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Quais as taxas do Mercado Livre e como calcular? Guia para iniciantes

O MercadoLivre é o maior marketplace da América Latina. São registradas seis mil buscas e nove vendas por segundo. O canal ainda reúne 211 milhões de usuários registrados na América Latina e apresenta uma receita líquida de 1,4 bilhões de dólares. Tudo isso torna essa plataforma muito atrativa para os vendedores. Contudo, a principal dúvida entre eles é sobre as taxas do Mercado Livre.

Afinal, é gratuito vender no Mercado Livre?  Qual a taxa de comissão do Mercado Livre?

Essas são duas das perguntas mais comuns entre quem pensa em usar a plataforma como canal de venda digital principal ou como uma opção a mais para apresentar seus produtos. 

Então, a nossa missão aqui será responder a essas e outras questões. Curtiu? Então continue lendo e aprenda como calcular a taxa do Mercado Livre. 

Quais as taxas do Mercado Livre? 

taxas mercado livre

Segundo o relatório de venda do Mercado Livre, no 2º trimestre em 2022 o marketplace atingiu a receita líquida recorde de US$2,6 bilhões, 52,5% maior do que a do mesmo período de 2021. 

Esse é mais um dados que mostra o tamanho desse gigante do varejo, que ocupa a primeira posição entre os marketplaces mais acessados do Brasil, segundo dados da Conversion.

O grande volume de visitas é, de fato, um dos principais atrativos para quem deseja vender no Mercado Livre.

Afinal, a chance de apresentar seus produtos para tantos usuários, sem precisar fazer um investimento milionário em marketing para e-commerce, brilha os olhos de qualquer lojista. 

Mas, será que mesmo com tanta exposição, vale a pena usar o canal? 

Uma das formas de responder a essa pergunta é analisando as taxas do Mercado Livre. Afinal, elas são um custo que precisa ser avaliado. 

Então, vamos começar! Já adiantamos, entretanto, que não existe apenas uma comissão fixa. Na prática, os valores a serem pagos mudam de acordo com algumas características dos anúncios. Mas, fique tranquilo, porque vamos explicar, a seguir. 

Anúncio grátis

Sim, é possível vender grátis no Mercado Livre. 

Antes, é preciso que você saiba que cadastrar um produto e publicá-lo no marketplace é gratuito para todo mundo. O que você vai pagar é a tarifa sobre venda

Ou seja, a cada transação concluída, uma comissão será direcionada à plataforma. Esse valor é uma porcentagem do preço de venda do produto.

Contudo, existe um modelo de transação que nem mesmo essa comissão é cobrada.

Algumas características do Anúncio Grátis, modalidade de publicação na plataforma, são: 

Limitações do Anúncio Grátis 

Ao optar por um anúncio gratuito você precisará conviver com outras limitações, como:

Perceba que existe uma grande limitação nas vendas dentro dessa modalidade, o que impede você de crescer e expandir seu negócio. 

De maneira geral, essa é uma opção de teste, para quem quer entender como funciona a plataforma. 

Contudo, não use esse modelo para avaliar se vale ou não vale a pena investir no Mercado Livre.

Isso porque, com a característica de ter a visibilidade reduzida nos resultados de busca dentro do canal e não permitir parcelamentos sem juros, os anúncios de seus produtos tem uma baixa capacidade de concorrer com outros anunciantes. 

Como você pode imaginar, nós não indicamos o uso dos Anúncios Grátis para quem deseja, de fato, criar um negócio de vendas online que esteja baseado no Mercado Livre ou use o canal como parte de seu conjunto estratégico de vendas. 

Outras opções de anúncio são o Clássico e o Premium. Continue lendo e confira. 

Anúncio Clássico

O modelo de Anúncio Clássico do Mercado Livre tem como principal vantagem uma tarifa reduzida por venda, ao mesmo tempo que oferece acesso a todos os recursos da ferramenta, sem as dificuldades impostas pela opção anterior. 

Observe quais são as principais características de dessa modalidade:

Observe que você não tem custo nenhum para anunciar o produto, contudo, a taxa do Mercado Livre incide sobre a venda realizada e varia entre 10% e 14%, 

de acordo com a categoria do produto. 

Isso significa que a cada transação concluída dentro da plataforma você terá que pagar essa taxa de comissão para o marketplace. Se não vender, não paga nada.

A melhor forma de ver qual é a tarifa de venda por categoria de produto é usando a tabela disponibilizada pelo Mercado Livre

Além do percentual sobre o valor da venda, ainda existe uma taxa extra de R$5 fixos por unidade vendida em produtos que custam abaixo de R$79.

Ou seja, se o preço do produto for de até R$78,99 será necessário pagar a taxa de comissão mais a taxa fixa. 

Como calcular a taxa do Mercado Livre 

A título de exemplo, vamos considerar que você comercialize aquecedores para carros com custo de R$75 cada e que, de acordo com o site do Mercado Livre, sobre o valor desse tipo de produto incide uma taxa de comissão de 12%. 

Dessa forma, para calcular a taxa do Mercado Livre será necessário descontar: 

Logo, o total da taxa do Mercado Livre nesse exemplo é R$14. Isso significa que ao fazer a venda você receberá em sua conta o valor de R$61. 

Observe que a taxa de 12% não é fixa e varia de acordo com o tipo de produto que você vende. Para saber a tarifa que incide sobre as suas mercadorias, acesse a tabela disponibilizada pelo Mercado Livre

Outra opção para calcular a taxa do Mercado Livre é usando o simulador de custos que o marketplace disponibiliza. A ferramenta ainda pode ser usada para fazer uma cotação do custo de envio. 

Observe a imagem com o resultado do simulador. Usamos os mesmos dados do exemplo acima, sobre a venda do aquecedor para veículos. 

O sistema é muito simples de usar e evita que você precise recorrer às suas habilidades matemáticas para fazer o cálculo da comissão que a plataforma irá receber com a venda da sua mercadoria.

Observação sobre a tarifa fixa

Como falamos acima, a tarifa fixa incide sobre produtos com valor inferior a R$79. Mas, e se um mesmo cliente fizer a compra de dois itens que possuem essa característica? Nesse caso, o custo fixo é cobrado duas vezes, mesmo que o valor total seja superior a R$79. 

Por exemplo, se um mesmo comprador fizer o pedido de dois aquecedores para carro, o total do carrinho será de R$150, contudo, o custo fixo por produto se mantém. Isso acontece porque esse é um valor cobrado por item e não por venda.

Nesse exemplo o cálculo será: 

O total da tarifa pela venda será R$28 e o valor recebido por você de R$122. 

Anúncio Premium

O anúncio Premium é a opção que oferece maior exposição no marketplace, além da opção de parcelamento sem acréscimo

É claro que tudo isso tem um preço, por isso estamos falando do modelo que representa o maior custo para vender no Mercado Livre: variando de 15% e 19%, de acordo com a categoria do produto. 

Acrescente a esse valor a tarifa fixa de R$5 por unidade vendida em produtos com valores inferiores a R$79.

Vale a pena destacar que as taxas do plano Premium também são pagas apenas quando você vende um produto. Logo, não é cobrada nenhuma taxa para apenas anunciar a mercadoria. 

Quer conhecer mais sobre esse modelo de anúncio? Então confira as características, a seguir:

Para fazer o cálculo do custo para vender no Mercado Livre com o plano Premium basta aplicar a mesma lógica apresentada na apresentação do plano Clássico. Ou seja, basta somar a taxa de comissão do marketplace ao custo fixo por venda, que é usado em mercadorias que custam menos de R$79.

No plano Premium, a taxa do aquecedor de veículos que estamos usando como exemplo ao longo deste guia é de 17%. Lembre-se de recorrer à tabela de tarifas de venda por categoria para saber o percentual do seu produto para cada tipo de anúncio.

No quadro abaixo, você tem acesso a comparação de cada um dos planos de anúncios do Mercado Livre. Com ele é fácil visualizar as diferenças e definir qual opção escolher. 

Também é fundamental destacar que é possível escolher planos diferentes para os anúncios de cada produto, de acordo com a sua estratégia.  

Fonte: Mercado Livre

MercadoShops 

O MercadoShops é um recurso do Mercado Livre, que permite que você crie a sua loja virtual, com a sua logomarca, nome e endereço virtual.

 O melhor? Você não paga nada por isso.

Leia também: Como vender online: 5 passos para o novo empreendedor

Diferença entre vender no Mercado Shops e Mercado Livre 

Como apresentamos, ao criar anúncios no Mercado Livre você paga um percentual de comissão sobre cada transação, de acordo com o tipo de anúncio.

As mercadorias são cadastradas no marketplace, e fazem parte do conjunto de produtos que são apresentados a cada pesquisa de usuários feita dentro dele.

Já no Mercado Shops você cria o seu e-commerce, também paga taxas sobre as transações, mas não tem custo algum com a manutenção do site ou com a sua criação. 

Em suma, o Mercado Shops é a plataforma de criação de e-commerce oferecida pelo Mercado Livre, pela qual você pode ativar e manter sua loja sem custo, pagando a taxa normal do Mercado Livre, quando uma venda for concluída.

Existem dois tipos de anúncio no Mercado Shops: Clássico e Premium.

Confira as diferenças de valores e funcionalidades entre eles.

No plano Clássico:

No plano Premium:

Quer uma boa notícia? Com o Mercado Shops você não paga o custo fixo adicional de R$5 por unidade vendida, em produtos com preço abaixo de R$79.

Recursos do Mercado Livre que facilitam a gestão do negócio

Agora que você sabe quanto o Mercado Livre cobra de taxa em cada um dos modelos de venda e tipos de anúncio, é preciso se preparar para alcançar o sucesso e melhorar suas vendas dentro da plataforma. 

Afinal, o marketplace, além de funcionar como vitrine dos produtos, também oferece recursos que ajudam na execução de processos indispensáveis para as vendas online, entre eles, o frete e o processamento do pagamento.  

Confira, a seguir, as funcionalidades que podem ser implementadas para facilitar ainda mais a sua gestão:

Por isso, se a sua intenção é começar a anunciar dentro do Mercado Livre, é imprescindível que conheça mais sobre esses recursos e entenda como eles podem te ajudar a vender mais. 

Integre o seu e-commerce ao Mercado Livre

Conhecidas quais as taxas do Mercado Livre, seguimos para a próxima etapa, que é tornar a gestão do seu negócio online mais eficiente.

Sem dúvida, para dar agilidade, inteligência e capacidade competitiva às suas ações de vendas online, a tecnologia precisa ser sua aliada. 

É nesse cenário que surge o Bling, um ERP para e-commerce integrado ao Mercado Livre e às maiores plataformas e marketplaces com atuação no Brasil.

Com a ferramenta para e-commerce você poderá gerenciar as suas vendas online de forma centralizada, independente do volume de canais comerciais que possui.

Além dessa integração, o Bling ainda permite gerenciar todos os processos do seu negócio virtual em uma única plataforma. Isso inclui gestão de venda, estoque, emissão de notas fiscais, geração de etiquetas, até a entrega. 

Conheça agora mesmo o sistema de integração do Bling com os marketplaces e transforme seu negócio em uma máquina de vendas.

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