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Como criar um catálogo de produtos? O que não pode faltar + plataformas

Se você quer vender mais e ter um bom giro de estoque, seus clientes precisam conhecer as mercadorias que sua loja comercializa. Afinal, se eles não sabem o que está à venda, como irão adquirir? 

Para tanto, não há uma fórmula mágica. Porém, aprender como criar um catálogo de produtos é um excelente primeiro passo! 

O catálogo é o compilado das mercadorias e serviços que você oferece, formado pelas imagens e as principais informações de cada item.

Essa simples ferramenta pode aumentar os pedidos da sua empresa, pois facilita o processo de compra, uma vez que deixa o cliente com todas as informações em mãos. Ou seja, só benefícios! 

Portanto, se sua loja ainda não tem toda relação de itens reunida em um mesmo lugar, chegou a hora de mudar esse cenário. Confira dicas de como criar um catálogo de produtos e as principais plataformas/programas para usar. 

O que é preciso ter em um catálogo de produtos? 

Para criar um catálogo de produtos, você precisa:

1. Listar todos os produtos da sua loja;

2. Tirar boas imagens de cada um;

3. Escrever a descrição completa dos itens, 

4. Escolher uma ferramenta para criar o catálogo. 

Abaixo, confira mais detalhes de cada passo. 

Listar todos os produtos da sua loja

A primeira etapa que você precisa seguir para criar um catálogo de produtos é ter todos os itens listados e organizados. Esse processo evita que alguma mercadoria acabe esquecida.

Se sua loja usa um sistema de gestão de estoque, certamente essa informação já está disponível, tornando esse passo muito simples. 

No entanto, se o seu estoque é uma bagunça, sem nenhum registro, aproveite que está se preparando para fazer o catálogo e comece com esse processo. Dessa forma, na hora de efetivamente criar o arquivo, você terá menos trabalho.

Para te ajudar nessa tarefa, você pode optar por um ERP como o Bling, que possui a função de controle de estoque

É importante lembrar que quanto maior o mix de produtos da sua empresa, maior ficará o seu catálogo. 

Nesse caso, uma dica interessante é separar os itens por categoria e criar arquivos separados para cada uma. Assim, você pode enviar um arquivo específico conforme a demanda do seu cliente. 

Tirar boas imagens de cada um

As fotos são a alma do catálogo! 

Principalmente quando falamos em compra on-line, em que o cliente não consegue ver o produto, nem pegá-lo em mãos, ele irá basear sua escolha nas imagens e descrições.

Por isso, um passo imprescindível é tirar boas fotos de cada item, em diferentes ângulos e mostrando detalhes. 

Nesse momento, se puder, contrate um fotógrafo para que suas imagens tenham alta  qualidade e valorizem seus produtos. Trata-se de um bom investimento, já que as fotos  podem ser usadas em outros locais além do catálogo, como nas páginas de produtos do e-commerce.

Se esse gasto fugir muito do seu orçamento, não tem problema! Você mesmo pode fazer o registro usando um celular com uma boa câmera. 

Para a sessão caseira, algumas dicas interessantes são:

Leia também: Marketing digital para e-commerce: confira dicas para vender mais!

Escrever a descrição completa dos itens

No catálogo, a descrição do produto é menor do que no e-commerce, por exemplo. Nesse caso, você deve focar nas informações mais relevantes, que podem impactar a tomada de decisão do consumidor. Como:

Escolher uma ferramenta para criar o catálogo

Com os passos anteriores concluídos, agora, sim, chegou a hora de criar o catálogo de produtos da sua loja. 

Para isso, você pode:

Essa decisão depende dos produtos que você comercializa, seu público, os canais de venda que utiliza, entre outros pontos. 

Um restaurante, por exemplo, pode fazer um cardápio (que nada mais é que um catálogo de produtos) impresso ou digital, para leitura via QR Code. 

Já para um estabelecimento que apenas trabalha com delivery e atende via WhatsApp, um catálogo no próprio app pode ser interessante. Ou criar um arquivo com as promoções e enviá-lo ao cliente por mensagem. 

Agora, se você é uma empresa de vestuário que trabalha com revenda, um catálogo em PDF é uma boa estratégia. Afinal, as peças costumam mudar a cada estação/época, e é possível editar o arquivo, em vez de cadastrar cada item novamente nas redes sociais, por exemplo. 

Ou seja: para cada tipo de empresa e produto, existe uma ferramenta mais interessante para criar o catálogo. A seguir, veja as principais opções que você pode escolher!

Como criar um catálogo de produtos?

Na dúvida de qual o melhor programa para criar catálogo de produtos? Fica tranquilo! Trouxemos uma lista completa, com os prós e contras de cada um, para você avaliar em detalhes. Confira!

Excel e Word

O Excel e o Word são programas da Microsoft muito conhecidos por quem tem o hábito de utilizar o computador, e são algumas das opções para criar um catálogo.

Muitas pessoas assinam o Microsoft 365, um pacote de aplicativos que conta com os dois programas, por isso, alguns podem considerá-los mais acessíveis. 

Especialmente porque, se você não possui a assinatura, ainda pode usá-los via web, na versão on-line e gratuita. 

A seguir, confira as vantagens e desvantagens de usar o Excel e o Word para esse fim.

Vantagens

Desvantagens

Instagram/WhatsApp 

Atualmente, é muito difícil encontrar uma empresa que não esteja presente nas redes sociais, seja de atuação on-line ou física, não é? 

Exatamente por isso, para algumas delas, usar esse canal para criar o catálogo de produtos é mais interessante, já que pode concentrar tudo em um mesmo local. 

No caso do Instagram, a própria rede disponibiliza o recurso de Instagram Shopping, em que é possível incluir imagem e detalhes do produto, descrição, preço e o link do e-commerce para a finalização da compra. 

Fonte: @casariachuelo

Para as empresas que usam o WhatsApp Business, também é possível criar um catálogo. Nesse caso, além de incluir informações, o cliente pode colocar os itens que deseja no carrinho e enviar o pedido para a loja, sem precisar sair do app. 

Fonte: Iszi Cosméticos

Vantagens 

Desvantagens

Site 

Outra alternativa é criar o catálogo da sua empresa em um site próprio para isso. Dessa forma, quando o possível cliente entrar em contato, basta enviá-lo o link para conferir os produtos disponíveis. 

Vantagens

Desvantagens

Photoshop/Indesign/Illustrator

Os programas da Adobe também são ótimas alternativas para criar um catálogo. No entanto, é preciso saber usá-los e ter acesso a eles, que são pagos. 

Vantagens

Desvantagens

Canva

O Canva é uma excelente opção para quem quer criar um catálogo de produtos on-line e sozinho, sem precisar de conhecimento prévio, como é necessário com os programas da Adobe. 

Ele é um editor de imagens gratuito (tem também a versão paga), que disponibiliza templates editáveis e temáticos para os mais diversos formatos, incluindo o catálogo de produtos. 

Fonte: Canva

Vantagens

Desvantagens

Como criar um catálogo de produtos para imprimir?

Se sua intenção é ter o catálogo físico, você pode usar os programas da Adobe, como o Photoshop, ou um editor de imagem gratuito, como o Canva, para criar o documento. Depois, basta imprimir o arquivo. Também é possível contratar gráficas que oferecem esse serviço. 

Como montar um catálogo de produtos grátis? 

Procurando aplicativos para criar catálogo de produtos de forma gratuita? Veja as principais opções: 

  1. Canva e outros editores de imagens grátis;
  2. PowerPoint ou Google Slides; 
  3. WordPress;
  4. Wix;
  5. Instagram Shopping;
  6. WhatsApp Business 

Com um catálogo de produtos atrativo, organizado e supercompleto, certamente não vão faltar pedidos em sua loja. Quando esse momento chegar, você precisa estar pronto para lidar com toda a demanda. 

Para isso, você pode contar com um sistema de gestão on-line (ERP) integrado à plataforma de e-commerce. 

Com ele, é possível integrar todos os setores e administrar tudo em um único local, reduzindo a divergência de informações, erros operacionais e atualizando o estoque de todas as lojas em tempo real.  

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