No mundo dos marketplaces e das lojas virtuais, a concorrência é mais acirrada do que nunca. Os anúncios de vendas estão sempre concorrendo entre si e disputando atenção em todos os pontos de contato com o consumidor. Neste cenário, é imprescindível que as suas ofertas se destaquem no meio de tantas outras.

Alguns vendedores acabam apostando na diminuição do preço para atrair compradores, porém essa é uma prática delicada e que só ela, pode não ser capaz de efetivar a venda. O consumidor pode desconfiar de um preço baixo se, ao criar o anúncio, o vendedor não pensar em detalhes como: imagens, descrição precisa, informações de qualidade e a preocupação em passar segurança no anúncio.

Por isso, agora que esclarecemos que não é só o preço que tem importância, e para ajudar você a criar anúncios de vendas de sucesso, preparamos algumas dicas essenciais para quem deseja se destacar online, seja em sua loja virtual própria ou para vender em marketplaces.

Se você desejar consultar um material completo sobre o assunto, com exemplos práticos de como criar anúncios de vendas, clique no banner abaixo.

Dicas para criar anUncios de vendas para se destacar na internetL

Vamos para as dicas?

Criando anúncios de vendas

O consumidor está cada vez mais informado e exigente, e, apesar do e-commerce ser parte da nossa vida, muitas pessoas ainda têm um certo receio em comprar online. Um anúncio completo traz muito mais segurança na hora de fechar o negócio.

Portanto, um anúncio de vendas eficiente deve trazer o máximo de informações possíveis sobre o produto, de forma clara e concisa, em todos os campos disponíveis pelo marketplace ou loja virtual. Isso inclui o título, a descrição, as informações técnicas, as fotos e a categorização.

Primeiro passo: avaliação da concorrência

O empreendedor que não tem concorrência, que atire a primeira pedra. Afinal, com a digitalização das empresas, é muito difícil não ter um concorrente vendendo o mesmo produto ou um semelhante.

Busque os anúncios deste concorrente e tire proveito dele como base de informações. Mas lembre-se, o seu anúncio de vendas não deve ser igual e sim, muito melhor.

O título do anúncio precisa ser perfeito

Você já parou para pensar que muitas pessoas compram um livro apenas pelo título? Considerando isso, consegue perceber o poder que ele tem? 

Sem dúvidas, o título é o primeiro contato do consumidor com a sua oferta, por isso ele deve ser muito bem pensado e planejado, considerando 3 características:

  1. Informativo: identificando o que é o produto ou o que está sendo anunciado;
  2. Bem pensado: para que corresponda a forma exata que o comprador pesquisa, sendo assim identificado pelas ferramentas de busca.
  3. Comercial: mesmo sem entrar no anúncio o cliente deve poder entender as características do produto.

Ou seja, o título deve conter uma quantidade significativa de informações sobre o produto, para seguir estas características. Porém, ao mesmo tempo, o título deve ser simples, conciso e, principalmente, atraente – afinal, é através dele que o consumidor vai decidir se vale a pena entrar no anúncio ou não.

Em algumas plataformas para lojas online ou marketplaces, o sistema do site cortará o título do anúncio depois de uma quantidade padrão de caracteres. Se for o caso da sua plataforma, é de extrema importância que você consiga criar um título que se encaixe dentro deste limite.

Por exemplo, para vender no marketplace da B2W a limitação é de 60 caracteres. Já para anunciar no Mercado Livre não há este tipo de corte.

Imagens para anúncios de venda: a importância na compra online 

Na hora de fazer uma compra online, o cliente não poderá tocar no produto e ter a real percepção do item, por isso, a imagem do anúncio é tão importante. Ela deixará explícito para o consumidor o que ele vai receber em casa e, por isso, é um item de grande relevância na hora de decidir pela compra.

Uma boa foto deve representar fielmente as características do produto que está sendo colocado à venda e não precisa ser feita com uma câmera profissional. Atualmente os smartphones já possuem boas câmeras com boa resolução e qualidade, sendo suficiente para imagens que serão disponibilizadas online.

Para quem vende em marketplaces, saiba que algumas plataformas possuem limite de imagens no cadastro do produto, por isso concentre-se na primeira imagem. Ela é a mais importante e requer um investimento de tempo e recurso maior para chamar a atenção do consumidor.

Dicas para fotos com ar profissional:

  • Boa resolução e qualidade;
  • Tamanho conforme o padrão da sua loja virtual ou dos marketplaces;
  • O produto deve estar bem iluminado;
  • Enquadre o produto corretamente na cena, ocupando no mínimo 80% do espaço da imagem;
  • O fundo deve ser neutro ou branco;
  • Evite incluir acessórios e outros itens junto ao produto, a não ser que o acompanhem.

Descrição do anúncio de vendas: por que o consumidor deve comprar?

Uma boa descrição deve trazer, além das características do produto, os benefícios que oferece para o comprador e a força da marca. O campo da descrição é uma oportunidade que traz diversas informações, cabe a você decidir quais são as mais importantes para o seu comprador.

Criar uma lista de tópicos é uma boa estratégia para garantir que a descrição aborda todas as informações indispensáveis. Cada produto terá as suas informações específicas, mas alguns exemplos genéricos que devem estar nesta lista, são: características, atributos e qualidades do produto, garantias e validade, origem do produto, itens inclusos na venda, informações de segurança, etc.

Lembre-se de colocar os argumentos de venda que respondem porque alguém gostaria de comprar o seu produto, qual é o benefício de uso, quais experiências o comprador poderia vivenciar ao ter o item e que problema ele resolve.

Revise a descrição dos anúncios de vendas quantas vezes for necessário. Erros de ortografia ou gramática não passam segurança ao comprador, podendo dar a impressão de que é um anúncio fake.

A descrição do anúncio é um momento de conexão entre o vendedor e o comprador, e é por isso que as informações precisam instigar confiança, ao mesmo tempo que estimulam a efetivar a compra.

É hora de colocar a mão na massa!

Como vimos, além de aumentar a performance do seu anúncio de vendas, disponibilizar o máximo de informações é algo que vai facilitar a finalização da compra, já que o consumidor encontrará todas as informações necessárias para tomar sua decisão.

Para quem optar por vender em marketplaces, saiba que a maioria trabalha com certos padrões e exigências nos anúncios justamente para forçar o vendedor a fornecer aos consumidores o máximo de dados possíveis sobre aquele produto.

E, como esse assunto não é uma ciência exata, ainda não existe uma receita pronta e perfeita – por isso cada marketplace tem suas próprias características e particularidades, trazendo diferentes informações que julgam mais ou menos importantes para o consumidor.

Um anúncio bem feito será efetivo na atração dos clientes. Depois disso, é só você focar nas demais áreas da empresa, garantindo que todo o processo de venda será rápido e descomplicado.