O Google My Business (GMB), ou, em português, Google Meu Negócio, é um recurso gratuito e poderoso para empresários que desejam ampliar a visibilidade do negócio na maior ferramenta de buscas da internet — o Google. 

Neste contexto, vale lembrar: em terras da internet, quem tem visibilidade e oferece uma boa experiência se destaca. Portanto, se você deseja aumentar a visibilidade da sua empresa na web, está na hora de começar a usá-la da forma correta. 

Para você ter uma ideia, 96% dos brasileiros pesquisam sobre uma empresa no Google antes de visitá-las ou entrar em contato de alguma forma, de acordo com dados do próprio buscador.

Ou seja, já passou da hora de você usar a internet a seu favor. Por isso, neste artigo, vamos explicar sobre como usar a ferramenta e porque você não pode deixar de experimentar esse recurso, principalmente quando o desafio é aumentar as vendas. Acompanhe!

O que é Google My Business?

O Google My Business é um serviço lançado em 2014 com o objetivo de facilitar a vida de empresários que desejam divulgar seu negócio na internet. É uma ferramenta gratuita associada à presença digital da organização na busca do Google e no aplicativo Google Maps.

Em resumo, o Google Meu Negócio é um recurso indispensável para as empresas, ainda mais no cenário contemporâneo em que os consumidores desejam tudo a um clique de distância. Na prática, a ferramenta exibe informações mais relevantes do seu negócio, como:

  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • descrição da empresa;
  • avaliações de consumidores;
  • serviços ofertados;
  • fotos;
  • localização.

É muito provável que você conheça o Google My Business como usuário. Experimente fazer a busca por uma empresa no Google! Geralmente, os resultados de pesquisa aparecem em uma “caixa”, com as principais informações do negócio.

Se  você pesquisar no desktop, notebook ou tablet, essa caixa vai aparecer  à direita da tela. Ao usar seu celular ou tablet, as informações aparecem logo no início da aba resultados.

Como funciona o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita na qual você pode criar um perfil da sua empresa para:

  • aumentar a visibilidade do negócio;
  • ser encontrado pelos clientes em potencial, no Google ou Google Maps;
  • ampliar as vendas, desde que você invista em um perfil completo e otimizado.

Como se cadastrar no Google My Business 

Você pode estar começando uma empresa agora, não ter um site e um escritório físico e, ainda assim, fazer o seu cadastro na plataforma. A seguir, um passo a passo de como cadastrar sua empresa no Google My Business.

1. Acesse o Google Meu Negócio 

O Google My Business tem um site exclusivo. Acesse-o e clique no botão Gerenciar Agora Na tela seguinte, você terá um espaço para inserir o nome da sua empresa, digite-o e clique em “continuar”.

Em algumas situações, pode ser que você encontre o nome da organização. Se for o seu caso, confira a localização antes de prosseguir.

Na sequência, escolha a categoria da sua empresa. Geralmente, essa informação corresponde ao segmento do negócio.

 2. Escolha as informações que você deseja mostrar para os clientes 

As pessoas costumam pesquisar o nome da empresa no Google para visitar o local ou ajustar a localização no GPS. Por isso, é essencial configurar o modo de exibição da sua empresa no Google Meu Negócio.

Atenção: se a sua empresa não tem um espaço físico ou um endereço, não preencha a localização, pois essa informação pode deixar o usuário confuso e frustrado. 

Se existe um endereço, confira se os dados estão corretos e não se esqueça de informar o nome do proprietário do negócio. A validação do endereço funciona via Correios e, se estiver tudo certo, você receberá um código por correspondência em até 15 dias.

3. Preencha outras informações relevantes do negócio

Qual a descrição que você deseja mostrar para todos os usuários do Google? Você deve pensar nisso, afinal, o perfil do GMN ou GMB é o cartão de visitas da sua empresa. Por isso, você deve construir seu perfil com as informações mais importantes do seu negócio.

Diante da concorrência, é fundamental que a escrita da descrição seja atraente e otimizada dentro dos parâmetros de Search Engine Optimization (SEO).

É interessante usar um planejador de palavras-chave para selecionar os termos que estão em alta nas buscas de usuários. É interessante procurar expressões e palavras específicas da sua cidade.

Se você é dentista e trabalha no Rio de Janeiro, por exemplo, pode usar a palavra-chave “consultório odontológico no Rio de Janeiro”, em vez de simplesmente “consultório odontológico”.

4. Salve suas informações e verifique seu cadastro

O último passo, e não menos importante, é salvar as informações do seu perfil. Clique em “continuar” e verifique o cadastro. Você receberá um código PIN para verificar o cadastro, via cartão-postal.

Com a finalização do processo, a sua empresa vai aparecer nos resultados de busca do Google Maps.

Como usar o Google My Business para aumentar as vendas em 8 passos

Com um perfil atraente e otimizado, você pode usar o GMB para gerar mais tráfego de visitas em seu site e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Para quem deseja usar a ferramenta em 2025, a boa notícia é: o GMB evoluiu e, atualmente, oferece mais recursos para atrair clientes. 

Se você não tem ideia de como usar o Google My Business, confira a seguir alguns exemplos de boas práticas para melhorar seu perfil e atrair mais pessoas!

1. Invista na otimização do perfil

Clientes gostam de informações coerentes e assertivas. Por isso, deixe o seu perfil o mais completo possível e invista na otimização. 

Um perfil bem estruturado, com linguagem atrativa e escrito com técnicas de SEO aumenta as chances de visibilidade da sua marca nos resultados de busca.

Não esqueça de manter as informações atualizadas, sempre que houver necessidade. A partir de 2024, o Google começou a valorizar ainda mais os perfis completos e atualizados.

2. Insira fotos de qualidade

O ditado popular “a primeira impressão é a que fica” faz bastante sentido quando pensamos no poder das imagens e vídeos, em um contexto de midiatização profunda

Segundo o autor Andreas Hepp, este conceito refere-se à simbiose decorrente da junção dos ambientes virtuais e físicos. Ou seja, estamos em um estágio no qual o mundo social é profundamente afetado pelas mídias e neste caso, uma “imagem vale mais que mil palavras”, tanto que influencia no poder de decisão de um consumidor.

Se você tem dúvidas sobre o que postar no Google Meu Negócio, saiba que as fotos e vídeos aumentam consideravelmente a taxa de cliques no perfil da sua empresa.

Uma pesquisa da BrightLocal revelou que a quantidade e a qualidade de fotos afeta a performance dos resultados. As empresas com mais fotos, geralmente recebem:

  • mais visualizações em pesquisas e mapas;
  • aumento do número de ligações, cliques e solicitação de mensagens.

Atenção: não basta inserir várias fotos no seu perfil sem critério estético e com baixa qualidade do material. No caso de um restaurante, por exemplo, o mínimo esperado é que os pratos tenham uma boa apresentação para que as pessoas desejem “comer com os olhos”.

Fotos com resolução ruim, tremidas, cortadas ou alteradas com muita edição podem trazer um efeito totalmente reverso e afastar os clientes da sua empresa.

Definitivamente, vale a pena investir em uma sessão fotográfica com um profissional especializado no mercado de nicho do seu negócio. Afinal, uma imagem pode valer mais do que mil palavras.

3. Explore ao máximo as funcionalidades do Google My Business

O Google My Business tem uma série de funcionalidades que você pode utilizar para melhorar seu perfil, com ênfase em atrair mais vendas. 

Você pode usar o recurso publicações para postar vídeos, textos, eventos, criar ofertas ou personalizar um botão com uma Call To Action (CTA) com o objetivo de concluir uma venda.

Ao divulgar produtos, é importante fazer uma descrição detalhada, com os preços e o telefone de contato atualizado.

4. Responda as avaliações dos clientes e demonstre o valor da sua marca

Manter o bom relacionamento com os seus potenciais clientes é uma maneira de melhorar o reconhecimento de marca. Por isso, quando algum cliente fizer uma resenha ou até mesmo uma pergunta no seu perfil comercial do Google Business, responda!

Em 2024, o Google começou a priorizar a visibilidade das empresas que se preocupam com a qualidade da interação com as pessoas. Ao responder comentários, agradecer elogios e resolver problemas, sua marca ganha mais credibilidade e fortalece a presença na internet. Acredite!

5. Ative o recurso de mensagem do GMB

Além de encontrar sua empresa, os clientes também podem entrar em contato com sua equipe por meio do Google Meu Negócio. 

Seu objetivo é aumentar as vendas? Responda às perguntas em tempo hábil e personalize as respostas conforme o perfil do cliente. Quem deseja fazer uma compra não gosta de atendimentos demorados e espera uma solução.

6. Faça uma análise das métricas do Google My Business

Você sabia que é possível acompanhar o desempenho do seu perfil por meio de um dashboard do GMB? Aproveite esse recurso para monitorar métricas como:

  • número de visitas ao site;
  • quantidade de ligações recebidas;
  • solicitações de informação e localização.

Com esse passo a passo, você terá mais dados para compreender a persona do negócio e otimizar melhor seu perfil.

7. Conecte o Google My Business a outras ferramentas

Acompanhar o crescimento do negócio é se deparar, em algum momento, com a necessidade de monitorar métricas. Quando sua meta é vender mais, saiba que é muito válido integrar o seu perfil do GMB com outras ferramentas do Google, como Google ADS e Google Analytics.

A primeira opção voltada à criação de campanhas. A segunda serve para monitorar o tráfego e o comportamento dos visitantes que conhecem o seu site por meio do Google My Business. 

Com essa possibilidade, você terá muito mais chances de gerar insights inovadores para alavancar suas vendas e conhecerá a jornada do cliente por uma perspectiva mais aprofundada.

Leia também: Vender em Marketplace ou Criar um Marketplace: Qual a melhor opção para vender on-line?

8. Invista no SEO local

O objetivo do GMB é aumentar a sua proximidade com as pessoas que desejam encontrar seu negócio. Não é à toa que o SEO local se baseia em três princípios:

  • proximidade;
  • destaque;
  • relevância.

Manter seu endereço atualizado é essencial para o SEO local. Além disso, não esqueça de investir na qualidade das interações com as pessoas. 

Sua reputação e popularidade são fundamentais para seu negócio ganhar destaque, e o Google avalia a descrição do seu perfil, bem como sua capacidade de responder às dúvidas de usuários que recorrem à pesquisa do Google.

A relevância do seu negócio também é importante. Para ter um bom SEO local, você precisa:

  • adequar suas informações, de modo otimizado;
  • fazer uma pesquisa de palavras-chave com base na localização e outros requisitos do SEO Local;
  • incentivar avaliações e depoimentos dos seus clientes;
  • fazer postagens sobre a sua localização e reforçar as informações sobre endereço e horário de funcionamento.

Quais são as vantagens do Google My Business na hora de vender?

Como você deve ter percebido até agora, são muitas características positivas que tornam o Google My Business uma ferramenta poderosa. A seguir, destacamos as principais vantagens do GMB. Confira!

Mais facilidade para gerenciar informações importantes

No Google My Business, você consegue postar tudo o que é mais importante para o cliente e gerenciar as métricas mais relevantes em relação às visitas e conversão de potenciais clientes em leads de forma prática.

É claro que a integração do GMB com outras ferramentas abre um universo de possibilidades, mas se você busca praticidade, vale a pena investir no serviço.

Você não precisa pagar nada

Se você é um microempreendedor ou está estruturando o seu plano de negócios, investir em uma ferramenta tão completa e de graça é um achado. Não tem como perder essa oportunidade.

Geralmente, as marcas reservam um orçamento robusto para lançar campanhas e anúncios, além de investir em marketing de conteúdo com SEO para aparecer no Google e os resultados podem demorar um pouco.

Com o Google My Business, o retorno é mais rápido de acordo com o comportamento do seu cliente e não custa nada aproveitar a ferramenta.

A probabilidade de receber ligações é maior

Quantas pessoas entram em contato com a sua empresa hoje para adquirir um serviço e/ou produto? É provável que esse número aumente bastante quando você se cadastrar no Google My Business.

O melhor de tudo é que você também consegue monitorar essa métrica e rastrear a origem da chamada para descobrir se o cliente te ligou após visualizar sua página. 

Essa métrica é um excelente termômetro para sua equipe avaliar a qualidade do perfil da empresa e, se necessário, realizar ajustes.

Aumento da taxa de leads qualificados

Gerar leads é bom, mas atrair leads qualificados é melhor. Se um usuário decide ligar ou visitar sua empresa após visualizar o perfil na internet, é sinal que a estratégia é boa. 

Uma das características do GMB é a objetividade e a praticidade que incentiva o internauta a tomar uma decisão. Por isso, a geração de tráfego e o aumento da taxa de leads qualificados são cenários esperados — o que é muito promissor para sua marca!

Aumento das vendas

Imagine que você faça o cadastro no GMB e siga todas as dicas para otimizar o seu perfil e torná-lo atraente. 

Além disso, você não só cadastra telefone comercial na página, mas também elabora um documento com perguntas e respostas mais frequentes entre os clientes que desejam comprar.

Por fim, você desloca um funcionário para atendimento exclusivo na internet. O resultado? Suas vendas aumentam.

 Apesar de ser um exemplo hipotético, situações como essas são comuns, desde que você monitore e invista em melhorias para que a sua empresa ganhe destaque no Google.

É possível integrar o GMB com o WhatsApp comercial?

Se você costuma fechar vendas pelo WhatsApp, faça a integração do mensageiro com sua conta no GMB. Você pode editar o perfil, no menu “contato” e escolher a opção “chat”.

Dica: escolha o WhatsApp como principal plataforma de mensagens e insira o número de telefone com DDD e salve as novas configurações.

Para restaurantes que trabalham com a entrega de quentinhas, por exemplo, essa estratégia facilita muito a rotina.

Importante: escolha um canal de mensagens que se adequa melhor à necessidade e ao perfil do cliente. Se você prefere vender pelo WhatsApp, vale a pena criar uma boa estratégia de atendimento e conversão dos leads que chegam até você pelo GMB.

Não basta receber mais contatos e ligações, é preciso encantar o cliente, ser cordial, ágil e responder o que o cliente deseja é necessário. Em nosso blog, temos um conteúdo especial sobre as estratégias para vender pelo WhatsApp.

Ao seguir essas dicas, você certamente está no caminho de uma estratégia de vendas eficiente para sua loja on-line, sem esquecer do comércio físico. 

Em resumo, usar o Google My Business é aproveitar o melhor dos dois mundos. Confira mais insights para potencializar as vendas com o GMB.

Comece a crescer hoje com o Google My Business 

Ao final deste post, esperamos que você tenha uma boa experiência com o Google My Business e se inspire a criar novas metodologias para vender mais pela internet.

Além do desafio que envolve a área de marketing e vendas, sabemos que uma empresa sólida precisa investir em gestão empresarial, controle financeiro, emitir notas fiscais e todas essas tarefas trabalhosas.

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