Segundo dados da SEMrush, as pesquisas mensais para termos como “comprar online” , praticamente dobraram em março de 2020, mês em que teve início a pandemia do coronavírus. Outro dado relevante é que, ao se analisar globalmente, essas pesquisas aumentaram 50% no mês de junho, quando comparado ao mesmo período de 2019. Dados como esses mostram a força do setor de e-commerce, na mesma medida que sugerem alta concorrência. Nesse contexto, umas das formas mais eficientes para se destacar é através do Marketing Digital.

Para quem tem dúvidas sobre o conceito, trata-se de uma área do Marketing com foco nos canais online. Para isso, se utiliza de ferramentas como blogs, redes sociais, sites e e-mails marketing. O objetivo é aproximar os negócios de seu público-alvo, já que a tendência de usuários conectados à internet só tende a aumentar.  

Mais do que necessária, essa é uma estratégia indispensável para um e-commerce que pretende se destacar da concorrência, bem como atrair, conquistar e fidelizar clientes no ambiente digital. Acompanhe este post e conheça alguns motivos para adotar o marketing digital em seu negócio online!

Força da marca

Para criar a força da marca em um e-commerce, o que gera fidelidade, é imprescindível estar presente nas redes sociais. Isso porque, além de contribuírem com o relacionamento e o engajamento do público, influenciam também na decisão de compra.

Por isso, meios digitais como Instagram e Facebook, por exemplo, devem ser avaliados não somente como uma possibilidade de interação, mas também como um recurso poderoso de vendas.

Confiança do consumidor

Conquistar os clientes de um e-commerce difere de uma loja física em diversos aspectos. Para começar, o consumidor não consegue ver fisicamente os produtos, assim como sentir, tocar e realizar outras ações possíveis em um ponto de venda físico.

Por essa razão, as marcas online precisam criar estratégias visando oferecer a melhor experiência possível durante toda a jornada de compra, o que pode ser feito com o auxílio do Marketing de Conteúdo.

A partir de conteúdos relevantes em canais online, os quais direcionam os potenciais clientes naturalmente pelo funil de vendas, é possível criar relações duradouras e lucrativas.

Outro ponto importante é divulgar imagens, vídeos e outros formatos para mostrar o dia a dia do negócio, despertar a atenção do público e fazê-lo ter vontade de continuar se relacionando com a marca.

Destaque no Google

Com o avanço da tecnologia, os consumidores foram se tornando cada vez mais conectados e exigentes em sua jornada de compra. Isso significa que eles pesquisam muito antes de se decidirem por determinados produtos ou serviços, pois buscam ter certeza de que farão o melhor negócio.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais importantes é a de Search Engine Optimization (SEO), que utiliza técnicas para otimizar o rankeamento de um site nas primeiras posições de buscadores como o Google.

Certamente essa é a melhor alternativa do Marketing Digital para gerar tráfego, ou acessos, dentro do seu e-commerce. Além disso, ferramentas como o Google Ads e o Google Shopping ajudam a aparecer em forma de anúncios e criar campanhas com objetivos pré-definidos.

Aumento na conversão de vendas

Ao investir nas ações de Marketing mais adequadas, automaticamente uma loja virtual promove aumento na conversão de vendas. Mas afinal, quais são elas? A resposta depende, já que cada e-commerce possui suas características, seu segmento, seu público-alvo e propósitos específicos.

Por isso, antes de planejar qualquer ação, é essencial realizar análises internas e de mercado, fazendo um plano para cada passo. Somente aí, é possível identificar quais são as melhores opções de ferramentas.

Como você viu, as soluções de Marketing Digital podem auxiliar amplamente um negócio online. Sua empresa já investe em alguma das ferramentas citadas? Ficou com alguma dúvida ou quer alguma informação sobre o assunto? Comente aqui!