Dar os primeiros passos e aprender como abrir empresa do zero é um grande desafio, pois envolve criar um produto, serviço, comércio ou negócio que atenda uma demanda específica do mercado.

Entretanto, fazer isso gera muitas dúvidas em quem está começando. Por isso, criamos este artigo com a missão de te ajudar a dar os primeiros passos na regulamentação e no lançamento da sua ideia no mercado, incluindo os seguintes tópicos:

  • como ter um CNPJ;
  • como abrir uma empresa;
  • quais são os tipos de sociedade possíveis;
  • modelos de empresas existentes;
  • impostos e mais.

Então, continue lendo e entenda o que é necessário para abrir uma empresa. 

Como abrir uma empresa do zero?

Para abrir uma empresa você vai precisar fazer um Contrato Social, registrar na Junta Comercial e emitir o CNPJ. Também é preciso providenciar alvará de localização e funcionamento. O contrato é feito por um contador e inclui dados dos sócios, capital social, CNAE, tipo de sociedade e o regime tributário. 

Para o registro da empresa na Junta Comercial será necessário ter em mãos a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), Quadro de Sócios e Administradores (QSA), Nome da Empresa e claro, o Contrato Social pronto.

Para continuar, acesse o material e saiba o Guia completo para empreendedores de primeira viagem e entenda tudo sobre o que fazer para ter sua empresa em funcionamento!

Como abrir uma empresa MEI?

Para abrir uma empresa MEI é preciso acessar o site do Portal do Empreendedor, clicar em “Quero ser MEI” e seguir o passo a passo descrito. Não é preciso ter um contador nem pagar qualquer taxa, afinal, o registro é gratuito. Mensalmente, entretanto, é preciso arcar com o DAS, um documento que recolhe impostos como INSS.

Diferente dos outros modelos de empresas, abrir um MEI é mais rápido, fácil e econômico, pois pode ser feito online, diretamente pelo site do governo.

Esse modelo não depende de um contador para criar o contrato social. Além disso, não é exigido um capital social mínimo e você não poderá ter sócios. 

Afinal, como o próprio nome sugere, o MEI é um microempreendedor individual,que possui CNPJ e tem acesso a benefícios múltiplos, inclusive previdenciários.

Na prática, é uma ótima opção para quem está iniciando no mundo dos negócios. 

Todavia, apesar da facilidade, o MEI possui limitação de faturamento bruto anual e o empresário não pode ter participação em outra empresa, seja titular ou não.

Ainda existem outras particularidades voltadas para esse tipo de empresa, por isso, leia o artigo, GUIA DO MEI: Tudo que você precisa saber!”. 

O que é necessário para abrir uma empresa?

Além de ter um CNPJ em mãos, abrir uma empresa depende de outras questões, como a definição do que será vendido, para quem e como. 

Em suma, para abrir uma empresa é preciso que você:

  • defina o tipo de negócio que gostaria de trabalhar;
  • estabeleça um nicho de mercado;
  • faça um estudo de concorrência.

Com essas etapas concluídas, seguimos para o trabalho operacional para abrir uma empresa:

  • Formalize o seu CNPJ;
  • Escolha os canais de venda ou atuação se for prestar serviços;
  • Trace metas e estratégias;
  • Crie relacionamento com o cliente;
  • Invista em marketing para que o negócio comece já impactando os clientes;
  • Mantenha o foco e seja persistente: empreender não é uma tarefa fácil.

Leia também: Como vender mais? Tendências e dicas para gerar mais negócios

Já sabe o que quer abrir?

Normalmente pensamos em milhares de coisas e acabamos perdendo o foco. Portanto, tenha consciência do que você vai abrir e coloque esforços para que isso aconteça.

Seja uma loja física, e-commerce, franquia, loja própria, você precisa definir qual o seu objetivo para traçar as estratégias necessárias.

Construa um plano de negócios

Agora que você já definiu o que deseja empreender chegou a hora de colocar no papel para ter certeza que o projeto é viável! Faça o seu plano de negócios!

Já escrevemos sobre o assunto, dá uma olhada: Plano de negócios: luz, câmera, ação!.

Mas, basicamente o plano de negócios vai mostrar o real cenário que a sua ideia precisa para sair do papel e se tornar realidade! É aqui que você vai:

  • pesquisar o mercado;
  • definir seus concorrentes;
  • traçar metas;
  • definir investimentos necessários;
  • organizar as etapas para chegar ao objetivo final.

Uma dica importante é conhecer o seu público e o seu negócio como um todo, portanto trace questionários para saber se o seu negócio tem possíveis clientes e também construa a análise SWOT, que te mostra os pontos fracos e fortes do seu empreendimento.

Como empreender com pouco dinheiro?

Esta é uma dúvida recorrente daqueles que desejam empreender. Em um primeiro momento, a maioria das pessoas não conta com um grande valor disponível para investimento, ou possibilidade de crédito em instituições financeiras. Por isso se perguntam se é possível empreender com pouco dinheiro. O segredo é planejamento.

Antes mesmo de abrir uma empresa, se faça as seguintes perguntas:

  • Existe mercado para o meu produto?
  • Quem são meus clientes?
  • Quem são meus principais concorrentes?
  • Onde será o local da minha empresa?

Também, confira essa lista de pontos importantes que separamos para você refletir.

  1. Defina a área de atuação da empresa
  2. Monte o seu plano de negócios
  3. Escolha o tipo de sociedade e o regime tributário adequado
  4. Defina os canais de venda.

Todos estes pontos podem ser planejados sem investir nenhum valor, mas já trazem uma visão mais concreta de quais serão as necessidades de investimento de tempo e dinheiro.

Não pule essa etapa, ela é muito importante para que você tenha mais previsibilidade do sucesso do seu negócio.

Devo empreender? Perfil de um empreendedor de sucesso

De modo geral, o empreendedor escolhe um entre os diferentes tipos de empresa e traça planos para que o negócio funcione a curto, médio e longo prazo. No dia a dia, o empreendedor precisa estar pronto para tomar muitas decisões e também para lidar com os problemas que serão administrados durante o processo. 

Para empreender é importante que você se relacione bem com outras pessoas e esteja pronto para lidar com situações com objetividade e apontando soluções.

O empreendedor não tem exatamente um perfil ideal, mas ele deve se encaixar dentro de algumas habilidades e se cercar de pessoas competentes para formar um time de pessoas que trabalham em prol do negócio. 

Existem alguns perfis diferentes, mas que o empreendedor deve se encaixar em algum deles: 

  • Executor: aqueles que delimitam a empresa a partir da sua própria habilidade e colocam a mão na massa no dia a dia. Ele controla e executa as atividades e mesmo quando dispõe de uma equipe, continua nessa posição, pois é a sua melhor habilidade.
  • Gestor: é o perfil de empreendedor que pensa no negócio de uma forma mais ampla e faz o planejamento estratégico de cada etapa. Está mais focado nos resultados, nos números e no fechamento de caixa do que em executar o processo em si. Este perfil também costuma ser um bom líder de equipes. 
  • Criativo: o empreendedor criativo é o mais sonhador, o que arrisca mais e que muitas vezes acerta fortemente e faz um negócio crescer rapidamente. Ele está sempre de olho em novidades, oportunidades e pensa no negócio de maneira criativa e dinâmica.

É difícil empreender no Brasil?

Com a democratização do empreendedorismo, ficou mais fácil empreender no Brasil. Com a redução de burocracia e menores custos para se abrir um negócio, o tempo médio para se abrir uma empresa caiu de 5 anos para 5 dias

  • Os desafios de empreender no Brasil: Com tantos brasileiros empreendedores, acaba tendo mais concorrência para os negócios. 
  • As vantagens de empreender no Brasil: o e-commerce veio para facilitar bastante o acesso a produtos de grandes centros para qualquer lugar do Brasil, com agilidade. O brasileiro também é um povo que consome bastante, seja no comércio físico ou online.

Leia também: Como abrir um e-commerce em 8 passos

Tecnologia como aliada do pequeno empreendedor

A tecnologia faz parte das pessoas e, em especial, das empresas. Não é mais possível considerar um negócio sem que ele tenha acesso ao mínimo de ferramentas digitais. Por exemplo, a emissão de notas fiscais eletrônicas já é obrigatória em grande parte do território nacional. Logo, queira você ou não, os sistemas digitais fazem parte da sua rotina. 

Contudo, muito além de cumprir um papel burocrático, a tecnologia é uma aliada importante das empresas que desejam ampliar a produtividade, chegar a mais clientes e organizar melhor seus processos, dados e informações.

Todavia, diferente do que muitos empreendedores acreditam, a tecnologia não é apenas para grandes empresas. Ao contrário, pequenos negócios, com times reduzidos, se dão muito bem com ferramentas que automatizam processos e facilitam o controle das diversas áreas do negócio.

O Bling é o melhor parceiro para a micro e pequena empresa e está pronto para auxiliar no que for preciso! Com planos perfeitos para todo o perfil de empresa, inclusive para quem é MEI

O sistema inclui recursos para:

  • controle financeiro como fluxo de caixa, gerenciamento de contas a receber e a pagar;
  • gestão de estoque;
  • emissão de nota fiscal;
  • relatórios de todos os processos e muito mais!

Além disso, para empreender é preciso aparecer, pensando nisso, oferecemos diversas integrações com plataformas de e-commerce, logística e também com os maiores marketplaces do mercado!

Faça um teste gratuito e conheça tudo sobre o nosso sistema de gestão completo e integrado.