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Como abrir um e-commerce de sucesso? Confira o passo a passo completo!

Empreendedor em seu local de trabalho, falando no telefone sorrindo ao ver o sucesso do seu e-commerce

Um e-commerce de sucesso não surge da noite para o dia. É preciso planejamento, foco, bons softwares e, principalmente, aprender com os erros e acertos. 

Portanto, separamos algumas orientações para que você, empreendedor, aprenda como ter um e-commerce de sucesso. Confira as nossas dicas!

Como criar um e-commerce de sucesso?

Antes de colocar sua loja virtual no ar, existem diversos detalhes que você precisa conferir, ajustar e organizar. Afinal, cada etapa da criação de um e-commerce é muito importante, e pode prevenir prejuízos e dor de cabeça lá na frente. 

A seguir, veja nossas dicas de como abrir um e-commerce e aumentar as chances de ter sucesso em sua jornada empreendedora. 

1. Faça um plano de negócio

As vendas não acontecem sozinhas. Por isso, apenas expor seus produtos em um marketplace e esperar pelos resultados não é o caminho mais eficiente. 

Criar uma loja virtual pode ser tão complexo quanto a abertura de uma loja física no que diz respeito ao planejamento da empresa. 

Afinal, seja qual for o ramo que você escolher, um planejamento é imprescindível para ter um e-commerce de sucesso.

Em outras palavras, o plano de negócios é o ponto de partida para qualquer empreendedor. Por isso, trace metas realistas e administre despesas e lucros com os pés no chão.

2. Defina o público-alvo

Você não pode montar um e-commerce sem saber para quem quer vender. Caso contrário, há grande chance de o negócio não dar certo. 

Por isso, uma das informações mais importantes do seu plano de negócios é o perfil dos clientes que você deseja atingir. Para chegar a essa resposta, você pode se perguntar:

Na sequência, analise essas características e organize estratégias eficientes para conquistá-los.

3. Elabore as políticas da sua empresa

Se você planeja ter um e-commerce de sucesso, precisa se preocupar com a segurança tanto da loja virtual, quanto dos seus clientes. E isso inclui desde a privacidade de dados até as políticas de troca e devolução de produtos.

Você precisa esclarecer aos seus clientes que os dados cadastrais deles estarão seguros, e que não há possibilidade de serem vendidos a terceiros, por exemplo. Para comunicar isso, elabore uma Política de Privacidade.

É importante ter um certificado SSL instalado para proteger a compra dos clientes. Além disso, informar o cliente em diferentes locais da loja que ele está num ambiente seguro.

Também vale a pena deixar claro quais são as condições de troca e devolução da sua loja. Lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 7 dias corridos para o arrependimento da compra. Então, garanta que o consumidor possa efetuar trocas e devoluções. 

Se preferir, você pode estender o prazo. Muitos lojistas oferecem até 30 dias corridos para isso. O tempo máximo é você quem define, mas lembre-se que o prazo mínimo existe e é uma lei. 

4. Escolha uma boa plataforma de e-commerce 

Atualmente, existem diversas plataformas de loja virtual no mercado brasileiro, voltadas para as mais variadas necessidades dos empresários. É preciso pesquisar!

As opções mais comuns são Open Source e SaaS

Se a sua loja vai ser pequena, com poucos custos e sem a necessidade de customização, o tipo mais recomendado é SaaS (Software as a Service). Esse formato opera como distribuição de software, ou seja, não precisa ser instalado diretamente em máquinas. Para utilizar, é preciso apenas estar conectado à internet.

Já para um e-commerce mais complexo, com necessidade de muitas integrações, a plataforma Open Source é a melhor opção. É um software de código gratuito e sem limitações, mas que exige bastante conhecimento de programação.

Veja o que mais atende suas necessidades e se encaixa no seu momento atual. 

5. Capriche no layout da sua loja virtual

Design arrojado enche os olhos, não é mesmo? No e-commerce também funciona assim. 

Por isso, elabore uma comunicação visual harmônica, capaz de conquistar os clientes de cara. 

Lembre-se que o design representa a marca e a sua empresa. Por isso, ele deve ser bem desenvolvido para transmitir facilidade, credibilidade e segurança

Além disso, é importante incluir algumas informações no layout do seu e-commerce, como: disponibilidade dos produtos, imagens de qualidade, descrição completa, materiais utilizados, medidas, peso e embalagens.

6. Escolha um design responsivo

Ter um site mobile é cada dia mais importante para o e-commerce.

Um site mobile é aquele que pode ser adaptado para os dispositivos móveis, conhecido também como layout ou design responsivo. 

Essa medida facilita e potencializa as vendas, pois permite que os clientes comprem tanto no desktop, quanto no smartphone ou tablet.

Por isso, ter um site responsivo não é um diferencial, mas um item fundamental para permitir vendas, independentemente do dispositivo. Além disso, o Google trabalha melhor o ranqueamento dos e-commerces desenvolvidos com layout responsivo.

7. Facilite a navegação do cliente 

O objetivo da navegação facilitada é que o cliente chegue até o checkout (tela de pagamento) da maneira mais rápida e fácil possível. 

Para isso, é importante ter uma busca eficiente, bem como filtros que auxiliem o cliente a encontrar o produto com as características que deseja.

Uma boa estratégia é contar com ferramentas de análise para entender como os clientes estão navegando em sua loja.

Dessa forma, você pode corrigir os problemas e dificuldades de navegação, melhorando as taxas de conversão.

8. Disponibilize várias opções de pagamento

Cartão de crédito? Débito? Boleto? Pix? Você precisa disponibilizar diferentes formas de pagamento se deseja ter um e-commerce de sucesso, aumentando as chances de converter vendas. 

Porém, lembre-se de que você deve avaliar se a estrutura da sua loja suporta vários meios de pagamento. 

Além disso, deve pensar na segurança do pagamento. Para oferecer a alternativa do cartão de crédito, por exemplo, é importante ter um sistema anti-fraudes instalado na plataforma para identificar possíveis fraudes.

9. Ofereça um checkout simples

Facilitar a conclusão de um pedido com um checkout eficiente permite que a taxa de conversão das vendas seja maior. Diferente do que acontece com lojas virtuais com checkouts demorados e com várias etapas.

Portanto, ofereça um processo de compra simples que demonstre em uma tela só todas as etapas (cadastro, entrega, pagamento e revisão).

10. Faça um cadastro de produtos completo

A página do produto deve ter o máximo de informações possíveis para convencer o cliente a comprar. Isso inclui um título claro, fotos com boa qualidade, as características e, se possível, um vídeo para demonstrar o produto de maneira mais fiel.

Lembre-se que a descrição do produto deve ter informações técnicas e sanar todas as dúvidas que o cliente possa ter.

11. Se preocupe com o controle de estoque e logística

Assim como em uma loja física, trabalhar com e-commerce engloba gerir estoque (separação do produto para envio, embalagem e entrega). 

Existem várias opções de empresas para atender às demandas, transportadoras terceirizadas ou Correios. Opte pela solução que consiga atender o tamanho da sua loja virtual, seu orçamento e o tipo de produto que comercializa.

Uma tendência no mercado brasileiro é a logística integrada. Os Correios, principal empresa utilizada por quem trabalha no e-commerce, já lançou o serviço CorreiosLog (e-fulfillment), que oferece preços mais acessíveis para empresários. 

Nesse programa, eles se responsabilizam por todos os processos de entrega, desde o armazenamento, passando pela separação e embalagem até o despacho e entrega. Interessante, não é? Se quiser saber mais sobre isso, confira aqui!

12. Use o marketing digital a seu favor

Sua loja precisa ser conhecida, isso é fato. Para isso, nada melhor do que explorar o ambiente no qual ela está inserida: a internet. 

Desenvolva um planejamento de marketing com ações focadas em chamar a atenção dos internautas que desejam comprar o que você oferece.

Leia também: Como elaborar um plano de marketing eficiente para PMEs

Se você ainda não possui orçamento para contratar uma agência para assumir essa tarefa, pode procurar leituras em blogs e livros ou até mesmo cursos online para ter uma base de como desenvolver o marketing digital. 

Além disso, vale a pena pesquisar ferramentas que ajudem nisso. Existem várias que auxiliam o uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), tópico essencial para que seu e-commerce seja notado.

O SMO (Social media optimization) também é um caminho válido. Muito válido, aliás. Baseado nas mídias sociais, permite que você crie vínculos com os usuários, assim pode interagir e ficar mais próximo do consumidor.

13. Preste um bom atendimento ao cliente

O atendimento é um dos contatos mais pessoais que você estabelece com seu cliente. 

Nesse sentido, é preciso manter uma abordagem de qualidade para sanar dúvidas, ouvir reclamações, armazenar sugestões e resolver problemas. Faça um bom atendimento e as chances de fidelizar clientes com certeza serão maiores.

Leia também: dicas valiosas para fidelizar clientes e crescer

Se possível, invista no atendimento on-line, que facilita o processo de compra e ainda passa mais credibilidade ao cliente, no sentido de mostrar que há uma equipe por trás do negócio disponível para atendê-lo.

Dica extra: conte com um software de gestão!

Um sistema de gestão online (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente. O software facilita a troca de informações entre os setores, permitindo que o estoque, o financeiro e a logística, por exemplo, sejam administrados em um só sistema, evitando divergência de dados e possíveis erros operacionais. 

Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso. 
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