Que o frete é um dos componentes mais importantes de um e-commerce, isso todo lojista já sabe. Uma recente pesquisa feita em 2022 pela CX Trends sobre a experiência do consumidor com varejo online apontou que o motivo que mais faz os clientes desistirem da compra é o valor muito alto do frete. Por isso, um frete competitivo pode, sim, salvar as suas vendas!
O que você verá no artigo:
Impacto do frete nas vendas
Em pesquisa da State of Shipping Report 2021, lojistas responderam quais as opções de frete mais selecionadas pelos seus clientes: 49% escolhe o frete mais barato, 40% o frete grátis e 11% o frete mais rápido. A partir destes dados, percebe-se o impacto da opção de escolha do frete na decisão de compra do seu cliente e a importância de oferecer diferentes modalidades de envios. Afinal, alguns clientes não se importam de receber o produto alguns dias depois, pagando o menor valor, enquanto alguns estão dispostos a pagar mais por uma entrega expressa. Outros ainda preferem a opção de frete grátis, onde não precisam desembolsar nenhum valor além do produto, independente do prazo de entrega.
Mas e como o frete se tornou vilão?
A monopolização do mercado logístico, as poucas opções de soluções em envios e o alto valor são empecilhos que vilanizaram o frete. Esses fatores também prejudicaram o crescimento do comércio eletrônico, pois as lojas proprietárias e seus lojistas não se sentem encorajados a investir em suas lojas próprias no ramo digital. Porém, esse problema não afeta os grandes marketplaces.
Existem outros fatores que também colocaram o frete na posição de vilão do e-commerce – e do cliente também. São eles:
Dimensão territorial
Por ser um país de vasta dimensão territorial (mais precisamente, o maior da América Latina e o 5° maior no mundo), o preço do frete no Brasil acaba tornando-se bem caro para determinadas regiões, variando de acordo com o local de origem do envio.
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Dependência de uma única solução
Por muito tempo, os lojistas foram dependentes de uma única solução de fretes, sem poder flexibilizar preços e prazos de entrega. Os pequenos e-commerces não possuem volume o suficiente para conseguir contrato com transportadoras privadas e se sentem presos às soluções tradicionais. Entretanto, os e-commerces maiores, que conseguem contratos com transportadoras devido ao crescimento no volume de seus pacotes, também ficam presos a essa única solução e não oferecem opção de escolha para seus clientes (mencionado anteriormente como fator decisivo na escolha para o cliente comprar ou não).
Gestão de envios ineficiente
A gestão de envios costuma ser um processo complicado e manual, o que dificulta a rotina do lojista e o deixa suscetível a erros e sobrecarga. O tempo investido nessa administração mecânica e manual é valioso para o empreendedor, pois poderia ser aplicado em outros aspectos do negócio que aceleram o seu crescimento.
Impacto ambiental
A logística tradicional faz com que as modalidades de entrega não tenham soluções que pensem no impacto ao meio ambiente. As cidades também não estavam preparadas para o crescimento do e-commerce, que foi alavancado pelos acontecimentos dos últimos anos. Por isso, pensar no ecossistema como um todo (urbano e natural) demanda uma atenção especial.
Será que o frete é vilão do seu e-commerce?
Talvez você nem imagine que o frete atualmente seja um vilão do seu negócio. Para isso, vamos ver as seguintes situações:
- Taxa de abandono acima de 60%;
- Investimento alto em marketing, mas sem retorno em vendas;
- Dependência de fazer promoções para vender mais;
- Utilização de somente uma forma de envio.
Identificou algum desses problemas? É muito provável que o frete tenha influência, seja direta ou indireta. Entretanto, o parceiro logístico ideal pode oferecer soluções inovadoras que facilitem o frete, para que você deixe de perder vendas por causa dele.
Transforme o frete de vilão para herói do seu e-commerce!
O parceiro logístico certo pode ajudar a reverter o cenário de vilão para herói do seu negócio. O ideal é escolher uma plataforma que tenha, em um só lugar, a possibilidade de calcular o frete mais barato para o seu cliente, pensando em prazo, transportadora e economia.
Para isso, existe a Kangu, a plataforma de envios que utiliza a tecnologia para impulsionar os seus fretes e que tem, em um só lugar, diversas opções de fretes mais baratos para o seu cliente e integração com plataformas de e-commerce. E mais:
- Fácil acesso a cotações simultâneas e até 75% mais econômicas;
- 10 opções de transportadoras;
- Melhores preços que aumentam a competitividade;
- Gestão automatizada e integrada com plataformas de e-commerce e ERPs;
Além de todas essas vantagens, depois de todo o processo de escolha da transportadora, você leva seus pacotes até um Ponto Kangu, que são estabelecimentos comerciais, e agiliza a postagem e o despacho de encomendas que vão chegar até o seu cliente. Por serem comércios de bairro, há um impulsionamento da economia socioeconômica e um desenvolvimento desses pontos, que funcionam como hubs logísticos.
Com a Kangu, você diversifica suas opções de frete, gerando autonomia, flexibilidade e um melhor poder de decisão para o seu cliente. Além disso, por ter fretes mais atrativos, você reduz a taxa de carrinhos abandonados e expande suas vendas para diversas regiões do Brasil.
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Esse guest post foi escrito por Kangu, plataforma de envios parceira do Bling que ajuda lojistas a descomplicar seus envios, com cotações até 75% mais baratas e pontos de postagem.