Se você deseja tornar seu negócio mais conhecido para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, invista nas redes sociais. Essa é uma estratégia de marketing barata que proporciona grandes benefícios. Por meio dela, é possível alcançar uma ampla quantidade de pessoas que possam se interessar pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Também consiste em uma ferramenta para manter uma boa comunicação com consumidores e aumentar a interação com eles. O fortalecimento da sua marca, a possibilidade de analisar dados valiosos e o aumento das vendas são outras vantagens desse tipo de mídia.

Contudo, conquistar todos esses privilégios exige um pouco de dedicação. Sendo assim, este artigo fornecerá a você dicas sobre as melhores redes sociais para empresas. Além de apresentar estratégias para obter bons resultados nelas. Confira!

Quais são as melhores redes sociais para empresa?

Cada rede social geralmente é voltada para um tipo de público específico e oferece diferentes conveniências. Então, continue lendo e descubra abaixo quais as vantagens que as principais plataformas oferecem para seu negócio.

Facebook

O Facebook possui um público diverso que abrange desde adolescentes até idosos. No entanto, a maior parte dos usuários está concentrada nas faixas etárias de 18 a 34 anos. Nessa rede social você consegue segmentar o público-alvo, ganhar mais presença online e pode se comunicar diretamente com seus clientes.

Para utilizar o Facebook da melhor forma para beneficiar sua empresa, crie uma página comercial, compartilhe conteúdo relevante e interessante para sua audiência. Também é importante interagir com os usuários através de comentários e mensagens. A publicidade paga e anúncios do Facebook Ads são recursos que garantem ótimos resultados.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social que serve para os usuários postarem diversos materiais  visuais. O público é composto principalmente por mulheres com idade entre 18 e 49 anos. Portanto, trata-se de um ótimo lugar para promover produtos e serviços visualmente atraentes, como roupas, alimentos, artigos para casa, decoração etc.

A plataforma ainda conta com recursos que ajudam as empresas a conquistar uma quantidade maior de consumidores, como a publicidade paga, otimização de mecanismos de pesquisa e a criação de painéis colaborativos. Outra estratégia que você pode utilizar é acrescentar botões de compartilhamento com outras mídias sociais.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma profissional formada na maior parte por empresas, recrutadores, empreendedores, universitários e trabalhadores em busca de emprego. Essa rede social permite que você ofereça vagas de emprego, encontre os melhores colaboradores para seu negócio e contate-os diretamente.

Além disso, é um local para promover produtos e serviços especialmente para empresas B2B. O LinkedIn oferece a possibilidade de conectar você com líderes, especialistas e fornecedores para formar parcerias e expandir suas atividades. Também é possível fortalecer sua marca, compartilhar conteúdo relevante e participar de grupos do seu setor.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que pessoas de todas as idades acessam pelo celular. Essa rede social tem uma versão chamada WhatsApp Business que faz a comunicação direta entre empresas e clientes. Ele permite enviar mensagens personalizadas com base nas preferências e histórico de compras dos consumidores.

Graças a essa ferramenta, é possível tirar dúvidas, atender solicitações e aumentar a satisfação do cliente sem gastar muito dinheiro. Dessa maneira, ainda existe a oportunidade de promover produtos e serviços da sua marca. Além do mais, oferece a conveniência de gerar respostas automáticas e etiquetas para organizar as conversas.

Instagram

No Instagram o público é constituído por pessoas na faixa etária dos 18 a 34 anos, que vivem em áreas urbanas, têm alta renda e gostam de artigos de marca. Essa rede social é indicada principalmente para fortalecer a presença de uma empresa no meio digital. Os usuários tendem a ser muito engajados e constroem relacionamentos mais fortes.

Ela ainda oferece várias opções de publicidade, incluindo anúncios em formato de foto, vídeo, stories e carrossel. É importante criar uma conta empresarial com uma descrição completa e uma imagem de perfil profissional. Além disso, não pode faltar conteúdo de qualidade que envolva os seguidores, usando hashtags e chamadas interativas.

TikTok

No TikTok, a maioria dos usuários é predominantemente jovem, com idades entre 16 e 30 anos. Na plataforma as empresas contam com um espaço para postar material divertido que aumenta o engajamento e a visibilidade da marca. Além disso, há várias opções de publicidade, como anúncios nativos, de marca e de vídeo.

Também existe a possibilidade de desenvolver publicações com diferentes formatos como tutoriais, dicas, histórias e vídeos. Parcerias com influenciadores que promovam seus produtos ou serviços é outro recurso. Nessa rede social você consegue monitorar métricas e analisar o desempenho das estratégias de marketing conforme for necessário.

Youtube

O YouTube possui um público bastante variado, que engloba desde crianças até adultos de diferentes faixas etárias, interesses e lugares. No entanto, geralmente quem acessa esse portal busca diversão para se distrair, aprender algo e acompanhar influenciadores. Portanto, ela é adequada para empresas construírem engajamento com seus clientes.

Fortalecer a marca, gerar leads e conversões são demais benefícios. Para usar o YouTube de forma eficiente, é necessário definir objetivos para estar nessa rede social. Outras estratégias que ajudam a ter sucesso nesse meio é montar um canal, produzir conteúdo envolvente, inserir títulos, descrições, tags adequadas e avaliar os resultados.

Twitter

O perfil dos usuários do Twitter é bem vasto, inclui pessoas de todas as idades, gêneros e interesses. Por esse motivo, uma das principais vantagens que ele possui para empresas é a capacidade de alcançar um público amplo e variado. Além disso, existem diferentes opções de publicidade que permitem atingir uma clientela com maior eficácia.

O Twitter possibilita que sua companhia forneça suporte ao cliente em tempo real, monitore a reputação e se envolva com influenciadores do setor. Para usar essa rede social como uma ferramenta de marketing é preciso criar uma presença forte, compartilhando conteúdo de qualidade e engajando-se com os seguidores.

Google Meu Negócio

O perfil do público do Google Meu Negócio costuma ser bastante diversificado. É composto por consumidores em busca de produtos ou serviços locais, turistas em busca de informações sobre uma região e empresários interessados em melhorar a presença online. Trata-se de uma ferramenta gratuita para empresas gerenciarem seus dados no Google.

Nessa rede social, você pode colocar o endereço, horário de funcionamento, número de telefone e website do seu negócio. Gerenciar e responder às avaliações de clientes para construir uma reputação positiva são outros benefícios. Além disso, você descobre a quantidade de visualizações e cliques, além de dados demográficos dos visitantes.

Dicas de como usar as redes sociais para empresa

O que fazer para seu negócio conseguir atingir um bom posicionamento nas redes sociais? Continue lendo e veja 5 estratégias que ajudam sua empresa a ganhar presença nessas plataformas.

Saiba quem é o seu público alvo

Público-alvo é um termo utilizado em marketing para descrever o grupo de pessoas que têm maior probabilidade de se interessar e comprar um determinado produto ou serviço. Esses clientes em potencial costumam apresentar características parecidas como idade, região onde moram, gostos, profissões e outras.

Então, uma vez que você descubra qual é o tipo do público-alvo da sua empresa pode encontrar a rede social mais adequada para atingir os objetivos do seu negócio. Em outras palavras, é importante obter informações sobre o perfil dos consumidores para desenvolver estratégias de marketing para alcançá-los de forma mais eficiente.

Faça pesquisa de mercado

Para descobrir o público-alvo do seu negócio é necessário realizar uma análise de mercado. Nesse sentido, alguns passos que você pode seguir consistem em analisar os produtos ou serviços da sua empresa. Comece avaliando o que eles fazem, quais são os principais benefícios que oferecem e qual é o problema resolvem.

A partir daí, monte pesquisas que inclusive podem ser feitas pelas redes sociais, por meio de entrevistas individuais ou em grupos. Analise a maior quantidade de dados possível a respeito do cliente como faixa etária, gênero, localização, renda, escolaridade, padrões de comportamento de consumo etc.

Verifique a qualidade dos seus conteúdos

Para postar conteúdo relevante nas redes sociais é importante apresentar conhecimento aprofundado sobre o assunto, ser claro e objetivo. Fora isso, dependendo do tipo das postagens o equipamento faz diferença na qualidade. Por exemplo, para montar um vídeo perfeito é bom ter um PC capaz de rodar software de edição de vídeo com tranquilidade.

Caso sua empresa não possua um desses aparelhos, confira listas como Os 10 Melhores Notebooks para Photoshop. No entanto, se você pretende publicar matérias escritas, você precisa ter um dispositivo com um processador eficiente e boa memória RAM. Nesse sentido, para encontrar ótimas opções confira listas como Os 11 Melhores Notebooks para Edição de Vídeo.

Preste atenção nas tendências

Fazer publicações com temas que são tendência nas redes sociais serve para atrair novos visitantes a conta da sua empresa. Existem várias maneiras de encontrar assuntos que estão na moda e uma delas é ver as seções nas páginas iniciais de plataforma como o Twitter e o Instagram as hashtags e os tópicos mais populares do momento. Ficar de olho nas datas sazonais também é uma boa opção para impulsionar o seu negócio.

Além disso, existem várias ferramentas de monitoramento como o Hootsuite e o BuzzSumo, que permitem ver o que está sendo discutido nas mídias sociais. Verifique também as publicações de outras empresas líderes no seu segmento. Participe de grupos e pesquise no Google Trends são outras formas de achar temas populares.

Elabore suas metas e objetivos

Você só saberá se sua empresa está indo bem nas redes sociais se estabelecer um propósito para atingir. Portanto, procure entender quais são seus objetivos de negócios, pergunte-se o que você deseja obter com o uso dessas plataformas. Por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, aumentar as vendas etc.

A partir daí, considerando as necessidades e desejos do seu público-alvo, formule metas para redes sociais. Não se esqueça de acompanhar os resultados no médio e longo prazo, confira se houve crescimento no número de seguidores e vendas, por exemplo. Caso seja necessário ajuste seu plano de ação, realizando mais postagens entre outras táticas.

Vantagens de utilizar as redes sociais para empresa

O que uma empresa ganha aumentando sua presença nas redes sociais? Continue lendo e veja quais são os 4 principais motivos para empreendedores investirem nessas plataformas.

Mais oportunidades para apresentar a marca

As redes sociais costumam aumentar significativamente a visibilidade de um negócio. Elas são poderosas ferramentas que conectam empresas com seus clientes.  Por meio delas, as organizações conseguem transmitir informações relevantes relacionadas à marca que depois são compartilhadas.

Também tem a opção de usar recursos como anúncios pagos para direcionar o público certo para suas páginas. De forma geral, elas servem para aumentar a visibilidade online de uma companhia, ajudar a conquistar novos públicos e construir uma comunidade de seguidores engajados.

Potencializar o posicionamento orgânico

Apesar das redes sociais não terem impacto direto no posicionamento orgânico de um site, influenciam de modo indireto nesse aspecto. De fato, quando uma empresa promove conteúdo de qualidade e obtém compartilhamentos, curtidas e comentários, muitas vezes gera um tráfego maior para o seu portal corporativo.

Além do mais, as redes sociais ajudam a construir a autoridade do site corporativo, o que leva ao surgimento de mais links e menções de outras páginas web. Isso, com certeza melhora o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca como Google e Bing. Então, mesmo que essas plataformas não estejam nas práticas de SEO, elas interferem.

Análises mais precisas sobre a campanha

As redes sociais oferecem uma grande quantidade de dados que podem ser coletados e analisados para medir o sucesso de uma campanha. Com elas, é possível medir o envolvimento do público com qualquer ação de marketing, observando o número de curtidas, comentários e compartilhamentos de postagens.

Outro recurso corresponde a identificar o alcance e saber quantas pessoas viram as postagens. Esse público ainda informa se uma publicação é positiva, negativa ou neutra. Também há possibilidade de rastrear o número de pessoas que clicaram nos anúncios e compraram produtos ou serviços.

Aproxima a marca do seu público

As redes sociais são uma ferramenta incrível para aproximar uma marca do seu público. Por meio delas, uma corporação pode se comunicar diretamente com seus clientes, interagir com eles em tempo real e compartilhar conteúdo que gera engajamento. Assim, oferecem a oportunidade de construir relacionamentos mais fortes com o público-alvo.

Você pode utilizá-las para responder a perguntas, fornecer suporte ao cliente, promover produtos ou serviços e criar uma sensação de comunidade em torno da marca. No entanto, é importante ressaltar que a eficácia das redes sociais em aproximar uma empresa dos seus consumidores depende da estratégia de marketing adotada.

Saiba mais sobre as redes sociais para sua empresa e divulgue sua empresa!

Existem ótimas redes sociais que podem proporcionar diferentes benefícios a sua empresa. Com a ajuda delas você consegue tornar seu negócio um sucesso, utilizando poucos recursos. No entanto, para chegar a esse objetivo, basicamente, tudo o que é necessário se resume a descobrir seu público-alvo e identificar suas metas.

A partir daí, há a possibilidade de desenvolver várias estratégias de marketing digital e alcançar os melhores efeitos. Aliás, não esqueça que a capacidade de medir resultados é outro privilégio disponibilizado por essas plataformas. Desse modo, no médio e longo prazo você verá como vale a pena sua empresa ter essa presença online.