O relatório WebShoppers 2016, organizado pela E-bit, aponta que o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões em 2015, o que representa um aumento de 15,3% na comparação com o ano anterior. Esse é um mercado que vem se tornando cada vez mais complexo, pois envolve mudanças de comportamento do consumidor, tendências de compras e, claro, adequações e inovação por parte dos lojistas.

Por isso, conversamos com Marcio Eugênio, sócio da D Loja Virtual, parceira do Bling, para apresentar suas percepções sobre o e-commerce brasileiro e dar algumas dicas para os empreendedores que desejam repaginar sua loja virtual ou se inserir nesse setor.

Sobre Marcio Eugênio

Formado em Administração de Empresas com especialização em Marketing Digital e Gestão de Vendas, além de um confesso apaixonado por comércio eletrônico, Marcio Eugênio atua no mercado de tecnologia desde 1997. Um dos sócios da D Loja Virtual, é responsável pela área comercial e pelo marketing da empresa, além de dividir o que sabe sobre e-commerce e orientar milhares de empreendedores por meio de seminários e palestras.

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Em entrevista para o Bling, Marcio mostra suas impressões sobre as tendências do e-commerce no Brasil. Confira a primeira parte desta entrevista:

Você realizou a Semana das Lojas Virtuais que Vendem. Como foi o retorno dos espectadores?

Marcio: Foi um sucesso! Tivemos mais de 70 mil pessoas participando ao longo dos sete dias de evento e foram mais de três mil comentários nos diversos canais em que atuamos. Foi incrível!

E quais as dúvidas mais frequentes de quem deseja se inserir no e-commerce?

Marcio: Temos diversos tipos de dúvidas, desde as mais básicas, como “preciso emitir Nota Fiscal para vendas na internet?” até as de como escolher fornecedor, qual plataforma mais adequada e como fazer marketing.

utilize-um-bom-erp-para-gerenciar-sua-loja-virtualQual o erro mais comum dos empreendedores virtuais?

Marcio: O erro mais comum é os empreendedores começarem a vender pela internet sem nenhum planejamento ou conhecimento prévio e acharem que o principal fator para realizar vendas é apenas escolher uma plataforma de loja virtual.

Quais os principais obstáculos no e-commerce?

Marcio: Os empresários precisam entender que para eles venderem através da internet precisarão investir em marketing e divulgação.

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Como você avalia o atual estágio do e-commerce brasileiro?

Marcio: Acredito que ainda estamos dando os primeiros passos e que há muito para melhorar e crescer, principalmente o pequeno empreendedor.

Parceria

E então, gostou das dicas do Marcio Eugênio? Em breve divulgaremos a segunda parte da entrevista. Enquanto isso, saiba que no site da D Loja Virtual você encontra materiais de estudo, agenda de cursos, palestras, vídeos e dicas da equipe sobre e-commerce, vendas, design e plataformas.

Conforme Marcio destacou, o ERP integrado à plataforma de loja virtual permite que o empreendedor economize tempo e reduza erros. Por isso, quem já é aluno da D Loja Virtual tem vantagem para integrar o Bling ao seu e-commerce. Basta utilizar o cupom #dloja no momento do cadastro para ganhar 2 meses grátis em qualquer plano do Bling, apontado pelo portal Exame como um dos aplicativos mais utilizados pelos empreendedores brasileiros.

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