Conheça a logística integrada e saiba como ela pode transformar a experiência dos seus consumidores

Não é novidade que os clientes estão mais exigentes do que nunca. Cada vez mais, as marcas precisam oferecer experiências gratificantes e tornar mais próxima a relação com seus consumidores. Afinal, de nada adianta oferecer qualidade e bons preços se a entrega das mercadorias é demorada, por exemplo.

Para atender essas demandas, surgiu a logística integrada, cujo foco é otimizar processos e resultados, integrando pessoas e departamentos da empresa.

Neste post, vamos aprofundar esse tipo de gestão que ajuda a promover melhorias no seu negócio. Continue a leitura para saber o que é logística integrada, seus benefícios e como fazer.

O que é logística integrada?

É um formato de gestão que cuida dos processos logísticos de maneira integral, estimulando atividades e integrando toda a cadeia produtiva: desde a origem dos produtos com os fornecedores até a entrega para o cliente final.

Em outras palavras, logística integrada é ter processos bem alinhados, otimizando a comunicação entre as partes e o rendimento da produtividade.

Entenda como funciona a logística integrada na prática

Foi-se o tempo em que a logística abrangia apenas atividades relacionadas ao controle de estoque e entrega de mercadorias. Hoje, com a evolução do mercado, fez-se necessário englobar muito mais variáveis nas estratégias de um negócio.

Por isso, a logística integrada trabalha com a união entre as áreas, para garantir mais agilidade e praticidade nas operações. Assim, é possível compartilhar as informações e tomar decisões mais assertivas.

Por exemplo: o estoque fornece informações ao setor de compras para avaliar a necessidade de comprar mais produtos. Em seguida, isso é repassado para os fornecedores, que cuidam daquilo que a empresa necessita, assim como os prazos para a entrega. Por fim, as transportadoras recebem as informações dos pedidos dos clientes e realizam a entrega até uma data predeterminada.

Benefícios da logística integrada

Um dos principais benefícios da logística integrada é o controle sobre o fluxo de produtos e processos. O gestor pode acompanhar as atividades de uma ponta até a outra: do momento em que o fornecedor libera os produtos até a entrega ao cliente final.

Isso, na maioria dos casos, representa uma melhoria nos índices de produtividade e nas atividades operacionais, inclusive nos processos de logística para e-commerce.

Além disso, integrar as áreas torna a rotina de trabalho mais fluida, beneficiando todos os elos envolvidos. Assim, é possível desenvolver estratégias de negócio com maiores chances de darem certo, colaborando em uma tomada de decisão mais consciente.

Os pontos citados refletem diretamente nos resultados da empresa, assim como no nível de satisfação dos clientes. Afinal, o público cria uma certa relação com empresas que entregam mais rápido e com mais qualidade.

Saiba como fazer logística integrada em 3 passos

Defina um fluxo de materiais

Essa área ficará responsável pela entrada e saída de matérias-primas, a fim de evitar desperdícios e amenizar ao máximo o excesso de estoque. Além disso, o profissional responsável por cuidar desse fluxo deve fazer o controle dos prazos para as chegadas dos itens no tempo ideal.

Dessa forma, é possível garantir a qualidade em todo o processo, como a saída da mercadoria nos centros de armazenagem até o trânsito interestadual.

Cuide das demandas

Cuidar do fluxo de pedidos é uma tarefa essencial para acelerar toda a cadeia de produção. Na prática, é preciso mapear todos os pedidos do negócio, a fim de identificar esquemas benéficos para o processo logístico.

Uma dica é antecipar a demanda dos clientes e entender o perfil do seu consumidor. Assim, você consegue atender as exigências do público e mantém os estoques sempre abastecidos.

Atente-se ao transporte e distribuição

Geralmente a última etapa do processo logístico, o trânsito da mercadoria é capaz de agregar valor aos seus serviços, assim como um diferencial competitivo para a sua empresa.

Portanto, é essencial fazer um planejamento das entregas e distribuição. É importante cuidar da agilidade do transporte, das rotas e dos prazos para as entregas da mercadoria. Esses cuidados devem aparecer em todas as etapas do deslocamento das mercadorias, para garantir que os pedidos dos clientes cheguem em ótima qualidade.

DICA EXTRA: Faça logística integrada com um sistema de gestão empresarial

O que você está esperando para adotar a logística integrada em suas estratégias de negócio? Através de um sistema de gestão empresarial, é possível controlar os processos de maneira dinâmica, eficiente e integrada com outros departamentos da empresa.

O Bling oferece inúmeras facilidades para que você possa aprimorar sua gestão logística. Através do ERP, é possível criar um planejamento eficiente, fazer cotação de preços e prazos de frete, controlar entrega de produtos e otimizar o tempo.

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre Sigep Web e conhecer as outras vantagens de escolher o Bling.