja. 

Para isso, você pode:

  • usar uma ferramenta de edição para criar arquivos que serão enviados aos clientes; 
  • utilizar as redes sociais para listar os itens à venda;
  • criar um site para usar como catálogo;
  • fazer um documento para imprimir. 

Essa decisão depende dos produtos que você comercializa, seu público, os canais de venda que utiliza, entre outros pontos. 

Um restaurante, por exemplo, pode fazer um cardápio (que nada mais é que um catálogo de produtos) impresso ou digital, para leitura via QR Code. 

Já para um estabelecimento que apenas trabalha com delivery e atende via WhatsApp, um catálogo no próprio app pode ser interessante. Ou criar um arquivo com as promoções e enviá-lo ao cliente por mensagem. 

Agora, se você é uma empresa de vestuário que trabalha com revenda, um catálogo em PDF é uma boa estratégia. Afinal, as peças costumam mudar a cada estação/época, e é possível editar o arquivo, em vez de cadastrar cada item novamente nas redes sociais, por exemplo. 

Ou seja: para cada tipo de empresa e produto, existe uma ferramenta mais interessante para criar o catálogo. A seguir, veja as principais opções que você pode escolher!

Como criar um catálogo de produtos?

Na dúvida de qual o melhor programa para criar catálogo de produtos? Fica tranquilo! Trouxemos uma lista completa, com os prós e contras de cada um, para você avaliar em detalhes. Confira!

ferramentas para criar catálogo de produtos

Excel e Word

O Excel e o Word são programas da Microsoft muito conhecidos por quem tem o hábito de utilizar o computador, e são algumas das opções para criar um catálogo.

Muitas pessoas assinam o Microsoft 365, um pacote de aplicativos que conta com os dois programas, por isso, alguns podem considerá-los mais acessíveis. 

Especialmente porque, se você não possui a assinatura, ainda pode usá-los via web, na versão on-line e gratuita. 

A seguir, confira as vantagens e desvantagens de usar o Excel e o Word para esse fim.

Vantagens

  • familiaridade: os programas são amplamente utilizados, e se você já conhece, conseguirá usá-los sem dificuldade;
  • facilidade de edição: caso tenha mudanças no catálogo, é possível excluir, alterar ou incluir informações de forma rápida.

Desvantagens

  • limitação de design: se você se preocupa com o design e possui uma identidade visual bem definida, é preciso lembrar que os programas possuem recursos limitados em relação à formatação e recursos visuais;
  • dificuldade de organizar as informações: a formatação permitida tanto pelo Excel, quanto pelo Word, pode dificultar a compreensão das informações pelo cliente.

Instagram/WhatsApp 

Atualmente, é muito difícil encontrar uma empresa que não esteja presente nas redes sociais, seja de atuação on-line ou física, não é? 

Exatamente por isso, para algumas delas, usar esse canal para criar o catálogo de produtos é mais interessante, já que pode concentrar tudo em um mesmo local. 

No caso do Instagram, a própria rede disponibiliza o recurso de Instagram Shopping, em que é possível incluir imagem e detalhes do produto, descrição, preço e o link do e-commerce para a finalização da compra. 

Fonte: @casariachuelo

Para as empresas que usam o WhatsApp Business, também é possível criar um catálogo. Nesse caso, além de incluir informações, o cliente pode colocar os itens que deseja no carrinho e enviar o pedido para a loja, sem precisar sair do app. 

Fonte: Iszi Cosméticos

Vantagens 

  • fácil acesso para os clientes: as pessoas estão o tempo todo com o celular na mão, o que significa que acessar o catálogo da sua loja pode ser simples se ele estiver dentro das redes sociais que os seus clientes já usam;
  • possibilidade de interagir com o consumidor em tempo real: caso o usuário tenha alguma dúvida na hora da compra, você pode respondê-lo rapidamente, de forma privada, enviando até mesmo mais detalhes e imagens do produto. 

Desvantagens

  • dificuldade de manter organizado: se sua loja possui muitos produtos, pode ser complexo encontrar itens mais antigos para atualizar informações, além da dificuldade de manter a organização, caso você trabalhe com um estoque grande. 

Site 

Outra alternativa é criar o catálogo da sua empresa em um site próprio para isso. Dessa forma, quando o possível cliente entrar em contato, basta enviá-lo o link para conferir os produtos disponíveis. 

Vantagens

  • layout personalizável: se optar pelo site, você terá total controle sobre o layout e design, podendo manter a identidade visual da sua marca e deixar o catálogo mais atrativo;
  • recurso de pesquisa e filtragem: uma das maiores vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de o cliente fazer buscas diretas por determinado produto, ou filtrar os resultados para aparecer apenas o que procura, de acordo com seus critérios, como preço, categoria, etc;
  • espaço para informações detalhadas: as descrições em um catálogo on-line podem ser mais completas, já que não há limite de espaço, como acontece nas redes sociais. Dessa forma, você pode fornecer o máximo de informações possíveis e tornar a decisão de compra do cliente mais fácil. 

Desvantagens

  • demanda acesso à internet: para navegar no site, o usuário precisa estar conectado à web. Diferentemente do que acontece com um catálogo enviado em arquivo, por exemplo;
  • custo: mesmo que você opte por sites próprios para esse fim, possivelmente precisará investir algum valor (nem que seja com a compra do domínio, para deixar a URL mais profissional). Se quiser criar o site do zero, terá o custo do desenvolvimento; se optar por uma plataforma já existente, terá o valor da assinatura. 

Photoshop/Indesign/Illustrator

Os programas da Adobe também são ótimas alternativas para criar um catálogo. No entanto, é preciso saber usá-los e ter acesso a eles, que são pagos. 

Vantagens

  • manipulação profissional das imagens: dentre todas as opções, em relação aos editores de imagens, os programas da Adobe permitem uma edição mais complexa e profissional, sendo possível até mesmo manipular as imagens, caso queira. 

Desvantagens

  • custo e acesso: como dito, para ter acesso a eles, é necessário pagar o pacote da Adobe. Além disso, os programas são “pesados”, portanto, é preciso um computador ou notebook potente para rodá-los de forma satisfatória. Caso você não saiba como mexer e quiser fazer seu catálogo pelo Photoshop, por exemplo, terá que contratar um designer profissional.

Canva

O Canva é uma excelente opção para quem quer criar um catálogo de produtos on-line e sozinho, sem precisar de conhecimento prévio, como é necessário com os programas da Adobe. 

Ele é um editor de imagens gratuito (tem também a versão paga), que disponibiliza templates editáveis e temáticos para os mais diversos formatos, incluindo o catálogo de produtos. 

Fonte: Canva

Vantagens

  • templates personalizáveis: uma das maiores vantagens do Canva é a possibilidade de escolher vários designs prontos e editá-los de acordo com sua necessidade, trocando cores, fontes, imagens, etc;
  • elementos gráficos disponíveis: a plataforma também disponibiliza diversos elementos, de uso gratuito, que podem ser incluídos nas artes, caso você prefira fazer seu catálogo do zero;
  • exportação em vários formatos: você pode baixar o catálogo criado no Canva em PDF, como imagem ou até mesmo enviar o link direto para o cliente.

Desvantagens

  • precisa de conexão com a internet: por mais que o cliente não precise de acesso à internet para visualizar os produtos (caso você faça o download do arquivo e o envie), você precisa de conexão para fazer qualquer alteração no catálogo.  

Como criar um catálogo de produtos para imprimir?

Se sua intenção é ter o catálogo físico, você pode usar os programas da Adobe, como o Photoshop, ou um editor de imagem gratuito, como o Canva, para criar o documento. Depois, basta imprimir o arquivo. Também é possível contratar gráficas que oferecem esse serviço. 

Como montar um catálogo de produtos grátis? 

Procurando aplicativos para criar catálogo de produtos de forma gratuita? Veja as principais opções: 

  1. Canva e outros editores de imagens grátis;
  2. PowerPoint ou Google Slides; 
  3. WordPress;
  4. Wix;
  5. Instagram Shopping;
  6. WhatsApp Business 

Com um catálogo de produtos atrativo, organizado e supercompleto, certamente não vão faltar pedidos em sua loja. Quando esse momento chegar, você precisa estar pronto para lidar com toda a demanda. 

Para isso, você pode contar com um sistema de gestão on-line (ERP) integrado à plataforma de e-commerce. 

Com ele, é possível integrar todos os setores e administrar tudo em um único local, reduzindo a divergência de informações, erros operacionais e atualizando o estoque de todas as lojas em tempo real.  

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