Procurar fornecedores, fazer as primeiras compras, definir métodos de pagamento… Porém, e o nome para sua loja de roupa? Está decidido?
Pode parecer simples, mas o nome da sua empresa é uma das decisões mais importantes ao começar uma marca. Essa escolha deve ser feita com atenção, pois, é como o seu cliente irá te conhecer e reconhecer. Por isso, é preciso estudo e muita estratégia para dar nome ao seu negócio!
Para te ajudar nesse processo, trouxemos hoje algumas dicas que podem facilitar essa escolha, além de uma lista com 50 opções para você se inspirar. Continue lendo para ter ideias de nomes para lojas de roupa!
O que você verá no artigo:
Como escolher nomes criativos para loja de roupas?
O processo de naming é utilizado para criar nomes para marcas, empresas, produtos e afins.
Em português, o termo naming significa “nomear”. Ele indica o uso de técnicas e estratégias para chegar no melhor nome para um negócio, aquele que expressa suas características, atributos e seja diferente dos que já existem.
Apesar de parecer simples, esse processo está longe de ser fácil. Afinal, o nome é um ponto muito importante para uma empresa: é por meio dele que o cliente irá te conhecer e reconhecer.
Além disso, é o nome da sua empresa que irá te diferenciar dos concorrentes, a princípio. Por isso, um bom nome para loja de roupa deve ser original, fazer sentido com o mercado que ela pertence e o seu público-alvo.
A seguir, veja algumas dicas que podem facilitar essa escolha importante:
1. Pense na identidade da sua empresa
O primeiro passo para escolher um nome para lojas de roupa é analisar a sua empresa, mesmo que ela ainda seja apenas um projeto.
Reflita sobre quais tipos de roupas você deseja vender, qual público quer atingir, quais são os valores e a personalidade da marca.
Tudo isso irá te direcionar para a escolha de um nome estratégico que reflita exatamente o que é sua empresa.
Por exemplo: se você pretende vender roupas mais sofisticadas, que exigem um investimento maior, focadas em mulheres com um alto poder aquisitivo, o nome da sua loja precisa refletir esse requinte.
Leia também: Saiba como empreender na moda com zero investimento
2. Seja original
Existem diversas lojas que vendem roupas femininas, masculinas, infantis, etc. Muitas delas possuem nomes parecidos, e não é difícil encontrar lojas com nomes idênticos.
Se você quer se destacar, fuja dos nomes mais genéricos, que podem ser facilmente confundidos com outras marcas.
Além disso, opte sempre pela simplicidade: um nome curto, fácil de pronunciar e memorizar pode ser mais lembrado pelo cliente.
3. Pesquise a disponibilidade nas redes sociais
O marketing digital é uma estratégia muito relevante para lojas de produtos físicos, especialmente se você fizer vendas online.
Por isso, esse é outro ponto para se atentar. Verifique se o nome escolhido está disponível para ser usado como domínio de site (para sua loja virtual) ou como username nas redes sociais.
Apesar da disponibilidade não ser um fator crucial, caso esteja disponível, pode ser uma grande vantagem para sua presença online.
4. Verifique se o nome é registrado
Muitas pessoas esquecem desse detalhe, mas conferir se o nome da sua marca já está registrado é fundamental. Afinal, caso outra empresa já tenha registrado o nome, você pode ter que trocá-lo quando menos esperar.
Portanto, faça pesquisas para garantir que o nome para lojas de roupa não infringe o direito autoral de outros negócios.
Para isso, você pode acessar o portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para conferir se existe alguma marca ou produto registrado com o nome escolhido.
50 ideias de nomes para loja de roupas
Nome para lojas de roupas femininas
- Chic Boutique
- Bela Boutique
- Alta Costura Boutique
- Madame Store
- Lady Store
- Passarela Store
- Sempre Fashion
- Fashion Store
- Look Certo
- Look Premium
- Moda Rara
- Moda criativa
- [Seu nome] Moda
- [Seu nome] Boutique
- [Seu nome] Store
Nome para lojas de roupas masculinas
- Homem Moderno
- Moda para Homens
- Estilo VIP
- Traje VIP
- Império VIP
- Império Store
- Alpha Store
- Mister Store
- Belo Traje
- Moda Única
- Casual Look
- Conforto & Estilo
- [Seu nome] Moda
- [Seu nome] Store
- [Seu nome]
Nomes de lojas de roupas unissex
- Moda Livre
- Moda Viva
- Free Style
- Trend Store
- Fashion Fusion
- Be You
- Autêntica Moda
- Inova Moda
- Power Grife
- Closet Livre
Nome de loja de roupa infantil
- Sonho de Criança
- Doce Infância
- Magia da Moda
- Estilo Kids
- Para Baixinhos
- Arco-íris Store
- Pingo de Gente Store
- ABC Moda
- Mini Moda
- Charme Infantil
Se ainda estiver em dúvida de qual nome escolher, uma boa dica é usar o ChatGPT ao seu favor. Ele é um chat de inteligência artificial que responde perguntas, esclarece dúvidas, e muito mais. Pedir sugestões por lá pode facilitar o encontro do nome perfeito para sua loja!
Registro de marca: o que é e quando fazer?
O registro de marca é um processo legal que resguarda o nome ou qualquer outro elemento que faz parte da identidade da sua empresa.
Esse registro garante o direito exclusivo sobre o nome, evitando que concorrentes utilizem o mesmo ou outro parecido. Para quem quer a exclusividade e já tem grandes planos para o negócio, o registro pode ser feito antes do lançamento da marca.
Esse processo possui custos, por isso, pode não ser viável logo no início. Porém, assim que possível, o investimento vale a pena para garantir o nome do seu negócio. Afinal, sua marca é o principal patrimônio da sua empresa!
Para entender a importância do registro de marca, veja o que aconteceu com a empresa Sodiê Doces, uma rede especializada em bolos com mais de 340 lojas no Brasil. Confira!
Caso Sodiê Doces
Pode ser que você já tenha consumido os produtos e conheça a Sodiê. Porém, o que talvez você não saiba é que esse não foi o primeiro nome da marca.
A Sodiê Doces se lançou no mercado como Sensação Doces, e já era uma grande rede quando tentou registrar o nome e teve o processo barrado pela Nestlé, que já havia registrado um de seus chocolates com o mesmo nome.
Aí, já dá para imaginar o problema, não é? A Sodiê, na época Sensação Doces, precisou investir mais de 3 milhões de reais para mudar toda a marca, alterando nome, a fachada de 74 lojas e toda sua comunicação visual e marketing.
Segundo a Cleusa, dona da empresa, esse dinheiro precisou ser gasto para “colocar a marca de pé novamente”. Ou seja, a falta de um registro de marca custou muito caro, nesse caso.
Por isso, se você já está com seu negócio em andamento ou está abrindo sua loja de roupas, mas está confiante no crescimento da sua empresa, invista no registro do nome assim que possível. Dessa forma, você evita imprevistos como esse.
No vídeo abaixo, você pode conferir mais detalhes sobre o caso da Sodiê e como a Cleusa fez para salvar o seu negócio:
Leia também: Como saber se uma marca já existe? Aprenda a pesquisar!
Conte com um ERP na gestão da sua loja de roupa!
O dia a dia em uma loja envolve muitas funções: desde o contato com fornecedores até a emissão de notas fiscais. Isso sem citar o controle financeiro, a gestão de e-commerce (no caso de lojas online), envio e rastreio de mercadorias, e afins.
Só de pensar em todas essas responsabilidades já cansa, não é? Porém, a gestão do seu negócio não precisa ser exaustiva e burocrática. Com um bom sistema de gestão, você pode automatizar diversas dessas tarefas.
Um ERP como o Bling!, por exemplo, permite:
- uma gestão financeira integrada;
- a emissão descomplicada de notas fiscais;
- um controle eficiente do estoque;
- integrações logísticas estratégicas;
- a organização do cadastro de clientes e fornecedores;
- e muito mais!
Por isso, se você quer ter sucesso na administração do seu negócio, uma das melhores dicas é investir em um bom sistema de gestão empresarial.
Quer saber mais sobre as funcionalidades do Bling! e como elas podem facilitar o seu dia a dia? Então, confira aqui tudo o que o nosso ERP oferece!