O marketing de um empreendimento, seja ele grande ou um MEI, é fundamental para que este se mantenha na mente e nos corações dos clientes, uma vez que a comunicação é fundamental para que as pessoas lembrem da marca e continuem acompanhando sua evolução.
Mas e os microempreendedores individuais, como se manterão nesta luta onde os maiores sempre têm mais recursos? É para responder a essa e outras perguntas que estamos aqui.
Fique ligado e conheça 9 dicas para um MEI realizar o marketing do seu negócio com sucesso.
O que você verá no artigo:
Primeiramente, invista no marketing digital
O marketing digital é a bola da vez tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas, e mais ainda para os MEIs, que não têm muitos recursos para investir em grandes campanhas.
Sendo assim, parta primeiro para as estratégias de marketing digital, que vão te auxiliar a ganhar visibilidade e seguidores. Se a sua pergunta é “como?”, então veja as próximas linhas.
Tenha um site
Ter um site é bem simples e faz com que o seu negócio passe a ser visto com mais seriedade. Mantenha uma página simples mas bem-feita, direta, com as informações necessárias para que as pessoas te conheçam e saibam o que você faz.
Faça um blog
Produzir conteúdo de qualidade é fundamental para que as pessoas te respeitem na internet e passem a compartilhar suas produções com suas redes.
É assim que você começa a ganhar o mundo, então faça pelo menos uma atualização semanal e mantenha o ritmo, logo você terá vários seguidores.
Esteja nas redes sociais
Impossível querer ser empreendedor sem ter uma página nas principais redes sociais, como Facebook e Twitter. Mantenha-as atualizadas e interaja com seus seguidores. Nunca deixe alguém sem resposta.
Links patrocinados
Quando tiver a oportunidade, crie links patrocinados e invista uma determinada quantia em divulgar seu negócio nos motores de busca, principalmente no Google, principal buscador.
Quando alguém estiver procurando algo que tenha a ver com seu produto ou serviço terá acesso mais fácil por meio dos links patrocinados, aumentando as chances de você fechar um bom negócio.
Fora da rede
É claro que o marketing digital deve ser a primeira opção de MEI, pois os custos são muito menores do que uma campanha off-line. Mas na medida do possível, faça parcerias e invista em alguns recursos como estes:
Folders e flyers
Encontrar locais onde você possa deixar um material informativo a respeito do seu negócio é um bom início, já que a indicação ainda é fonte de bons negócios, em especial para microempreendedores individuais.
Festas e eventos
Participar de eventos do mesmo segmento que você atua é interessante por diversos motivos, mas principalmente porque você aumenta sua rede de contatos e pode vir a formar parcerias e novos negócios com pessoas que sequer imaginava que existiam.
TVs Corporativas
Muitos estabelecimentos possuem TVs para divulgação de anúncios, comerciais, entre outros. Procurar fazer uma troca de serviços e disponibilizar um bom material sobre o que você faz além de tornar o seu negócio conhecido pode gerar vendas que você sequer esperava.
Quase todas as estratégias de marketing utilizadas pelas grandes empresas podem ser adequadas a microempreendedores, claro que guardadas as devidas proporções. Basta você conhecer bem o seu público e abusar da criatividade que logo o seu marketing vai se tornar espontâneo. Quando isso acontecer, nada mais te segura!