Atualmente, empreender faz parte do sonho de muita gente e podemos presenciar o mercado de varejo crescendo a cada dia.

Nesse cenário, embora o e-commerce represente uma grande opção para quem deseja abrir seu próprio negócio, as lojas físicas e o comércio local ainda exercem grande importância na vida dos consumidores.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você as vantagens e desvantagens de uma loja física. Confira a seguir!

Quais as vantagens de se ter uma loja física?

Optar por abrir uma loja física, em vez de uma online, tem diversas vantagens. 

No ambiente físico, como o contato com o cliente é direto, é possível criar com mais facilidade uma relação de confiança e promover um atendimento de qualidade.

Veja, a seguir, algumas vantagens de se ter uma loja física:

Experiência tangível para o cliente

Uma questão relevante para quem compra em e-commerce é a impossibilidade de tocar e provar o produto que se deseja consumir. 

Isso pode ser desanimador para muita gente, principalmente para quem precisa desse contato para comprar com mais confiança.

Porém, na loja física o consumidor poderá verificar mais de perto a qualidade do item, experimentá-lo (no caso das lojas de vestuário, por exemplo) e tomar uma decisão mais precisa.

Além disso, nos estabelecimentos comerciais os consumidores poderão tirar dúvidas, solicitar opiniões e criar interações mais pessoais com os colaboradores. 

Essas possibilidades caracterizam um atendimento humanizado, algo essencial em qualquer negócio.

Atendimento Personalizado

Um atendimento personalizado é aquele que olha para as necessidades específicas de cada cliente e busca atendê-las da melhor maneira, levando em consideração as suas características individuais.

Para que esse trabalho aconteça da maneira mais precisa possível, é necessário que haja uma interação face a face, que só uma loja física pode oferecer. 

Se essa tarefa for eficaz, haverá uma grande possibilidade de o cliente voltar a fazer negócio.

Conexão emocional com a marca

Outra vantagem de se ter uma loja física é a possibilidade de criar com o cliente uma conexão emocional mais eficaz com o cliente. 

Isso pode acontecer de diversas maneiras, uma delas é por meio do ambiente físico, que deve refletir a identidade da marca.

Além disso, o ambiente da loja pode oferecer uma experiência imersiva, que envolve diversos elementos, como música, iluminação, atendimento, disposição dos produtos e a organização de modo geral. 

Tudo isso pode causar um impacto positivo e marcar a memória do visitante.

Estimula vendas por impulso

A disposição dos produtos na loja pode incentivar compras por impulso, especialmente quando há promoções ou uma organização mais atraente e capaz de chamar atenção do consumidor. 

Esse trabalho pode ser executado de diversas maneiras, mas a mais comum é colocar itens chamativos em locais estratégicos.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, coloque próximo ao caixa itens que complementem as compras do cliente, como meias, necessaires, lingeries ou cuecas. 

Caso a sua loja seja de artigos alimentícios, experimente colocar doces, petiscos ou produtos promocionais próximos às gôndulas.

Presença Local

Uma loja física, se bem localizada, tem o poder de atrair o consumidor para o seu interior apenas pela sua visibilidade. 

Assim, mesmo quem não saiu de casa com a intenção de consumir pode, por simples curiosidade, adentrar o estabelecimento e realizar alguma compra.

Por isso, ao escolher um ponto comercial, considere o bairro e a rua em que será localizada a sua loja. 

Aspectos como segurança, estacionamento e iluminação noturna também influenciam bastante na decisão do cliente visitar ou não o local.

Facilidade nas trocas e devoluções

Um dos grandes inconvenientes de se comprar pela internet é a demora do produto chegar até em casa. 

E, caso ele não sirva ou não seja como o cliente deseja, esse tempo ficará ainda maior, uma vez que o processo de troca e devolução demanda uma espera significativa até a conclusão.

Na loja física, no entanto, as políticas de troca e devolução são mais simples, sendo realizadas ali mesmo com os colaboradores e os produtos ainda podem ser trocados por outros do estoque, levando poucos minutos até que todo o problema seja resolvido.

Desvantagens de se ter uma loja física

Apesar de contar com uma série de vantagens, montar e administrar uma loja física também tem as suas desvantagens. 

Vamos conhecer algumas delas a seguir:

Custos operacionais elevados

Uma loja física possui gastos fixos significativos que impactam no seu faturamento final. 

Desse modo, aluguel, despesas com água e luz, internet acabam gerando um montante alto, exigindo que o empreendedor tenha capital de giro suficiente para manter esses gastos.

Além disso, despesas com pessoal também somam uma quantia grande nas lojas físicas. 

Nesse cálculo estão inclusos o salário, recolhimento de FGTS e INSS, férias, 13º e outros direitos que precisam ser pagos.

Limitação Geográfica

Ao contrário de uma loja virtual, que, em teoria, pode atender clientes de qualquer parte do mundo, a loja virtual só pode atender aos clientes que visitarem as dependências do estabelecimento.

Esse limite pode se restringir a uma cidade ou bairro, o que acaba dificultando a conquista de um grande volume de vendas e, consequentemente, uma maior expansão do empreendimento e seu público.

Horário de funcionamento restrito

Outro ponto negativo para uma loja física é o horário restrito. 

Enquanto as lojas virtuais operam em horário integral, contando inclusive com assistentes virtuais voltados para auxiliar o cliente a qualquer momento, os empreendimentos físicos funcionam apenas em horário comercial.

Esse fato também acaba impactando no faturamento da loja, que poderia ser maior se não tivesse um horário de funcionamento preestabelecido.

Menor conveniência para o cliente

Muitas pessoas optam por comprar online por toda praticidade que isso envolve. 

Apesar de ter um processo mais demorado (como tempo de espera para a chegada do produto na casa do cliente e, muitas vezes para a confirmação de pagamento), comprar em e-commerce é bastante cômodo.

Pela internet, o cliente pode pesquisar os melhores preços, ter acesso a uma gama de opções do produto que deseja, podendo tomar uma decisão mais racional e embasada, recebendo o produto na sua casa, sem precisar fazer nenhum tipo de deslocamento.

Dependência de movimento no estabelecimento físico

Outro ponto negativo para quem tem loja é a dependência do movimento de clientes no espaço físico para que se consiga um faturamento significativo. 

No entanto, essa movimentação de pessoas na loja pode ser determinados por diversos fatores que, não necessariamente, podemos controlar.

Questões como o clima, obras na região e, até mesmo mudança no comportamento dos consumidores influenciam a dinâmica no interior da loja e impactam diretamente no seu lucro.

Impacto de pandemias ou desastres

Recentemente pudemos presenciar uma das maiores pandemias já vividas pelo homem até hoje. 

O coronavírus obrigou o comércio físico a baixar as suas portas, deixando os seus gestores e funcionários em uma situação de muita vulnerabilidade.

O mesmo pode acontecer quando há desastres naturais ou outras situações de força maior, as quais não temos o menor controle e pode colocar em risco tudo o que foi construído. 

Nesse sentido, o e-commerce se apresenta uma opção vantajosa, pois podem continuar operando nessas situações.

O que é varejo híbrido e por que ele pode ser a solução?

Abrir um negócio é uma decisão que envolve riscos. Tanto no e-commerce quanto em uma loja física, teremos que lidar com uma série de riscos e despesas inerentes a essas modalidades.

No entanto, podemos unir os benefícios que esses dois tipos de empreendimento pode oferecer, desenvolvendo um negócio híbrido (loja física e e-commerce). 

Vamos falar mais sobre isso a seguir. Veja:

O que é varejo híbrido?

Como o próprio nome sugere, o varejo híbrido é um modelo de negócio que une duas vertentes distintas: vendas online e vendas presenciais.

Na prática, ele possibilita às empresas que operem tanto num ponto de vendas, quanto no ambiente virtual, aproveitando as vantagens de ambos.

Essa integração promove uma expansão do negócio e um alcance maior de público.

O varejo híbrido ganhou força durante a pandemia do covid-19, quando comerciantes de todo o mundo se viram obrigados a fecharem suas lojas e se adaptarem à realidade virtual.

Quais as vantagens do varejo híbrido?

O varejo híbrido é capaz de potencializar o alcance de uma marca, uma vez que não a restringe apenas ao local em que ela está instalada. 

Ao mesmo tempo, pode conquistar também os consumidores que costumam frequentar os arredores da sua localização.

Além disso, desenvolver uma loja com características do varejo presencial e online pode oferecer outras vantagens, como:

  • Otimização do processo logístico: como as lojas trabalham de maneira integrada, o estoque tem menos chance de ficar parado, ou ter excesso de itens, devido à alta demanda;
  • Melhor na experiência de compra: oferece ao cliente mais de uma maneira de adquirir o produto, comprando pela internet e retirando na loja física, por exemplo;
  • Aumento no volume de vendas: o varejo híbrido contempla diversos tipos de consumidor, contribuindo para o aumento das vendas.
  • Conquista de público: é possível utilizar estratégias para atrair o público presencial para o virtual (por meio de disponibilização de cupons a partir de QR codes nas lojas) e os clientes virtuais para a loja física (oferecendo descontos nas compras presenciais).

Como adotar a tendência do varejo híbrido?

Para que a sua loja de formato híbrido possa ter sucesso de vendas e cresça, principalmente a longo prazo, é preciso muito estudo de mercado e visão estratégica. 

Além disso, é necessário:

Integrar os sistemas da loja virtual e física

A unificação dos sistemas de gestão garante que a base de dados (contendo estoque, informação sobre clientes, entre outras) utilizadas seja a mesma.

Essa ação evitará duplicidade de informações e outros erros, como a cobrança de uma conta já paga por um mesmo cliente, por exemplo.

Com um sistema único, poderemos oferecer ofertas e outras vantagens ao público tanto aqueles que costumam comprar pela internet, quanto aos que consomem presencialmente.

Ofertar diversas opções de entrega e retirada

Uma das grandes vantagens do varejo híbrido é oferecer variadas opções ao cliente para adquirir seu item. 

Dessa maneira, ofereça a entrega via transportadora e a retirada na loja para que o consumidor possa escolher a melhor opção para ele.

A retirada na loja é uma ótima alternativa para quem não deseja esperar o transporte do item do centro de distribuição até a sua casa.

Além disso, essa estratégia também é válida para fazer com que o cliente que costuma comprar virtualmente tenha a oportunidade de visitar a loja, adquirindo produtos disponíveis no local.

Utilizar chatbots

Chatbots são softwares capazes de imitar o atendimento humano, respondendo às dúvidas mais comuns dos visitantes do site. 

O uso desse recurso permite que os clientes tenham atendimento em tempo integral, mesmo fora do atendimento comercial.

Portanto, oferecer essa solução aumentam as chances de venda e oferece ao consumidor mais autonomia para concluir a sua jornada de compra, sendo fundamental para qualquer e-commerce.

Oferecer diversidade de formas de pagamento

Oferecer variadas formas de pagamento é algo fundamental para podermos facilitar a compra do cliente e dar a ele a possibilidade de escolher entre as opções, aquela que lhe seja mais favorável.

Nesse sentido, é importante que, principalmente na loja física, haja a disponibilização de pagamentos digitais, para que o cliente não sinta muita diferença facilidade de realização do pagamento nos dois ambientes.

Quando desejamos abrir um negócio, é preciso considerar as vantagens e desvantagens de uma loja física. 

Nesse sentido, embora o comércio eletrônico tenha crescido bastante nos últimos anos, muitas pessoas ainda preferem realizar suas compras de maneira presencial.

Assim, é necessário considerar o modelo híbrido de varejo, que une as vantagens de cada um desses universos, proporcionando ao cliente uma experiência satisfatória e marcante. 

Isso ajudará o seu negócio a criar com ele uma relação de confiança e se estabeleça no mercado.Gostou do nosso artigo? Então, continue aprendendo sobre o varejo híbrido e como aproveitar essa grande tendência!