otimizar a gestão da empresa

Muitos profissionais são resistentes ao mapeamento de processos empresariais. Isso porque, ao defini-los, os colaboradores acreditam que terão suas tarefas moldadas e vistoriadas em tempo integral. De fato, essa não é uma compreensão errada. Porém, ao otimizar a gestão da empresa, essa aceitação se torna não apenas mais fácil, mas também um fator motivacional para que os profissionais colaborem para a melhoria contínua deles.

Como empreendedor, você deve compreender que a definição de processos auxilia em diversos fatores, todos eles relacionados à lucratividade do seu negócio. Dentre eles podemos citar a redução de custos, o ganho de eficiência produtiva, identificação de falhas e gargalos, dentre outros. Por isso, selecionamos 3 processos que vão te ajuda a otimizar a gestão da empresa para que você obtenha um crescimento sustentável. Confira e coloque-os em prática o quanto antes!

Finanças – maior controle sobre as contas

É preciso ter um controle financeiro que permita uma visão sistêmica das contas e investimentos do seu negócio. Por isso, é fundamental que você otimize os processos financeiros de sua empresa, atentando-se principalmente ao fluxo de caixa. Nesse contexto, é preciso ter um controle sobre os pagamentos, levando em consideração o balancete de entrada e saída. Você conseguirá negociar prazos de pagamentos adequados à sua realidade, evitando gastos desnecessários com taxas de juros e multas.

Além disso, com um controle mais efetivo, que apenas será possível aliando processos à tecnologia, é possível identificar áreas do seu negócio que tem gerado despesas excessivas e desnecessárias, favorecendo o desenvolvimento de planos de ação para redução de custos, cortes e o que mais for necessário para aumentar a lucratividade de sua empresa.

Gerenciamento de estoque – nada de manter dinheiro parado!

O processo de estoque das empresas precisa ser bem definido e incorporado às áreas de compras e vendas. Por isso, contar com um software de gestão empresarial para otimizar esse processo como um todo traz diversos benefícios ao seu negócio. A primeira questão é assegurar que a sua empresa não terá falta de produtos para atender aos pedidos emitidos pelos vendedores ou até mesmo que tenha dinheiro parado em mercadorias estocadas.

A otimização integrada do processo de gerenciamento de estoque contribuirá para identificar produtos que têm maior saída, assegurando que seus vendedores não perderão vendas por falta em estoque. Além disso, também será possível definir planos de ação para produtos sem giro, dando vazão a eles. Por fim, o acompanhamento de ambas as situações, principalmente com o auxílio de relatórios de gestão, favorecerá a área de compras, que terá um melhor controle sobre as necessidades e volume de compras de cada tipo de mercadoria.

Organização de cadastros – fornecedores, clientes e vendedores a um clique

É fundamental que a sua empresa tenha processos de cadastro e atualização de dados dos públicos que recebem contato recorrente por diversas áreas da empresa, sejam eles fornecedores, clientes ou mesmo os vendedores que estão na rua o tempo todo, além dos representantes comerciais, quando for o caso. Contudo, manter estes registros em planilhas é um processo ineficiente, tanto pela questão do controle de alteração de dados quanto pelo acesso pelos diversos colaboradores.

Neste contexto, a maneira mais fácil de criar e manter um processo adequado para a organização e gestão dos contatos é através de um software, que possibilita as alterações apenas por pessoas autorizadas, além de tornar mais ágil o acesso a estes dados por todos os colaboradores de sua empresa, independentemente de onde eles estejam.

Estes são apenas 3 dos diversos processos que podem e devem ser otimizados em seu negócio em busca do crescimento sustentável de sua empresa. O importante é que você tenha em mente que aproveitar de recursos tecnológicos como um software de gestão é um grande facilitador para a sua empresa.

E você, gostaria de receber dicas sobre como otimizar algum processo específico em sua empresa? Então, aproveite os comentários abaixo e deixe suas dúvidas ou sugestões para novos assuntos!