Oferecer uma experiência mega personalizada em sua loja pode trazer benefícios significativos, desde o aumento da satisfação do cliente até a melhoria das taxas de conversão e fidelização.
Implantar o processo de hipersonalização em uma empresa começa por uma boa escolha de um sistema de gestão. Ele é incisivo no processo de gerenciamento e funcionamento de todo o seu ecossistema, o uso da tecnologia otimiza tempo, automatiza processos, armazena seus dados para que eles possam ser utilizados de forma estratégicas.
O que você verá no artigo:
O que é hiperpersonalização?
Hiperpersonalização é a utilização avançada de dados e tecnologia para oferecer experiências de compra altamente individualizadas, adaptadas aos interesses e comportamentos específicos de cada cliente.
E quais são as vantagens em aplicar o processo da hiperpersonalização em meu negócio:
- Aumento da Satisfação do Cliente: Experiências de compra adaptadas às preferências dos clientes.
- Melhoria das Taxas de Conversão: Recomendações de produtos mais precisos e relevantes.
- Fidelização de Clientes: Maior lealdade através de conexões personalizadas.
- Eficiência em Marketing: Campanhas mais direcionadas e eficazes.
- Diferenciação Competitiva: Destacar-se em um mercado saturado.
- Insights Aprofundados: Conhecimento detalhado sobre o comportamento dos clientes.
- Redução de Abandono de Carrinho: Incentivos personalizados para finalizar compras.
Como aplicar a hipersonalização no e-commerce e canais de marketplaces
Pequenas ações podem ser executadas durante todo o processo de aplicação da hiperpersonalização no seu negócio. A coleta e análise de dados é uma delas, tenha sempre em mãos os dados de análise de comportamento e dados demográficos, estes dados podem ser incisivos na elaboração de uma campanha.
Cabe lembrar que os canais de marketplaces limitam o acesso ao e-mail do cliente mas em grande parte desses canais o telefone e Whatsapp de contato do cliente está disponível, dessa forma temos em mão um dado extremamente relevante que pode ser utilizado estrategicamente.
Também é essencial reforçar que é preciso respeitar a privacidade e integridade desses dados em observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).
Já no e-commerce podemos personalizar ainda mais este processo de coleta de dados pois não temos nenhum tipo de restrição ou limitação de políticas conforme é imposto pelos canais de marketplaces.
CRM
Utilize um CRM para armazenar os dados de seu cliente e suas principais informações de negociação. É uma ação necessária para consulta futuras, lembrando que o software pode armazenar todo o processo de comunicação entre você e seu cliente.
Em alguns casos a ferramenta oferece elaboração de campanhas de e-mail marketing, disparo de mensagens em massa, entre outras ações que possa melhorar ainda mais o processo de conversação com os seus clientes e prospects.
E-mail marketing
A utilização do e-mail marketing ainda é uma estratégia muito utilizada no mercado, com ela você pode enviar ofertas exclusivas, recomendações de produtos, conteúdos relevantes da marca segmentado por grupos e perfis de clientes.
Utilize de uma newsletter em seu e-commerce para captar os seus clientes e potenciais clientes para receberem novidades da marca.
Marketing direcionado
Selecione de forma criteriosa o seu público com base em comportamentos e preferências e faça campanhas direcionadas.
Crie anúncios personalizados utilizando os dados de navegação gerados em seu e-commerce. E por fim utilize estratégia de remarketing e retargeting para alcançar aqueles clientes que já visualizaram o seu canal de venda e não comprou ou até mesmo aqueles que abandonam o carinho antes de finalizarem a compra.
Comunicação personalizada
O processo de comunicação deve ser pontual em todas as etapas de uma venda, desde o envio de um código de rastreio até o processo de confirmação de recebimento do cliente, dessa forma você reforça ainda mais a presença da marca e fideliza seu cliente.
Contudo, é importante salientar que existem milhares de estratégias que podem ser utilizadas em seu negócio basta entendê-las, aplicá-las e testá-las.
Conclusão
A implementação da hiperpersonalização em sua loja não é apenas uma tendência passageira, mas uma estratégia essencial para atender às expectativas dos consumidores modernos e se manter competitivo no mercado.
Ao oferecer uma experiência de compra personalizada, você pode aumentar a satisfação do cliente, melhorar as taxas de conversão, fidelizar clientes e obter insights valiosos que impulsionam o crescimento do seu negócio.
Investir em tecnologia e em estratégias de personalização pode parecer desafiador inicialmente, mas os benefícios a longo prazo justificam o esforço.
A personalização, quando bem implementada, transforma a experiência de compra, criando uma conexão mais profunda entre a marca e seus clientes. Portanto, comece a explorar as possibilidades da hiperpersonalização e veja sua loja se destacar no mercado.
Este post foi escrito por Filipe Almeida parceiro Top Especialista Bling da empresa Onbi Digital.