A alma de um negócio são os clientes, você concorda? Mas se a empresa apresenta problemas com perda de consumidores e dificuldades para fechar vendas, pode mostrar que algo não está andando como deveria.

Se o seu negócio vem sofrendo com a perda de clientes ou mesmo quer prevenir esse tipo de situação, é essencial conhecer os motivos que levam um cliente a desistir de fechar a venda e isso não é algo incomum de ocorrer.

Muitos lojistas têm dificuldades para que o cliente finalize a compra, mesmo que ele clique no anúncio, vá até a loja, mostra interesse… e ainda assim a compra não é finalizada. 

E já adiantamos que dificuldades no processo de compra pode ser um destes motivos, então pensar em como melhorar a experiência de compra da sua loja é fator indispensável para o sucesso.

Por isso, investir em ações para melhorar a experiência de compra, facilitando este processo para o consumidor é essencial, pois pesquisas apontam que 86% dos consumidores mostram-se dispostos a pagar mais por uma ótima experiência de compra.
Se você busca facilitar o processo de compra da sua loja, recomendamos que leia este post, pois ele será bastante útil para aprimorar a experiência do seu cliente evitando o tão temido abandono de carrinho.

Como o abandono de carrinho acontece?

Após selecionar um produto, o e-commerce como um todo passa por um processo de aquisição de dados do cliente, buscando fechar o pedido – e essas informações incluem:

  • Dados de cadastro;
  • Pagamento;
  • Endereço.

Todos necessários para faturar a encomenda e prepará-la para o envio. Mas é justamente nesse momento da compra que podem surgir problemas, situações que vão dificultando o progresso do cliente até a página de finalização de compra e que culminam no carrinho abandonado.

A boa notícia é que muitos desses problemas podem ser facilmente evitados e resolvidos com ajustes efetivos e simples, acabando de vez com o abandono de carrinho.

E é necessário analisar alguns pontos chave, quando tais situações acontecem – veja abaixo quais são eles.

Razões que podem impedir o fechamento de uma compra

Os motivos para esse problemas são muitos, porém, alguns costumam aparecer de forma mais frequente, como:

  • Dificuldades para efetuar o cadastro;
  • Falha no carregamento das páginas;
  • Surpresas desagradáveis com o valor do frete;
  • Soluções logísticas caras e/ou demoradas;
  • Poucas opções de métodos de pagamento;
  • Checkout pouco intuitivo. 

Vamos analisar algumas dessas questões para que você perceba o quanto elas pesam na decisão de compra.

Análise do site – atenção para a usabilidade da sua página 

Essa é uma questão do site que diz respeito à experiência do usuário durante a navegação em uma página.

Para ter destaque e ser referência, todos os elementos do site precisam se relacionar de forma coerente. A usabilidade entra aqui como consiste facilitadora na realização de ações dentro da sua página através de diversos aspectos. 

Ou seja, quando a usabilidade é boa, seu cliente consegue encontrar o que deseja sem dificuldades aproveitando seu conteúdo de forma mais simples e com comodidade.

Alguns aspectos influenciam de forma determinante na usabilidade do seu site:

  • Acessibilidade: páginas com acessibilidade facilitam que pessoas deficientes aproveitem os seus conteúdos, sem precisar de grandes esforços para isso;
  • Padronização: ter um layout padronizado em seu site influencia diretamente na facilidade do usuário em realizar ações;
  • Velocidade de navegação: se sua página leva muito tempo para carregar, é muito provável que seu cliente a feche. Então insista nisso, pois ter um site com alta velocidade além de evitar que seu cliente deixe a página, ainda amplia suas chances de atingir uma posição superior nos buscadores.
  • Navegabilidade: a navegabilidade tem relação direta com a facilidade do usuário em encontrar as informações requeridas no seu site, sendo este um dos principais aspectos que interferem na usabilidade.

Faça uma curadoria da sua árvore de categorias

A árvore de categorias é a estrutura responsável pela distribuição e organização das informações no menu de sua loja virtual, na qual todos os itens da loja estarão catalogados e separados em categorias e subcategorias que ficam disponíveis no menu do site.

Ela que faz a separação dos diversos itens em categorias e subcategorias mais específicas, para assemelhar-se aos galhos de uma árvore, aí tudo que o cliente faz é procurar a categoria que enquadra o produto que está em busca para ser direcionado à página com todos os produtos que compõem essa linha.

Aqui a dica é: ao fazer a divisão dos itens em categorias, faça-o de forma a evitar que isso seja confuso para o consumidor.

Pois se a árvore de categorias é uma ferramenta para o usuário encontrar com facilidade o que busca e ilógico que ele fique perdido com as divisões apresentadas.

Ofereça informações completas sobre os produtos

Sua loja precisa ser atraente, de forma que o comprador encontre o que procura sem dificuldades, bem como a comunicação da sua marca com o cliente precisa ser impecável.

Então, colocar as informações dos produtos de forma clara, com boas imagens e uma descrição detalhada dos itens à venda causam um impacto positivo para seu cliente, evitando ampliar a taxa de rejeição do seu site.

O cliente precisa ter acesso a informações completas sobre o produto que deseja adquirir para comprar com a mesma segurança que teria no varejo físico, pois 82,1% dos consumidores afirmam que o conteúdo disponível sobre o produto influencia na decisão de compra.

Ao fornecer o máximo de dados possível sobre um produto as chances de haver transtornos com reclamações e devoluções é minimizada, além de melhorar seu ranqueamento no Google e outros mecanismos de busca. 

Formas de pagamento restritas ou pouco atrativas

O consumidor digital busca facilidade e poder de escolha – então ter diversas formas de pagamento disponíveis em sua loja é essencial.

Isso é um fato! Cerca de 70% dos brasileiros afirmaram já ter abandonado o carrinho por não ter a forma de pagamento que desejam.

Para facilitar a compra e não perder vendas, busque oferecer diversos métodos de pagamento para agradar o possível comprador:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Pagamento com carteiras digitais
  • Pagamento em lotérica;
  • Cartão de débito;
  • QR Code;
  • Pix.

Vale os boletos parcelados, que já são uma realidade já em certas plataformas. Ter o básico é o mínimo que deve ser oferecido, mas para uma experiência diferenciada você precisa ir além.

Para clientes que já têm cadastro prévio na sua loja, ofereça a possibilidade de pagamento com um clique, para o comprador preencher apenas suas informações de login e ter acesso automático aos métodos de pagamento com as informações devidamente carregadas, agilizando o processo de compra e evitando longos formulários de cadastro.

Avalie seu atendimento ao cliente, antes, durante e depois da venda 

Procure disponibilizar um atendimento eficaz para que o consumidor deixe suas queixas, sugestões e reclamações.

Dispor de time de customer success ajuda muito nesse processo – já que essa equipe estará dedicada 100% aos clientes, compreendendo, ouvindo e resolvendo suas necessidades, vontades e antecipando informações que evitem problemas na jornada do consumidor.

Invista em um atendimento de excelência – desde o primeiro contato com o site, até o pós-venda.

Verifique o checkout da sua loja

Atrair visitantes para a compra de um produto é desafiador e  mantê-los interessados ​​durante a condução à página de checkout, é um desafio ainda maior.

Navegação complexa, com muitos passos para execução de uma ação na página, pode atrapalhar, então é importante verificar por si mesmo, se a usabilidade do seu site agiliza o processo da compra com facilidade e fluidez. 

Se o seu checkout não for amigável e otimizado, as chances de abandonos de carrinhos aumentam, portanto, também é essencial avaliar a responsividade do seu site para smartphones.

Checkouts complexos, que exigem muitas informações, com etapas longas até finalização da compra tendem a espantar compradores, por isso opte por plataformas e gateways de pagamentos simples e amigáveis.

Preste atenção nas formas de envio, prazo de entrega e valor do frete de seus produtos

Quem compra on-line deseja rapidez na entrega – portanto, é fundamental que seus prazos sejam claros em todo o percurso e não só no fechamento da venda. 

Se o produto tem produção mais demorada, informe o consumidor dessa informação. O mesmo deve ser feito se o seu produto está esgotado, e informe os prazos de entregas com olhar realista.

Seu prazo de entrega tem que ser coerente e sincero, bem como o valor do frete, pois ambos os fatores são situações que levam ao abandono de carrinho, já que o cliente chega até o fechamento da venda, e se depara com um valor alto de entrega é desistência certa. 

Busque ter várias opções de soluções logísticas, para que seu cliente escolha a mais conveniente e barata para ele.

Dicas BÔNUS para sua loja virtual!

Essas dicas finais são importantíssimas para aumentar suas vendas, que aliadas as dicas dos tópicos acima vão revolucionar seu negócio!

Invista em anúncios patrocinados

Anúncios patrocinados são uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais do mercado, mas mesmo sendo uma estratégia tão popular, muitos empreendedores ainda têm receio dela.

Esse tipo de anúncio ajuda as empresas a serem encontradas pelos clientes nos mecanismos de busca, além de outras vantagens, que você verá abaixo.

Maior visibilidade para sua empresa

Os links patrocinados proporcionam mais visibilidade on-line à sua empresa, já que além do Google, você vai marcar presença em milhares de sites e blogs com temas relacionados ao seu negócio, ajudando ainda na sua estratégia de branding, tornando sua marca conhecida e forte no mercado.

Mais flexibilidade para as campanhas

Mesmo planejando com cuidado os anúncios e a execução da estratégia sempre haverá a necessidade de ajustes que aumentem a eficiência das campanhas promocionais. E com os links patrocinados é possível ajustar a campanha sempre que necessário, sem prejudicar os resultados, alterando o texto dos anúncios, palavras-chave, orçamento… tudo que garanta mais flexibilidade para sua estratégia.

Resultados mais rápidos

O SEO, estratégia de otimização de sites, é muito útil para colocar sua página nas buscas do Google que gera resultados, mas a médio e longo prazo, ao passo que com anúncios patrocinados, logo após a criação destes, sua empresa já começa a aparecer nos resultados de busca, levando os usuários do Google acessem o seu site.

Amplas opções de segmentação

Anúncios patrocinados oferecem várias opções de segmentação disponíveis no momento da criação do anúncio, o que permite definir as palavras-chave do seu anúncio, as regiões nas quais ele será visualizado, horários e até tipos de navegadores utilizados pelo cliente, o que permite que você alcance o público certo aumentando a eficiência da sua estratégia.

Mensuração de resultados da sua estratégia

Um anúncio patrocinado permite a você acesso a várias informações sobre a performance de suas campanhas para acompanhar de perto os resultados alcançados e acesso a diversos indicadores de desempenho que ajudam a saber quais anúncios estão gerando bons resultados e  aqueles que precisam de ajustes, o que garante um melhor retorno sobre o investimento colocados nos anúncios.

Considere o funil de conversão e planeje ações de marketing

O funil de conversão é o mapeamento das etapas pelas quais o cliente passa, desde sua primeira visita ao site, até a aquisição do seu produto ou serviço. Esse nome é atribuído justamente porque o lead é convertido de uma fase até a outra através das ações de marketing, que em certos casos incluem as vendas também.

As fases do funil geralmente são divididas em 5 etapas: atração, captura, nutrição, conversão e venda. Cada fase representa uma categoria diferente que a pessoa vai se encaixar naquele momento.

Considerando essas fases fica mais fácil compreender o estágio em que cada cliente está e torna as ações de marketing mais bem direcionadas e assertivas, ajudando com que haja mais clientes no fundo do funil, em que eles estão mais próximos de fechar uma compra.

Facilidade é o diferencial que pode estar faltando!

Como você percebeu, é muito importante investir em estratégias que deem aos consumidores uma boa experiência de compra para que ele não abandone o carrinho sem fechar a venda. 

Para o cliente, nada melhor do que um site de navegação fácil, com informações completas dos produtos, chat para tirar dúvidas e um checkout simples, rápido e seguro.

Já o contrário dessa situação pode ser fatal, então busque soluções que tornem a compra prazerosa para o consumidor impaciente evitando que ele desista e busque seu concorrente.