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Figital: O que é e como integrar o físico com digital

Mulher olhando para a câmera e gesticulando como se estivesse confusa, sem saber o que é figital

Estamos vivendo novos tempos para venda, para compra, para gestão dos negócios. Integrar os ambientes físico e digital de um negócio é importante para possibilitar o trabalho fluido e também dar opção ao cliente de comprar no canal que ele desejar. Figital é o termo para denominar essas operações híbridas, unindo os aspectos digitais e o ambiente físico do negócio, neste artigo vamos abordar o que é figital e quais os aspectos importantes para integração dos negócios do nosso tempo. 

O que é fidigital?

É inevitável pensarmos que a forma como nos relacionamos com o consumo mudou. A ascensão do e-commerce já é uma prova disso, mas as possibilidades de se beneficiar com a compra em um meio e interagir com o outro canal é uma comodidade para o consumidor. Exemplos disso são as possibilidades de comprar no e-commerce e retirar na loja ou comprar na loja, que envolve visualizar e provar o produto, e aguardar a entrega em casa. Isso já vinha sendo falado no conceito de Omnichannel, que indica um consumidor que deseja comprar por canais físicos ou online, dependendo da possibilidade e ocasião. A partir disso, passou a se falar em integração entre o físico e o digital, que já se transformou em figital: um ambiente misto, originado do termo Phygital. 

Por que começamos a falar de figital?

O comportamento do consumidor, que já vinha se transformando nos últimos anos. As compras online passaram a atingir cada vez mais o público, e com a pandemia e a restrição ao contato social, muitas lojas física migragram para o e-commerce, outras passaram a vender através de marketplaces, e parcela delas também apostou no formato híbrido, ampliando sua superfície de alcance e se adaptando ao novo Figital. 

O que uma estratégia omnichannel tem a ver com figital?

O grande objetivo do comércio, seja físico ou online é certamente atingir o consumidor. E omnichannel é um termo utilizado com foco no comportamento do consumidor, que deseja comprar e ser impactado de diferentes formas, realizando compras da forma que desejar, online ou no comércio físico. Por isso, manter uma estratégia com foco omnichannel é ideal para um negócio figital, visando atingir o público nas mais diferentes frentes possíveis. 

O consumidor omnichannel busca agilidade, atendimento personalizado e boa experiência na jornada de compra, e o figital se encaixa no dinamismo desta nova operação. 

No que investir para ser fidigital?

Em um ambiente misto e adaptável, a empresa deve dispor de ferramentas que facilitem o seu trabalho e integrem o seu negócio, desde o PDV, através do sistema de gestão que mantém um frente de caixa unificado, até chats de atendimento, que proporcionam eficiência no relacionamento com o cliente.

Autoatendimento: Um totem de autoatendimento é uma estratégia para tornar o negócio (seja uma padaria ou uma loja) figital. O aparelho garante praticidade na jornada de compram, sem precisar ter contato com outras pessoas e evitando filas para escolher os produtos que deseja. 

Sistema de gestão ERP: Quando se pensa em operações híbridas, é importante incluir na estratégia o uso de um sistema de gestão ERP para unificar a gestão, desde o PDV online até o estoque e a logística de entrega. Além de facilitar o trabalho, também é possível emitir notas fiscais, imprimir etiquetas e ter um PDV integrado entre as operações. 

Chatbot: Como uma estratégia de atendimento imediato, um chatbot é importante para facilitar o atendimento objetivo e filtrar a demanda do cliente para o melhor setor de resolução. 

QR Code: Quanto mais experiências novas a sua marca oferecer, mais os consumidores se interessam pelo o seu negócio. Experimente incluir na sua estratégia o recurso de QR Code. Engaje o seu público do físico com ações digitais e aumente as suas vendas.
Dica: conheça a ferramenta Gerador de QR Code e transforme a experiência dos seus clientes em segundos!

Qual é o resultado da mistura físico e digital no varejo: conheça as vantagens

É preciso estar atualizado e acompanhar as evoluções do nosso tempo para que os negócios continuem em crescimento. As maiores vantagens em adotar uma estratégia figital para uma empresa é o reconhecimento do cliente, que passa a entender o seu negócio com valor agregado, tendo como consequência a fidelização, já que a jornada de compra atinge todos os públicos. E além disso, também traz o conceito de escalabilidade para o negócio, já que ele passa a operar em mais do que um mercado, garantindo mais acesso ao consumo e lucros. 

O Bling! é parceiro do empreendedor e ajuda na sua estratégia figital!

Não há como criar uma estratégia figital sem pensar em tecnologia como ferramenta de trabalho. O Bling é seu parceiro para integrar as operações do seu negócio de uma forma descomplicada e segura. Com operações distintas, mas em um sistema unificado, fica mais fácil e seguro gerir um negócio figital. Planejamento e visão ampla sobre o negócio são fatores cruciais para entender quais os próximos passos que o negócio dará em direção ao futuro. 

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