Não é novidade que a Black Friday é uma das principais datas de venda para o comércio físico e eletrônico. Porém, após a avalanche de vendas, bons negócios e promoções por todos os lados, é preciso o negócio recuperar o fôlego e seguir com boas estratégias para fechar o ano com ótimos resultados. Isso porque assim que termina a Black Friday já começam os preparativos para vendas de Natal, festas de final de ano e férias.
São diversos setores que movimentam as vendas com esses motes especiais, e o consumo online cresce a cada nova edição da Black Friday. Porém, o lojista não pode perder o ritmo. Já que esse período favorece a atração de novos clientes para o negócio, é preciso manter o estímulo deles para voltar a fazer compras na sua loja, investindo na retenção de clientes.
O que você verá no artigo:
Como manter as vendas em alta pós Black Friday?
O que se deve levar em conta é que todos os cadastros novos feitos no período de Black Friday, ficarão retidos como tráfego gerado pela loja. É preciso saber usar esses dados para manter contato com o cliente e mostrar os benefícios em comprar outros produtos na sua loja.
É interessante aproveitar que o período ainda é propício para vendas, já que as compras de Natal e final de ano ainda estão no radar do público. Confira algumas dicas que separamos:
1) Dê atenção ao cliente:
Sabe aquele cliente que se cadastrou pra receber as novidades? Enviei um e-mail, agradeça a compra, mantenha-se disponível. Assim se cria um relacionamento e você fica com canal aberto pra enviar pesquisa de satisfação ou promoções futuras. É importante entender que o mais difícil – fazer aquela conversão de venda – você já conseguiu, agora é preciso que ele lembre da sua loja na próxima compra. O pós venda conta muito na experiência de compra do cliente.
2) Ofereça vantagens:
O importante é o cliente ver na sua loja a possibilidade de fazer bons negócios. No pós venda, além de se colocar à disposição, é preciso oferecer vantagens, como um cupom de desconto para uma nova compra, ou um e-book de conteúdo relacionado ao estilo da compra, ao segmento da loja.
3) Integre os canais de venda:
Quando houver a possibilidade, é super viável implantar o sistema de troca gratuita em uma loja física. É uma forma de integrar os canais e ainda maximizar as chances de uma nova venda.
4) Senso de urgência:
Gerar urgência no consumidor também é uma estratégia que pode garantir novas vendas rapidamente. Utilize um cronômetro de contagem de últimos dias para aproveitar descontos de pós Black Friday ou deixe alguns dias alguns produtos com descontos expressivos, mas lembre-se de manter o prazo curto.
5) Estender os descontos e promoções:
Após a campanha da Black Friday, é válido estender o período de promoções (se houver possibilidade de estoque). É uma forma de contemplar aquele cliente que, por algum motivo, possa ter perdido as ofertas e descontos especiais. Mas para isso ter validade é importante avisar o cliente para ele sentir o valor de pertencimento.
6) Promover evento:
Se o e-commerce pensar em ampliar o período de descontos, ou criar eventos específicos de venda, é importante que estes estejam previamente pensados no calendário anual de ações. Da Black Friday ao Natal a tendência é que as vendas continuem em alta, a grande questão é manter bons motivos de compra nos primeiros meses do ano. Como o primeiro trimestre é fraco, vale pensar em eventos pontuais de descontos neste período, para poder continuar com boas metas de vendas. Saldão de vendas em janeiro e fevereiro é sempre um bom mote para faturar.
Vender mais e melhor
Mesmo em períodos de crise, as campanhas de vendas acabam fazendo bastante sucesso no e-commerce. A área de retenção de clientes deve ser prioritária para que seja possível manter contato com aquele cliente pós compra.
A comunicação da loja e a ligação com múltiplos marketplaces é fundamental para manter a recorrência de vendas. Desta forma também é possível promover um melhor engajamento do consumidor. O comportamento do consumidor vem sofrendo transformações nos últimos anos, e melhor forma de criar relações fortes e duradouras é oferecer uma ótima experiência de compra.
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Para o e-commerce ter sucesso em suas operações e também nas promoções, contar com uma organização interna é essencial. O Bling é um sistema de gestão online que torna os processos administrativos do seu e-commerce mais organizados e facilitados. Além disso, a ferramenta também pode integrar seu e-commerce aos marketplaces, emitir nota fiscal eletrônica e boleto bancário, controlar o estoque e a logística.
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