Um grande problema que acontece na precificação de produtos é o rateio de custos fixos.
E diferente de outros problemas de processos, essa ação vai impactar negativamente a sua competitividade.
Com isso em mente, neste artigo vamos te explicar mais a fundo, como o rateio de custos é prejudicial para as suas vendas.
O que você verá no artigo:
Primeiro, o que é o Rateio de Custos Fixos?
Antes de começarmos a detalhar o problema dessa prática, é necessário entendê-la.
E para isso, visualize um cliente qualquer, comprando um eletrodoméstico, onde o seu preço de venda foi formado pela soma dos custos e despesas variáveis, além de uma pequena parcela dos custos fixos e claro, a margem de lucro.
Com esse exemplo, basicamente resumimos o rateio de custos fixos e mais a frente vamos falar do problema de aplicá-lo.
De maneira geral, esse processo se baseia em somar todos os custos e despesas fixas do mês e proporcionalmente, atribuí-los aos preços dos produtos.
Há uma segunda forma de ratear custos, que é chamada de custeio direto.
E essa metodologia leva em conta apenas os gastos da venda, ou seja, os custos e despesas variáveis, na formação de preços.
Com relação ao pagamento dos custos fixos, é utilizada a margem de contribuição para pagá-los.
Qual o problema do Rateio de Custos Fixos?
Por ser uma prática intuitiva e rápida, o rateio de custos fixos é uma das maneiras de precificar mais divulgadas, principalmente pelo público contábil.
Porém, precificação é um processo que precisa levar em conta fatores que não se encontram no DRE, por exemplo. É preciso considerar mercado, concorrência e claro, a estratégia de crescimento.
Dessa forma, o rateio de custos fixos acaba perdendo força. Veja o exemplo abaixo:
- Uma loja virtual, do nicho de beleza, e possui R$30.000,00 de custos fixos (salários a pagar, aluguel, marketing, etc);
- Existem concorrentes nesse mesmo nicho que estão começando agora no varejo e possuem custos fixos abaixo de R$2.000 (hospedagem de site, marketing, etc) – São empresários(as) que estão trabalhando de casa, por exemplo;
Se esses negócios comercializarem os mesmos produtos, em canais de vendas parecidos e usarem o rateio de custos fixos, podemos concluir que o concorrente que possuir maiores custos vai estar em desvantagem.
Além da competitividade, um segundo fator a considerar é a precisão desse método.
Não há recomendações precisas sobre o percentual ideal para usar, logo não sabemos se devemos diluir 1%, 5%, 10% ou até mais no preço de venda. E se houver recomendações, esses números não são confiáveis, afinal cada negócio possui um valor de custo e despesas fixas.
Para finalizar, diluir 15% de custos em um produto que custa R$300,00 é diferente de um rateio de 15% para um produto que custa R$30,00. Portanto, esse método é ainda mais nocivo para as suas vendas e gestão financeira.
Uma alternativa para isso, é seguir um processo de precificação que tenha como base a geração de lucro e com base nela, a utilizar para pagar as contas ao final do mês.
É uma maneira mais segura e que reduz a exposição ao risco.
Como precificar com segurança?
Ao início dessa conversa, nós mencionamos o custeio direto, que se baseia apenas nos custos e despesas variáveis.
E na composição do preço de venda desse produto, utilizamos a margem de contribuição, que é o lucro bruto de cada venda. O montante desse indicador será utilizado para pagar todos os custos fixos do negócio.
Abaixo, vemos o cálculo da margem de contribuição de uma determinada calça:
- Preço de venda: R$50,00;
- Tributação: 4%;
- Custo da mercadoria + Frete: R$25,00;
- Comissão do marketplace: 12%;
No total, essa venda possui R$33,00 de custos e despesas variáveis, logo a sua margem de contribuição é a diferença desse valor e o preço de venda.
Preço de venda = Margem de contribuição – Custos e despesas variáveis
50 = Margem de contribuição – 33
Margem de contribuição = R$17,00 ou 34%
Utilizando esse método, podemos ter clareza com relação às margens de lucro, ao entender que dos R$50,00 do preço dessa calça, temos R$17,00 de lucro para contribuir no pagamentos dos gastos mensais.
Para tornar mais fácil os seus cálculos, te convidamos a conhecer esta calculadora de preços.