A área da logística, no geral, é repleta de oportunidades de melhorias e redução de custos. Isso se estende também à gestão de estoque de mercadorias. Quando mal gerida, pode comprometer seriamente as finanças de uma empresa.
Com tanta importância, como fazer para melhorar o controle do estoque e maximizar os resultados do e-commerce? No post de hoje, vamos falar sobre a gestão do estoque. Quais são seus benefícios e como as empresas podem melhorar os resultados através de um controle efetivo. Acompanhe!
O que você verá no artigo:
O que é o controle de estoque?
O controle de estoque — ou, de forma mais ampla, gestão de estoque. É a área responsável por controlar e analisar a entrada e saída das mercadorias, bem como sua movimentação dentro da empresa. Ela também é a responsável por fornecer dados confiáveis para que a gestão de compras seja eficaz. Também para que a área financeira possua maior controle sobre os custos relacionados ao estoque.
Quais são as vantagens de fazer um controle de estoque eficaz?
Uma das maiores reclamações de clientes de e-commerce é com relação às entregas. No entanto, esses atrasos muitas vezes não são de responsabilidade apenas das transportadoras. A falta de controle do estoque pode gerar a falta de mercadoria. O que acaba fazendo com que os pedidos sofram atrasos. Portanto, uma das maiores vantagens é a disponibilidade de produtos. Que reduz o índice de atrasos na entrega ou até mesmo a perda das vendas ocasionadas por furo de estoque.
Além disso, com o acompanhamento de indicadores, é possível definir exatamente quando um produto deve ser comprado (levando em consideração os prazos que os fornecedores demoram para entregar esse item) e em quais quantidades. Prevenindo, assim, o excesso de produtos em estoque ou até mesmo a falta deles.
Com esse controle rigoroso de compras, é possível evitar o comprometimento do capital de giro e manter a saúde financeira da sua loja virtual.
Como fazer o controle de estoque?
Para se fazer um controle de estoque eficaz, o primeiro passo é organizar os itens. Caso você possua o estoque físico das mercadorias. Crie critérios de endereçamento e organize os produtos de acordo com eles. Além disso, cadastre os itens com um código único. Isso evita que haja duplicidade no inventário ou furos na hora de encontrar a mercadoria.
Com a rotina organizada, o ideal é que se crie indicadores que apontam informações importantes, como:
- A rotatividade de cada item;
- o fluxo de movimentação do estoque e os saldos no período;
- produtos com maior circulação;
- produtos sem movimentação;
- saldos em estoque;
- visão financeira do estoque.
Assim, é possível ter informações sólidas que podem auxiliar no processo de tomada de decisão.
A utilização de um software ERP. Além de integrar os processos de seu e-commerce. Pode auxiliar no controle do estoque de forma eficaz e automatizada, reduzindo assim os riscos de erros e retrabalho. Bem como a necessidade de controles manuais.
Ficou claro que o controle de estoque é uma área importante para o e-commerce e como pode afetar a rotina de outras áreas? Como você controla o seu estoque? Você utiliza as informações como estratégia para tomada de decisão em outros departamentos? Conte-nos sobre suas experiências através dos comentários!