O mercado atual passou por muitas mudanças nos últimos anos, e o perfil dos consumidores também vem se diferenciando. A era digital tem tornado essas mudanças mais rápidas. O que faz com que as empresas precisem estar atentas a fim de acompanhar esse movimento.
Cada vez mais as empresas têm optado pelo mercado digital como uma ponte até o cliente, ou até mesmo como local de atuação integral. Com o grande número de empresas na rede, é necessária uma boa estratégia de marketing para se destacar e alcançar o sucesso.
Nesse sentido, o marketing digital veio para revolucionar a forma como as corporações desenvolvem suas plataformas. Trazendo ótimos resultados para aquelas que fazem uso de técnicas relacionadas.
Entre as estratégias do marketing digital encontra-se a gestão dos ativos digitais. Item de fundamental importância para fortalecimento da marca, relação com os clientes e também para o aspecto financeiro. Leia este post e descubra o que são ativos digitais.
O que você verá no artigo:
Marketing de conteúdo versus ativos digitais
Para se destacar no mercado digital não basta apenas marcar presença. A sua empresa pode ter todos os canais abertos para chegar ao seu cliente, perfis em redes sociais, websites, blogs, etc… Mas se ela não tiver um conteúdo de qualidade para apresentar a esse cliente os resultados não serão positivos.
Na verdade, há grandes chances de que a sua empresa passe uma imagem negativa aos consumidores. O que irá impactar negativamente o valor e a confiabilidade da sua marca.
O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que vai atuar diretamente no sentido de produzir material de qualidade e adequado tanto ao canal de comunicação escolhido quanto ao público-alvo.
Portanto, o marketing de conteúdo está diretamente ligado aos ativos digitais. Influenciando a qualidade deles de forma considerável.
O que são ativos digitais
O termo “ativo” é um conceito contábil que diz respeito ao patrimônio de uma empresa. Eles podem se dividir de duas formas:
Ativos tangíveis: facilmente quantificáveis. Exemplo: imóveis, equipamentos, bens móveis, etc.
Ativos intangíveis: quantificação mais complexa. Exemplo: ativos digitais.
Tudo aquilo que engloba conteúdos e estratégias usados por uma empresa para atrair clientes, consolidar a sua marca e divulgar os seus produtos e serviços na internet pode ser considerado como um ativo digital.
Os tipos de conteúdos que fazem parte dos ativos digitais são os mais diversos, podendo consistir em imagens, vídeos, animações, apresentações, sites, fanpage, blogs, etc. Eles se dividem em três grandes grupos: conteúdo textual, imagens estáticas e multimídia.
Ou seja…
Os ativos digitais são pontos de contato entre a sua marca e os consumidores. Por isso, o seu gerenciamento é fundamental para que esse contato aconteça de maneira positiva e gere lucro para a sua empresa.
Agora que você já sabe o que são ativos digitais, confira a segunda parte deste artigo e saiba como utilizar ativos digitais é um recurso para a estratégia de marca da sua empresa.
*Este post é uma colaboração de Jeferson Carlos. Formado em Sistemas de Informação pela UFMG, Jeferson é escritor e analista de conteúdo no Shopify (parceiro do Bling), além de ser apaixonado pelo tema Empreendedorismo Digital.