Ainda que pareça simples, saber precificar serviços é um grande desafio para qualquer empreendedor. Conforme estabelecemos um valor adequado, é possível ter uma boa margem de lucro e, consequentemente, acompanhar a consolidação de um negócio.
Apresentamos a seguir os principais pontos que interferem na hora de precificar serviços, além de mostrar uma fórmula prática para não errar nessa conta. Confira!
O que você verá no artigo:
Fatores importantes na hora de precificar serviços
Custos gerais para execução e transporte, valor de mercado e até como a concorrência se comporta: existem alguns elementos que devem ser levados em conta na hora de precificar um produto ou serviço. Entenda a seguir!
Custos
Os custos de um serviço estão ligados a questões como valor de matéria-prima, gastos gerais, tarifação de impostos e as chamadas despesas fixas, como aluguel, condomínio, luz, água, telefonia e encargos trabalhistas.
Todos esses pontos devem ser embutidos durante o cálculo final do preço de um produto, para que o empresário possa recuperar o valor investido e ainda obter lucro com a venda.
Margem de lucro
Margem de lucro é o percentual acrescentado ao custo total de um serviço. Com ela, é possível formar o preço final dos produtos e saber qual será o lucro obtido na sua comercialização.
Ter uma boa margem de lucro permite às empresas melhorarem não só a precificação de seus serviços, mas também aumentarem a lucratividade do seu negócio.
Valor agregado
Seu serviço atende às expectativas dos clientes? Ou melhor, seus clientes se sentem satisfeitos com essa aquisição? Como sua clientela entende seus preços e o valor do seu produto?
O valor agregado corresponde a tudo aquilo que os clientes recebem ao adquirir um serviço. De maneira geral, o valor agregado representa uma maior qualidade na entrega e benefícios que fazem com que os clientes optem por determinada empresa.
Preços da concorrência
Monitorar a concorrência é algo fundamental para saber determinar o valor de um serviço. Essa avaliação permite ao empreendedor visualizar como está o posicionamento de sua empresa perante o mercado.
Avalie preços, atendimento, benefícios, descontos e condições de pagamento. Esses indicadores ajudarão na hora de montar uma tabela de preços condizente com o segmento de atuação.
Se, após computar todos os custos e margem de lucro, seu produto estiver muito acima ou muito abaixo do valor da concorrência, é necessário criar um sinal de alerta. Talvez você precise rever todos os gastos operacionais da sua empresa. Pois isso é um sinal de que algo não está equilibrado dentro da sua operação.
Conheça uma fórmula simples para calcular preços
Aqui apresentamos uma forma simples de precificar um serviço, que é o chamado cálculo baseado em custos. Após definirmos o valor total dos custos, sejam eles fixos ou variáveis, aplicamos uma porcentagem em cima desse valor encontrado que será nossa margem de lucro.
Se um serviço tem custo de R$ 100,00 e desejamos obter uma margem de lucro de 2,5 vezes esse valor, devemos multiplicar esses índices para chegarmos ao seu preço final.
Seja para iniciantes ou experientes, é muito comum encontrarmos gestores despreparados quando o assunto é precificar serviços. Com estudo e planejamento, é possível entender o melhor formato para definir preços e melhorar a rentabilidade de uma empresa!
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