Uma das perguntas mais procuradas nesses dias é: quando é a Black Friday? Se você também quer a resposta e ainda entender como preparar seu e-commerce, fique conosco!
Data mais aguardada pelo comércio brasileiro, a Black Friday 2016 chega no dia 25 novembro. Consolidada no Brasil, especialmente no e-commerce, tem uma estimativa de faturamento para 2016 de R$ 2,14 bilhões, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Para você que está aí se perguntando o que é a Black Friday, saiba que ela é uma data originada nos Estados Unidos com o intuito de promover uma sexta-feira de grandes promoções. A Black Friday é uma ótima oportunidade para os consumidores adquirirem mercadorias com descontos atrativos e uma boa alternativa para os lojistas liquidarem o estoque antes do Natal, principalmente de produtos “encalhados”.
Confira algumas informações que podem ajuda-lo a criar as melhores ofertas na Black Friday 2016 e aproveitar para impulsionar as vendas em sua loja virtual.
O que você verá no artigo:
Como se preparar para a Black Friday 2016
Essa data gera um fluxo enorme de dados e operações. Em relação aos pedidos, por exemplo, a expectativa é que as lojas virtuais recebam 7,63 milhões de encomendas entre os dias 24 e 27 de novembro. Por isso, os empresários do e-commerce precisam redobrar a atenção com o back office durante a Black Friday para evitar divergências em informações importantes como disponibilidade, descontos e valor de frete.
Quando é Black Friday, os sistemas precisam estar fortalecidos
Se sua loja virtual vai participar com ofertas na Black Friday, é muito importante realizar testes de carga, pois eles podem indicar se o seu site suporta o três vezes mais acessos do que o normal nas primeiras 24 horas de promoções – período mais movimentado.
Além da plataforma de loja virtual, certifique-se de que seu sistema de gestão online (ERP) está apto para operar com o grande fluxo de dados (cadastros, pedidos, faturamento, logística), afinal, você precisa de agilidade e precisão nas operações. Além disso, a segurança das informações é fundamental para evitar golpes, fraudes e hackeamentos. O indicado é contar com um bom ERP em nuvem, que utilize criptografia para comunicação com os servidores.
Como reforço para a segurança de seu e-commerce, integre antivírus e firewall ao back office para reduzir as possibilidades de prejudicar a gestão.
Gere as melhores ofertas na Black Friday
Participar da Black Friday não é simplesmente dar descontos. É preciso planejamento estratégico para você liquidar com lucros e não com prejuízos. Desse modo, selecione as mercadorias que serão parte das suas melhores ofertas dando preferência a itens que não tiveram boa saída ou já não são hits do momento.
Importante: as melhores ofertas devem ser descontos reais, que irão reduzir o preço do produto ao consumidor, mas ainda assim você terá lucro, ou seja, o desconto varia de mercadoria para mercadoria. É preciso analisar cada situação com o pé no chão.
Capriche na divulgação
A divulgação é essencial para tornar sua marca conhecida e atrair clientes. Para os descontos da Black Friday, o ideal é investir em ações de marketing com antecedência, para que os consumidores possam se preparar e não esqueçam do seu e-commerce. A dica é apostar em Marketing Digital como a divulgação nas redes sociais e mídia paga.
Certifique a segurança do seu site
Além dos dados de sua loja, todas as informações sobre seus clientes devem estar seguras. Portanto, um dos itens básicos é que seu site possua certificado digital SSL ativo, cuja função é garantir ao internauta que o site o qual ele está acessando é realmente aquele, e não uma página clonada. Esse item é comumente consultado pelo usuário, que checa se a URL do domínio é do tipo “https”.
Explore o pós-venda
A Black Friday é uma oportunidade excelente para conseguir novos cadastros de clientes. Aproveite os dados fornecidos no cadastramento para futuras ofertas com foco no perfil de cada consumidor.
Reforço nos Correios
Com expectativa de um aumento de 14% no volume de encomendas durante a Black Friday 2016, os Correios prepararam uma série de ações para o período, como contratação de equipe temporária, linhas extras de transporte (de aérea e de superfície) e reforço dos recursos de gerenciamento de risco de cargas.
Leia também: Saiba as vantagens de ter contrato com os Correios e Sigep web
Além disso, a empresa destaca que, para garantir o cumprimento dos prazos de entrega, serão acrescidos dois dias úteis para os serviços de encomendas no período entre 25 de novembro e 31 de dezembro.
Nosso bônus
Para obter mais dicas sobre como vender durante a Black Friday 2016, o Anymarket, hub de integração parceiro do Bling, preparou o guia “Como se preparar para a Black Friday nos marketplaces”, que reúne informações sobre como realizar promoções e vender de forma eficiente na sexta-feira mais aguardada do ano. Baixe de graça clicando aqui.
Depois de saber quando é a Black Friday e como preparar seu e-commerce, você já deve estar pensando nas melhores ofertas e estratégias que pode elaborar para este ano. Conte-nos nos comentários quais serão suas sacadas!