Escolher bons nomes de mercearia faz total diferença na forma como os clientes percebem sua marca e pode, inclusive, te ajudar a conquistar mais lucros, fidelizar os consumidores e auxiliar na expansão dos negócios.
O próprio setor de comprar em mercados, mercearias e estabelecimentos com oferta de comida, bebida e itens diversos para casa mostra-se promissor. Uma pesquisa do Mordor Intelligence identificou um aumento de 3,30% em investimentos para o setor entre 2024 e 2029. Espera-se que, até lá, o valor alcance os US$ 1,16 trilhões!
É importante, porém, lembrar que a mera abertura de uma instalação não garante o sucesso do negócio. Você deve ter uma cultura interna que ofereça não apenas bons preços, como bom atendimento. Neste aspecto, contar com um bom nome que converse com seus consumidores e reforce seus princípios e valores, também é uma ótima ideia.
Para compreender este tema, continue a leitura! No material de hoje, além de ajudar com ideias de nomes de mercearia, falaremos também sobre a importância dos termos que representem suas ideias e tenham força para fixar na mente dos clientes!
Vamos começar?
O que você verá no artigo:
Qual a importância do nome para um negócio?
Além de identificar o estabelecimento, um bom nome de mercearia é capaz de criar impressões positivas e transmitir uma mensagem otimista para os clientes sobre a qualidade, preço e variedade dos produtos ofertados.
Por esta razão, priorizar um nome para mercadinho criativo é essencial para, além de atrair consumidores, fixar sua marca e facilitar o destaque do seu negócio nas redondezas.
Como ter boas ideias de nome de mercearia?
Escolher bons nomes para mercearia de bairro envolve alguns cuidados. Ao adotar determinadas atitudes, a definição é mais fácil e, como resultado, a percepção dos consumidores com relação ao seu negócio também é positiva. Para te ajudar neste aspecto, existem 3 etapas-chave a observar.
1. Quem é seu público-alvo?
O primeiro passo para saber como escolher nome para mercadinho ou outro tipo de negócio é conhecer o seu público. Você deve considerar fatores, como a localidade, a classe financeira dos clientes, quais são os produtos de interesse dessas pessoas e suas necessidades.
Desta forma, você escolhe um nome de mercearia que, mais do que transmitir a mensagem do seu negócio, seja marcante para quem consome sua marca e seus produtos.
Veja mais em nosso post sobre público-alvo: como definir e alcançar
2. Qual a personalidade do seu negócio?
A proposta de oferta merece atenção na hora de escolher um nome para mercearia ou lanchonete, por exemplo. Você vende produtos artesanais? Caseiros? Seu forte é a criatividade ou a tradição?
Quando você determina a personalidade do negócio, fica mais fácil direcionar a escolha e as ideias de nome de mercearia por um caminho que faça mais sentido para o seu negócio.
3. Elementos regionais e culturais
Elementos culturais e regionalismos são excelentes formas de fortalecer sua marca e facilitar a conexão dos consumidores com seu negócio. Imagine, por exemplo, que seu estabelecimento fique numa famosa avenida da cidade, que além do nome, tenha um “apelido” ou outra forma pela qual é conhecida.
Com estas características, você pode unir esse apelido às características sobre seus produtos para criar nomes de mercadinhos pequenos, mas poderosos, que gerem conexão entre o público, a localização e suas ofertas, por exemplo.
12 ideias nomes criativos de mercearia
Uma vez entendidas as características-chave para nomeação, o próximo passo é, de fato, criar sugestões de nome de mercearia que as levem em consideração. Também é bastante interessante observar características locais na hora da escolha dos termos. Veja alguns exemplos abaixo.
Mercadinho criativo
Se você trabalha com base na criatividade, é importante que o nome do seu negócio transmita esta ideia, cative os clientes, traga aconchego e reforce a ideia de inovação.
Algumas ideias interessantes são:
- Casa da Colheita;
- TemTudo;
- Vida Fresh;
- We Market.
Aqui, lembre-se de considerar os aspectos que apresentamos no tópico anterior para determinar o uso de palavras estrangeiras. Afinal, é importante que as pessoas saibam do que se trata seu negócio apenas com o nome.
Mercadinho bíblico
Uma boa estratégia para nomear negócios é adotar critérios baseados na bíblia ou escrituras sagradas. Além de transmitir uma mensagem positiva, este tipo de termo também atrai determinadas pessoas do nicho religioso.
Alguns nomes:
- Da Terra Prometida;
- Pão e Mel;
- Essência de Éden;
- Santo Pão.
Estes nomes carregam um simbolismo positivo e transmitem fé, abundância e tradição.
Nomes para mercadinho e lanchonete
É bastante comum a existência de negócios mistos, onde, durante o dia, funciona uma mercearia e, à noite, uma lanchonete. Neste caso, é importante escolher termos que funcionem tanto como nome para mercadinho, quanto para um local que oferece refeições rápidas.
Algumas ideias interessantes para este conceito são:
- Sabor e Prosa;
- Armazém da Esquina;
- Cantinho do Pão;
- Empório do Sabor.
Estes nomes são versáteis e servem à ideia de venda de produtos para o dia a dia, da mesma forma que transmitem a ideia de lanches e sanduíches para consumo no local.
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Escolhi o nome, e agora?
Depois de compreender como escolher nome para mercadinho, o próximo passo é executar uma série de validações para, então, abrir o negócio já sob a novo termo! Estas etapas são cruciais para evitar ocorrências negativas, como escolher uma nomenclatura já utilizada ou que cause má impressão nas pessoas.
A primeira coisa que você pode fazer é testar o nome com amigos, familiares e potenciais clientes. Assim, você já tem uma primeira ideia sobre o que eles acham e se existem empecilhos ou oportunidades de melhorar a percepção do que você escolheu.
Também é importante checar a concorrência para evitar o uso de um nome que já está no mercado. Afinal, você não quer que confundam seu negócio com outro, não é? Faça buscas na internet para se certificar de que o que você escolheu é único na região e, se preciso, retome as ideias iniciais para alterações.
Como medida auxiliar, você também pode verificar a disponibilidade do nome em registros comerciais e de domínio, caso planeje expandir os negócios para o virtual. Assim, você garante que a nomenclatura esteja “livre” para uso em sites, e-mails e outras formas de aplicação online.
Veja mais em: Como saber se uma marca já existe? Aprenda a pesquisar!
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