Logística não é apenas armazenamento e transporte de mercadorias. É o processo que fornece um conjunto de informações para o planejamento estratégico e operacional de uma empresa, o que pode ser crucial frente à concorrência.

Mais do que isso, a logística envolve diversos departamentos, como estoque, comercial e finanças, além de integrar funcionários e colaboradores.

Mas, afinal, você sabe o impacto que a logística tem dentro das empresas? Entender o conceito e os pilares que envolvem esse processo é fundamental para estimular uma performance conectada, rápida e estável.

Por isso, o blog do Bling trouxe mais informações a respeito da logística empresarial: o que é, a importância e os pilares para um bom desempenho. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

O que é logística?

É uma operação responsável por cuidar, planejar e executar a cadeia de suprimentos e a movimentação de mercadorias de forma racionalizada e eficiente. De maneira geral, a logística corresponde a um conjunto de estratégias operacionais que garantem o bom resultado das atividades corporativas, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Importância da gestão logística

A logística tem um papel fundamental na coordenação de um negócio, porque é ela que garante que os prazos sejam cumpridos. Contudo, para que isso aconteça, é necessário que as informações estejam bem alinhadas desde o momento da aquisição da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.

Quando a gestão logística é bem feita, é possível notar uma redução significativa nos ruídos e erros da empresa. Afinal, qualquer problema que apareça no meio do caminho indica que algo não está certo.

Além de promover melhorias e otimizações nas tarefas de um negócio, os processos logísticos também permitem identificar insights sobre como anda o relacionamento da empresa com os clientes e fornecedores. Dessa forma, é possível levantar informações de maneira mais ágil e trazer uma comunicação interna efetiva, o que pode ser um grande diferencial para o planejamento das estratégias.

Uma logística eficiente não beneficia apenas a empresa, mas também o cliente que está esperando um atendimento de qualidade. Ao atingir esse objetivo, é possível fidelizar o público, atingir novos mercados e expandir o ramo de atuação.

Pilares da logística empresarial

Há muitos fatores que colaboram para a excelência da logística. Para garantir o sucesso, é importante que os pilares estejam alinhados e conversando entre si. Confira alguns pontos que não podem faltar em suas estratégias de logística:

Planejamento eficiente

Não é novidade que o planejamento é uma das áreas mais importantes de uma empresa, e a logística não pode deixar de planejar suas ações. É possível dividir o planejamento logístico em três níveis: estratégico, tático e operacional.

  • Nível estratégico: mapeamento de toda a rede logística da empresa, desde os galpões até os centros de distribuição e localização de fornecedores.
  • Nível tático: utilizado para atender à demanda do cliente, analisando a capacidade e a disponibilidade da empresa.
  • Nível operacional: produção de relatórios e inventários sobre as movimentações de produtos, de acordo com as informações da transportadora. Aqui, também é importante criar estratégias para solucionar problemas, como quebra de equipamento e troca de pedidos.

Equilíbrio entre oferta e demanda

Comercializar produtos é algo que merece uma atenção especial, principalmente na hora de

fazer um dimensionamento da demanda. Nesse cenário, é importante ressaltar que a falta de mercadoria disponível pode gerar uma insatisfação no cliente, que vai realizar sua compra no concorrente. Por outro lado, um estoque de produtos com poucos interessados pode gerar um encalhamento nas prateleiras, além de perdas.

Por isso, os indicadores de estoque vão muito além da simples movimentação de mercadorias. É preciso entender sobre gerenciamento, desenvolvimento de serviços e as tendências de mercado.

Gestão de transporte

Cuidar do transporte de cargas é fundamental para garantir a satisfação dos clientes, principalmente nos comércios digitais. Por isso é tão importante fazer uma gestão logística baseada em agilidade e qualidade, para garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino final.

Uma das etapas para solucionar essa tarefa é conhecer bem a sua transportadora. Busque levantar o maior número de informações acerca da empresa responsável por fazer suas entregas e a política de qualidade dos serviços prestados, assim como a sua reputação no mercado.

Monitoramento

Enganam-se aqueles que pensam que dados analíticos servem apenas para as campanhas de marketing. Medições e indicadores também são para a logística, porque permitem monitorar em tempo real painéis e relatórios que ajudam na tomada de decisão.

Dessa forma, é possível acompanhar tudo aquilo que entra e sai do seu negócio, assim como o trânsito das mercadorias. O monitoramento, quando bem realizado, permite identificar erros e até imprevistos que venham a comprometer a entrega ao consumidor.

Integração

Integrar a logística com os outros departamentos da sua empresa promove uma série de benefícios, como alinhamento nas informações, controle de fluxo e melhoria na produtividade. Por isso é tão importante aplicar a logística integrada em suas estratégias de negócio, para garantir mais agilidade e praticidade nas operações, além de promover uma comunicação mais eficiente entre os funcionários e colaboradores.

Uso da tecnologia

Você sabia que um software pode controlar diversas frentes do seu negócio, inclusive a logística? O ERP, por exemplo, é a opção certa para controlar as informações logísticas de forma centralizada e garantir mais produtividade em uma série de tarefas. Com o sistema, fica mais fácil cuidar da logística reversa e até emitir Notas Fiscais para acompanhar o trânsito da mercadoria.

Aproveite para conhecer o SIGEP WEB, o serviço dos Correios voltado para aperfeiçoamento de logística que pode ser integrado à sua conta Bling.