Se você trabalha com vendas, mas ainda não está convencido de que vender pelo WhatsApp trata-se de uma excelente estratégia. 

Saiba que a concorrência pode estar atuando na sua frente!

Basta conferir alguns dados sobre o uso deste aplicativo aqui no Brasil para surpreender-se positivamente e não restar dúvidas da importância de utilizá-lo nas estratégias de venda do seu e-commerce.

O WhatsApp iniciou como um aplicativo para troca de mensagens, mas acabou ganhando o coração dos brasileiros e, hoje, está instalado em 99% dos celulares em nosso país!

Essa popularização gigantesca se deu pela praticidade que o aplicativo tem. 

Além de sua acessibilidade e a ampla gama de funcionalidades que oferece aos usuários, permitindo a troca instantânea de vários formatos de mídia, como:

  • Mensagens;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Áudios. 

E até receber e efetuar pagamentos com facilidade.

Essa popularidade do WhatsApp inclusive fez com que muitos empreendedores passassem a ver o aplicativo como uma ferramenta quase que indispensável para o negócio.

De forma que foi lançado o WhatsApp Business, a versão comercial do aplicativo mensageiro, com funcionalidades específicas para facilitar a conexão entre empresas e clientes

O sucesso foi de tal forma estrondoso que apenas um ano após o lançamento a versão corporativa já contava com 5 milhões de usuários e, no Brasil, já é utilizado por 72% dos empreendedores do meio virtual.

Dessa forma é perceptível que a maioria das pessoas está presente no WhatsApp e as empresas que não fazem parte desse universo estão perdendo oportunidades de vender pelo WhatsApp.

Se você ainda não usa o WhatsApp para suas vendas ou mesmo buscar melhorar suas estratégias nesse app, o post de hoje é para você! 

Venha comigo que esse texto está recheado de dicas pra lá de bacanas.

Importância de utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas

Já faz um bom tempo que as empresas passaram a utilizar as redes sociais como ferramentas de divulgação além do site institucional para fazer negócios.

É justamente nesse contexto que o WhatsApp se insere como uma ferramenta promissora para vendas, fidelização de clientes, aumento da taxa de recompra e muito mais.

Essa ferramenta se torna ainda mais vantajosa para o empreendedor ao utilizar a versão do WhatsApp Business, criada especialmente para atender as necessidades dos clientes e potencializar as vendas.

Usar esse aplicativo a favor do seu negócio é fundamental se o objetivo for fidelizar os consumidores, ter um aumento contínuo de vendas e até mesmo fornecer atendimento aos clientes, pois pesquisas mostraram que as pessoas preferem o atendimento do SAC das empresas por:

  1. Chat – preferência de 51% dos entrevistados;
  2. WhatsApp – na 2ª posição, tendo a preferência de 49% das pessoas;
  3. E-mail – conquistando o bronze com 47% dos votos.

Deixando o tradicional atendimento telefônico na lanterna da pesquisa, com 43% da preferência dos entrevistados.

Isso tudo mostra que o WhatsApp, além de facilitar o contato com os clientes, oferecer atendimento rápido ao consumidor, manter um bom relacionamento com ele e ainda realizar ações de pós-venda.

Ou seja, qualquer negócio pode usar este aplicativo a seu favor, independente do porte e do segmento de atuação.

Agora vamos passar dicas para que você utilize o WhatsApp da melhor forma em seu negócio.

Dicas para extrair o máximo de performance do WhatsApp nas suas vendas:

Mesmo sendo um aplicativo popular e muito vantajoso para os negócios, alguns pontos de atenção são necessários para que a desempenho seja efetiva, veja quais são.

Conhecer o perfil do seu público-alvo

Compreender quem é seu público-alvo no WhatsApp é uma das chaves principais para usar o aplicativo com sucesso. 

Pois, se você não sabe para quem são seus clientes ou como comunicar-se efetivamente com essas pessoas neste veículo, as estratégias tendem a ser pouco efetivas.

É preciso achar a comunicação certa no WhatsApp para atingir o público alinhado com seu negócio e seus produtos para que a mensagem não se torne genérica demais.

Identificar e compreender o perfil dos clientes ajuda inclusive a mantê-los engajados com suas ofertas e não enchê-los de mensagens inoportunas.

Com base nas preferências do seu público, você poderá ter um calendário de envio de mensagens e organizar conteúdos e frequência ideal para a comunicação com eles, controlando o que já foi enviado e não repetindo mensagens de forma que seus clientes sempre receberão mensagens novas e relevantes.

Evite enviar apenas ofertas e lembre-se de utilizar o WhatsApp como um aliado da sua estratégia de marketing de conteúdo, fornecendo materiais interessantes que não desgastam o relacionamento com seu público.

Otimize o perfil do WhatsApp

Lembre-se que ao usar o WhatsApp em caráter profissional, ele deve passar essa sensação para o cliente, então criar um perfil da sua empresa com informações completas passando credibilidade e profissionalismo a ele.

Isso mostra que ele está efetivamente falando com uma empresa, então é importante preencher cuidadosamente os dados:

  • Nome;
  • Endereço físico;
  • Horário de atendimento;
  • Informações de contato;
  • Site (se houver);
  • Descrição dos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • E outras informações que sejam relevantes, lembrando sempre de mantê-las atualizadas, caso haja mudanças.

Ter uma foto de perfil com a logomarca da empresa também ajuda o cliente a identificar seu negócio e reforçar a imagem de profissionalismo.

Busque sempre expandir sua lista de contatos

Essa é uma estratégia de grande importância, pois ao expandir a lista de contatos da empresa você consegue capturar informações importantes sobre a sua clientela e organizar ações assertivas como: 

  • Preferências pessoais do cliente;
  • Dia de aniversário;
  • Promoções comemorativas;
  • Oferecer benefícios exclusivos para quem compra no WhatsApp;
  • Cupons de desconto;
  • Lançamentos em primeira mão;
  • Ebooks e infográficos;

Tudo isso aproxima seu negócio do cliente e estimula a taxa de recompra, pois os clientes se sentem especiais e sabem que são valorizados e priorizados, o que os faz tender a retribuir a atenção e lembrar do seu negócio quando precisarem comprar produtos ou serviços que você oferece.

E para conseguir mais números de potenciais clientes, uma dica é oferecer um benefício em troca do contato do seu consumidor, como recompensas digitais ou cupons de desconto, pois vender pelo WhatsApp também significa atrair novos clientes. 

Então não esqueça de divulgar o número da empresa nas redes sociais e no site para que os potenciais clientes possam entrar em contato com você.

Comunique-se de forma profissional, respeitosa e eficiente

Mesmo que seja pelo WhatsApp, a comunicação com seus clientes deve ser distinta daquela usada com amigos e família, já que você não tem um amplo nível de  intimidade com essas pessoas.

Não precisa ser uma linguagem excessivamente formal, tente usar uma linguagem mais neutra e leve que se adeque a todos os clientes e esteja muito atento a erros ortográficos e respostas deselegantes ou grosseiras.

O ideal aqui é adotar o tom de voz da marca conforme a maneira como sua empresa se comunica com o público. 

Lembre-se também de ser educado, mesmo em situações em que existe algum conflito e evite tempos de espera muito longos para as respostas.

Evite a criação de grupos, pelo amplo fluxo de mensagens que eles abarcam e opte por uma lista de transmissão.

Mas não se esqueça de dar aos seus clientes a opção de sair da lista de transmissão e parar de receber ofertas se ele assim desejar, pois isso os deixa confortáveis em saber que podem parar com o recebimento das mensagens quando quiserem.

Isso evita que os clientes se cansem e tomem medidas mais extremas, como bloquear o contato de WhatsApp da sua empresa, por exemplo.

Ferramentas do WhatsApp que potencializam o alcance do negócio e facilitam o dia a dia do empreendedor online 

A versão corporativa do aplicativo abriu ainda mais portas para empreendedores online, pois com suas ferramentas e recursos voltados a esse propósito, o cotidiano das empresas fica mais fácil, ágil e produtivo. Confira alguns.

Automatização de respostas

Automatizar seu atendimento no WhatsApp é uma excelente solução para não deixar os clientes no vácuo aguardando uma resposta. 

E aqui, o próprio aplicativo oferece soluções de mensagens automáticas.

Seu e-commerce deve definir uma estratégia para utilização dessas mensagens, então se você tem um horário específico de atendimento, não deixe o seu cliente esperando uma resposta – mesmo que seja apenas para informá-lo do horário de atendimento pelo aplicativo.

Outra opção é quando alguém contatar seu negócio pelo aplicativo, ele recebe uma mensagem automática de saudação ou motivo da ausência de atendimento naquele momento específico. 

Na versão Business, você consegue configurar esses dois tipos de mensagens automáticas.

Busque configurá-las conforme as necessidades de sua empresa e informando o cliente que logo ele será atendido, principalmente, quando a demanda de mensagens pelo WhatsApp estiver grande.

Uso de chatbots

Complementando o recurso anterior, das mensagens automatizadas, a utilização de chatbot para vendas, agendamentos e esclarecimento de dúvidas é algo que também melhora a visão do seu negócio frente ao cliente.

Isso facilita a vida do cliente e traz resultados para as empresas, de forma que o chatbot para WhatsApp vem se tornado quase que indispensável para qualquer empresa que queira melhorar a satisfação dos clientes e contatos e melhorar seus resultados.

Usar o chatbot no WhatsApp funciona para inúmeras estratégias, seja de atendimento – por ser um canal acessado por mais de 95% dos brasileiros que estão online, seja de Marketing – para a geração de Leads qualificados, que aceleram a jornada de compra, ou ainda mesmo para estratégias de vendas – permitindo interações mais consultivas e boas conversas.

Ao associar o atendimento da sua empresa a um chatbot, você garante que as pessoas sejam atendidas 24 horas por dia, 7 dias da semana. 

Envio e criação de catálogos

Para começar a vender no WhatsApp coloque sua Vitrine completa, atrativa e funcional. 

Isso auxilia a construir uma comunicação com os clientes que visitem seu perfil, além de ser uma ótima propaganda, pois as pessoas que chegarem no seu WhatsApp corporativo vão conseguir transitar em tudo o que seu negócio pode oferecer.

Então invista em um catálogo bem organizado e completo para conquistar a confiança dos clientes na sua marca e estimulá-los a comprar mais. 

Ele é fundamental nesse ponto, já que possibilita aos seus clientes obterem uma visão geral dos produtos e/ou serviços que sua empresa oferece.

Certifique-se de que os produtos colocados em seu catálogo tenham descrições completas e atrativas, que estimulem seu consumidor para que essa “propaganda” seja certeira e o cliente tenha o mínimo de dúvidas possível.

Gestão de pedidos

A ferramenta que possibilita receber pedidos pelo WhatsApp gratuitamente é de grande valia para os empreendedores. E ela se potencializa enormemente quando utilizadas em concomitância com as funcionalidades de integração de um sistema ERP de gestão.

Com uma gestão eficiente dos pedidos, seu negócio consegue concentrar todas as vendas em uma só plataforma e utilizando apenas um sistema, visando melhorar cada vez mais a organização e o andamento do seu negócio.

Você pode inclusive sinalizar as conversas com etiquetas, categorizando os clientes e facilitando a organização das mensagens. 

É possível determinar uma cor a cada categoria, de forma que você consiga:

  • Distinguir clientes novos de antigos;
  • Elencar consumidores que estão interessados, mas ainda não compraram;
  • Manter contato com quem já comprou com você, mas está sumido;
  • Sinalizar pedidos que constem em aberto;
  • Marcar os clientes por sua localização;
  • Acompanhar clientes com pedidos em andamento;
  • Marcar os atendimentos que sejam urgentes;
  • E outras possibilidades. 

Este recurso é especialmente indicado principalmente para empresas que costumam receber um número expressivo de mensagens todos os dias.

Utilize o Status do WhatsApp

Está aí uma maneira excelente de se comunicar com os clientes, sem ser invasivo demais – como o caso de grupos ou listas de transmissão. 

O Status do WhatsApp é a versão do aplicativo para os Stories do Instagram e, diga-se de passagem, é um dos melhores recursos do aplicativo para quem deseja melhorar suas vendas. 

Ele ajuda a aumentar o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente por meio de conteúdos divertidos e/ou informativos, podendo mostrar até os bastidores da empresa e situações do cotidiano.

Use-o como um recurso complementar da sua estratégia do Facebook e Instagram, inclusive de forma promocional, postando produtos com descontos temporários ou condições relâmpago de 24h.

Vender pelo WhatsApp pode e deve ser explorado

Este é um canal de comunicação importantíssimo que deve ter sua relevância reconhecida, pois num universo cada vez mais digital, o consumidor moderno busca meios práticos para contatar as empresas, sem a necessidade de contato presencial. 

E com todas as funcionalidades que oferece, o WhatsApp cai como uma luva, você concorda?

Esse conteúdo foi escrito pela Tray, plataforma com tudo o que você precisa para a sua loja virtual