O e-commerce é um formato de vendas “na medida” para a nova era de consumidores. A correria do dia a dia tem feito com que as pessoas optem cada vez mais por compras no meio digital. Assim, elas não perdem tempo de deslocamento e evitam o estresse envolvido nos processos de compras físicas.

As lojas online têm sido uma opção segura, prática e bastante acessível aos consumidores. Sem falar que com um único clique você pode comprar produtos em qualquer lugar do país e do mundo. É um mercado que só cresce. Por isso, o número de pessoas que buscam ingressar nesse formato de loja virtual tem aumentado bastante, assim como a concorrência.

Para quem trabalha com e-commerce, um dos maiores desafios tem sido a necessidade de se sobressair no mercado. Prender a atenção do cliente e fazer com que ele escolha comprar em sua loja virtual é um trabalho muitas vezes árduo. Não basta apenas ter um bom preço e um espaço de vendas interessante. É preciso também ter uma boa estratégia de marketing digital.

Abaixo você vai encontrar cinco dicas de como fazer marketing digital no e-commerce e como ele pode ajudar na maximização de suas vendas online.

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Tenha um plano de negócios adequado

Antes de tudo é necessário que você tenha um plano de negócios delineado e alinhado com aquilo que você pretende. É preciso conhecer bem o seu público-alvo e que produtos ele busca.  A partir desses dados você vai desenvolver um modelo de negócios que seja o mais indicado para o seu produto e serviço.

Outra linha de atuação que também pode ser buscada é a de ser atrativo para novos públicos e buscar instigar a necessidade de consumir o produto ou serviço que sua loja digital oferece.

É necessário fazer um bom investimento, não apenas financeiro, mas principalmente de tempo e dedicação. Faça um bom planejamento e siga-o à risca. Além disso, é preciso monitorar e estar sempre atento a formas de otimizar suas ações. Não se pode esquecer que o mercado muda o tempo todo, e no meio virtual isso é ainda mais rápido, portanto, seu plano de negócios tem que ter espaço para ajustes emergenciais.

Uma forma de garantir o sucesso de seu plano de negócios é buscar a ajuda de empresas especializadas no ramo do e-commerce.

Aposte em influenciadores

Os influenciadores digitais são tão importantes e significativos para uma campanha quanto as formas usuais de propaganda. Podemos dizer que às vezes até mais.

Mas, afinal, quem são os influenciadores? Os influenciadores digitais são aqueles blogueiros, youtubers e outros famosos da internet que têm apelo junto ao público e formam opinião. Eles têm uma legião de fãs e admiradores que confiam naquilo que falam e podem ser influenciados favorável ou negativamente em relação a um produto ou serviço. É o velho “boca a boca” em versão digital, patrocinado e trabalhando a seu favor.

Uma boa estratégia é você entrar em contato com aqueles influenciadores cujo conteúdo e público se relacionam àquilo que você busca vender e atingir. Desenvolver uma parceria com um influenciador relevante pode ser uma das chaves de sucesso para a sua loja online deslanchar de vez. Além de atingir o público esperado, esse tipo de marketing também pode abrir portas para novos públicos.

use seo para otimizar mecanismos de busca

Use SEO para otimizar os mecanismos de busca

Um dos requisitos principais para que um cliente compre em sua loja virtual é que ele seja capaz de encontrá-la. Parece um fator básico, mas é um tópico muitas vezes negligenciado por quem trabalha na área.

Quando alguém faz uma busca sobre determinado produto, é importante que a sua empresa esteja entre os principais resultados a aparecer. Isso aumenta a chance de que a pessoa clique no link de sua loja virtual e compre o seu produto.

Uma forma de otimizar os mecanismos de busca a seu favor é fazendo uso de técnicas de SEO. Páginas de busca como Google e Bing funcionam por meio de algoritmos específicos, e não há como você ter a garantia de que sua página vai estar entre as primeiras a aparecer. No entanto, com o uso do SEO você pode fazer com que eles trabalhem a seu favor.

O sistema funciona com fatores internos e externos. Envolve a utilização de palavras-chave, URLs claros e correta utilização de tags html, entre outros, e a relação entre os sites (links apontando para seu site, etc.).

É uma ciência delicada que envolve tempo e dedicação para quem deseja aprender as regras dos mecanismos de busca, que valerão a pena quando em execução nos sites de sua empresa. Há consultorias e agências de marketing mais do que capacitadas em otimizar seu negócio.

crie marketing de conteudo original

Crie conteúdo original

Esse ponto está bastante relacionado aos demais. Criar conteúdos que sejam interessantes, relevantes e informativos é uma forma de envolver e atrair clientes para a sua loja online. Você pode fazer isso por meio de blogs, e-books, podcasts, vídeos etc.

Crie conteúdo original e não conteúdo duplicado, pois além de atrair público para o seu site, ele pode fazer com que o seu negócio seja visto como referência naquele segmento, o que ajuda muito na imagem de sua loja digital. Sem falar que pode ajudar você a aparecer melhor nos mecanismos de buscas.

Por meio do conteúdo produzido você pode criar um estilo de vida que gire em torno de sua marca. Isso vai facilitar o trabalho dos influenciadores, por exemplo, já que o conteúdo vendido por eles em geral é um estilo de vida. Esse conteúdo também ajuda a gerar confiança no público, a atrair novos consumidores e a estimular o compartilhamento de conteúdo. Quando um conteúdo é interessante, é mais fácil de ser passado adiante. Isso gera propaganda e potenciais novos compradores para o seu negócio.

Não concentre os conteúdos apenas em torno de seu produto e serviço, mas fale também de temas que você considere interessantes e relevantes para o seu público. Lembre-se de que a ligação entre conteúdo e produto pode ser sutil.

social commerce

Utilize as mídias sociais a seu favor

As redes sociais também podem se tornar uma das melhores aliadas na hora de chamar a atenção de potenciais consumidores.

Pesquise quais redes sociais são mais adequadas para desenvolver uma melhor interação entre o público e os produtos e serviços que a sua loja digital oferece. Mas não faça uso apenas de propaganda direta. Criar conteúdos relevantes e que sejam interessantes para o seu público-alvo é uma forma de atrair consumidores e ajuda também a fortalecer a imagem de sua loja virtual.

Utilize também as mídias sociais como uma oportunidade de “conversar” diretamente com os seus potenciais consumidores. Estimule seu público a tirar dúvidas, fazer sugestões e participar de promoções, entre outros. É uma oportunidade de interação direta, rápida e prática que pode e deve ser usada a seu favor.

*Guest post escrito por Jeferson Carlos. Formado em Sistemas de Informação pela UFMG, Jeferson é escritor e analista de conteúdo no Shopify. Apaixonado por Empreendedorismo Digital, possui mais de 4 anos de experiência em marketing de conteúdo e SEO. As áreas de interesse dele incluem SEO, Marketing Digital e Marketing de Conteúdo.