Você pode não imaginar, mas o Dia dos Pais é a segunda maior data comemorativa com pedidos efetuados pelo e-commerce no Brasil. Comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, a data que festeja os pais só perde em estatísticas de vendas para o Dia das Mães, quando levadas em considerações as datas comemorativas. Portanto, vale deixar tudo em ordem para o consumidor adiantar as compras com tranquilidade e garantir um Dia dos Pais super especial.
Em 2018, as vendas superaram as expectativas, sendo o melhor resultado desde 2013, por isso estima-se que neste ano o e-commerce ganhe ainda mais consumidores em função da data. A maior integração entre pais e filhos vem refletindo o crescente cuidado com os presentes nos últimos anos, e também, a área de comidas e bebidas ganha espaço com o motivo para festas e reuniões familiares.
Para o e-commerce, é uma oportunidade onde marcas e consumidores se conectam e as lojas podem oferecer experiências marcantes para seu público. Para que isso aconteça, confira algumas dicas para preparar sua loja virtual para a data que se aproxima:

1) Conheça o seu público

Dentro do seu setor de vendas, busque qual o perfil do comprador para entender melhor as suas escolhas. Por exemplo, o Dia do Pais apesar da busca ser de itens para homens, as compras são feitas por seus parceiros, esposas e filhos. Por isso é interessante pensar na experiência do consumidor com o ponto de vista de quem está comprando, não de quem será presenteado. Isso vale para todas as datas especiais.

2) Selecione produtos com potencial de vendas

Já foi a época em que se ofereciam lembrancinhas para o Dia dos Pais. A cada ano o ticket médio vem crescendo, e conforme a E-bit, no último ano passou de 400 reais. Isso por que os artigos mais populares para agradar os pais são eletrônicos, como notebooks, celulares, tablets, além de artigos clássicos, como relógios, tênis e vinhos.
Uma boa dica para chamar a atenção do consumidor selecione artigos que estejam com preços atrativos e que se encaixem na procura e deixe em destaque na sua página. Como em outras compras, a jornada do consumidor inicia por uma pesquisa de informações e comparação de preços. Mas é importante as sugestões de vendas, já que 25% dos consumidores assumem ter dificuldade para escolher os itens de compra.

3) Atente aos prazos de entrega

Quando se fala em compras para datas especiais, sempre se imaginam compras feitas na véspera ou no próprio dia. Pois essa percepção tem mudado devido ao prazo do e-commerce. O consumidor está se programando para comprar com as vantagens que o e-commerce oferece, com a comodidade e a praticidade de comprar a qualquer horário no conforto de casa.
Mas para ter sucesso, é importante que a loja ofereça prazo de entrega rápido e vantagens como frete grátis, por exemplo. Dados apontam que a cada cinco consumidores somente um compra pela internet em datas especiais, ou seja, ainda é preciso melhorar muito a experiência online. A combinação entre frete grátis, preços atraentes e curto prazo de entrega é a ideal para garantir mais vendas.

4) Aproveite para conquistar novos clientes

Uma nova campanha de vendas é sempre uma oportunidade para garantir novos clientes, pessoas que encontraram sua loja na pesquisa por um produto, ou encontraram em um marketplace. Lembre-se sempre que a venda não é somente do produto, mas da ideia do presente, o contexto da compra e da utilização do produto. Venda além do produto, venda a experiência e isso ajudará no marketing do seu negócio.

5) Prepare seu canal de vendas

O aumento de vendas não pode ser um problema para a gestão do seu negócio. Fazer um bom planejamento de gestão de estoque, pedidos e logística de entregas é fundamental para a loja funcionar com menos chances de erros ou perda de vendas. Para isso, nada melhor do que um sistema de gestão como o Bling!. Com ele, todos os produtos ficam registrados, e as vendas são controladas com maior exatidão, assim como a emissão de boletos e o controle da entrega. O sistema é fácil e intuitivo e seu negócio terá maior desempenho devido a maior organização e planejamento.

6) Capriche na experiência do consumidor

Essa é uma dica básica: não dificulte a compra, impulsione o fechamento da venda com uma loja de fácil acesso. Exponha os produtos de forma interessante, e promova as datas especiais com dicas de presentes. Na parte da compra, o consumidor vai avaliar o preço, mas também o prazo de entrega e as condições de pagamento. Facilite esse processo e ofereça sempre uma boa experiência. Isso vai garantir que o consumidor opte mais vezes pelo seu e-commerce.

7) Amplie seus canais de venda

Os consumidores costumam procurar primeiro os sites de grandes redes varejistas. Por isso, para as pequenas e médias empresas, é interessante estar nos marketplaces para aproveitar esse potencial de vendas e ampliar a sua rede de contatos.

A data é especial e a corrida pelos presentes já começou. Faça mais pela sua loja virtual e aproveite para expandir as suas vendas. Estar preparado é fundamental a fim de oferecer melhores experiências, além de produtos de qualidade.