Para que uma empresa apresente bons resultados, é importante que seu negócio tenha reconhecimento, ou seja, seus produtos ou serviços devem ter demanda consolidada e qualidade atestada.

No entanto, para que isso possa se manter durante um longo período de tempo, é necessário reduzir os gastos da empresa, o que é chamado de gestão de custos. Somente dessa maneira as atividades poderão ser sustentáveis do ponto de vista de resultados.

À vista disso, elaboramos um post sobre como reduzir os gastos da empresa. Confira!

Conheça todos os custos se quiser reduzi-los

Para que uma redução de custos possa ser feita em uma empresa, é necessário que os gestores tenham total conhecimento de como e onde são gastos os recursos dentro dela. Se a matéria-prima possui alto percentual de desperdício durante o processo de produção, já existe um ponto a ser reduzido.

Isso ocorre não somente na produção, mas também na parte administrativa, com a possibilidade de redução de gastos como água, energia elétrica e materiais de escritório. Como opção, nos banheiros podem ser instaladas torneiras com temporizador, o que ajuda a reduzir o consumo de água em mais de 60% ao mês, no caso de escritórios.

Instalar sensores para as lâmpadas também ajuda na redução, além da troca para lâmpadas frias, que consomem menos. Note que essas alterações não mudarão em nada a rotina dos funcionários, não gerando descontentamento por parte deles.

mantenha-bom-relacionamento-com-fornecedores-e-clientes

Mantenha bom relacionamento com fornecedores e clientes

Os fornecedores e os clientes são o combustível de qualquer empresa. Se você não tiver para quem vender, não adianta ter quem forneça seus insumos para produção. Portanto, mantenha ótimo relacionamento tanto com clientes como com fornecedores. Se precisar alterar seus prazos médios, por exemplo, esse bom relacionamento pode facilitar muito a sua vida em um momento de dificuldade.

A negociação de mais prazo com fornecedores para compras maiores, por exemplo, é muito comum por parte das empresas e ajuda na redução de custos. Além disso, podem ser fornecidos descontos aos clientes para pagamentos adiantados, melhorando o fluxo de caixa.

Reduza custos terceirizando tarefas

A terceirização pode ser uma alternativa, pois algumas tarefas que são realizadas pela sua empresa podem ser feitas por terceiros, dentro ou fora de sua estrutura fabril. Pensando em redução de custos, é uma opção, embora não agrade tanto assim os funcionários ativos.

utilize-a-tecnologia-para-a-gestao-de-custos

Utilize a tecnologia a seu favor

Um bom sistema de gestão online faz com que o controle financeiro, e consequentemente o de custos, possa ser colocado em prática com maior probabilidade de sucesso. Isso porque essas ferramentas permitem análises a todo instante, garantindo aos gestores uma forma de validarem seus planos iniciais.

Envolva seus funcionários na gestão de custos

De qualquer forma, não importa o caminho que você queira seguir para reduzir custos, para todos eles os seus funcionários terão que estar envolvidos porque eles são os principais consumidores de recursos.

Se eles não comprarem a ideia, ou seja, se não se sentirem estimulados, nada funcionará. Uma opção é criar premiações individuais para a economia, colocando em prática uma maneira objetiva de medir o desempenho de cada um deles. Isso, com certeza, fará com que a adesão dos funcionários seja garantida.

O processo de gestão de custos não é fácil e deve ser realizado de maneira constante por qualquer entidade. A tarefa de reduzir os gastos da empresa é uma decisão inicial dos gestores, mas precisa ter o auxílio dos funcionários para que o sucesso seja obtido e, de fato, os valores de custos sejam reduzidos com o passar do tempo.

A tecnologia da informação também possui papel importante, servindo como meio facilitador para a redução de custos. Um bom ERP em nuvem e online pode também reduzir custos com equipamentos e armazenagem de dados, além de trazer mais economia de tempo em processos e dados importantes para tomadas de decisão na gestão da empresa. Por isso, veja as vantagens de sua empresa aderir a um sistema de gestão online!

E na sua empresa, quais hábitos são adotados para reduzir despesas? Conte nos comentários.