Uma das perguntas mais procuradas nesses dias é: quando é a Black Friday? Se você também quer a resposta e ainda entender como preparar seu e-commerce, fique conosco!

Data mais aguardada pelo comércio brasileiro, a Black Friday 2016 chega no dia 25 novembro. Consolidada no Brasil, especialmente no e-commerce, tem uma estimativa de faturamento para 2016 de R$ 2,14 bilhões, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Para você que está aí se perguntando o que é a Black Friday, saiba que ela é uma data originada nos Estados Unidos com o intuito de promover uma sexta-feira de grandes promoções. A Black Friday é uma ótima oportunidade para os consumidores adquirirem mercadorias com descontos atrativos e uma boa alternativa para os lojistas liquidarem o estoque antes do Natal, principalmente de produtos “encalhados”.

Confira algumas informações que podem ajuda-lo a criar as melhores ofertas na Black Friday 2016 e aproveitar para impulsionar as vendas em sua loja virtual.

Como se preparar para a Black Friday 2016

Essa data gera um fluxo enorme de dados e operações. Em relação aos pedidos, por exemplo, a expectativa é que as lojas virtuais recebam 7,63 milhões de encomendas entre os dias 24 e 27 de novembro. Por isso, os empresários do e-commerce precisam redobrar a atenção com o back office durante a Black Friday para evitar divergências em informações importantes como disponibilidade, descontos e valor de frete.
Quando é a Black Friday 2016

Quando é Black Friday, os sistemas precisam estar fortalecidos

Se sua loja virtual vai participar com ofertas na Black Friday, é muito importante realizar testes de carga, pois eles podem indicar se o seu site suporta o três vezes mais acessos do que o normal nas primeiras 24 horas de promoções – período mais movimentado.

Além da plataforma de loja virtual, certifique-se de que seu sistema de gestão online (ERP) está apto para operar com o grande fluxo de dados (cadastros, pedidos, faturamento, logística), afinal, você precisa de agilidade e precisão nas operações. Além disso, a segurança das informações é fundamental para evitar golpes, fraudes e hackeamentos. O indicado é contar com um bom ERP em nuvem, que utilize criptografia para comunicação com os servidores.

Como reforço para a segurança de seu e-commerce, integre antivírus e firewall ao back office para reduzir as possibilidades de prejudicar a gestão.

Gere as melhores ofertas na Black Friday

Participar da Black Friday não é simplesmente dar descontos. É preciso planejamento estratégico para você liquidar com lucros e não com prejuízos. Desse modo, selecione as mercadorias que serão parte das suas melhores ofertas dando preferência a itens que não tiveram boa saída ou já não são hits do momento.

Importante: as melhores ofertas devem ser descontos reais, que irão reduzir o preço do produto ao consumidor, mas ainda assim você terá lucro, ou seja, o desconto varia de mercadoria para mercadoria. É preciso analisar cada situação com o pé no chão.

Melhores Ofertas Black Friday

Capriche na divulgação

A divulgação é essencial para tornar sua marca conhecida e atrair clientes. Para os descontos da Black Friday, o ideal é investir em ações de marketing com antecedência, para que os consumidores possam se preparar e não esqueçam do seu e-commerce. A dica é apostar em Marketing Digital como a divulgação nas redes sociais e mídia paga.

Certifique a segurança do seu site

Além dos dados de sua loja, todas as informações sobre seus clientes devem estar seguras. Portanto, um dos itens básicos é que seu site possua certificado digital SSL ativo, cuja função é garantir ao internauta que o site o qual ele está acessando é realmente aquele, e não uma página clonada. Esse item é comumente consultado pelo usuário, que checa se a URL do domínio é do tipo “https”.

Explore o pós-venda

A Black Friday é uma oportunidade excelente para conseguir novos cadastros de clientes. Aproveite os dados fornecidos no cadastramento para futuras ofertas com foco no perfil de cada consumidor.

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Reforço nos Correios

Com expectativa de um aumento de 14% no volume de encomendas durante a Black Friday 2016, os Correios prepararam uma série de ações para o período, como contratação de equipe temporária, linhas extras de transporte (de aérea e de superfície) e reforço dos recursos de gerenciamento de risco de cargas.

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Além disso, a empresa destaca que, para garantir o cumprimento dos prazos de entrega, serão acrescidos dois dias úteis para os serviços de encomendas no período entre 25 de novembro e 31 de dezembro.

Nosso bônus

Para obter mais dicas sobre como vender durante a Black Friday 2016, o Anymarket, hub de integração parceiro do Bling, preparou o guia “Como se preparar para a Black Friday nos marketplaces”, que reúne informações sobre como realizar promoções e vender de forma eficiente na sexta-feira mais aguardada do ano. Baixe de graça clicando aqui.

Depois de saber quando é a Black Friday e como preparar seu e-commerce, você já deve estar pensando nas melhores ofertas e estratégias que pode elaborar para este ano. Conte-nos nos comentários quais serão suas sacadas!