Para um negócio ter sucesso é essencial que o cliente tenha a melhor experiência possível, sendo esse um dos principais desafios de um bom lojista.

Além do atendimento em si, é necessário contar com uma oferta de produtos, de modo com que o seu público encontre exatamente aquilo que procura.

Muitas são as formas de se realizar esse comércio, sendo importante definir qual é a melhor estratégia de vendas a ser adotada. E não apenas uma, a depender do tamanho e estilo da sua loja física..

Uma dessas táticas são as vendas consignadas, um modelo que pode ser interessante tanto para o produtor, como para quem atua no comércio direto com o público.

Ficou interessado em como implementar as vendas consignadas na sua loja? 

Então vamos olhar com atenção para tudo o que compõe esse modelo comercial.

O que é a venda consignada?

A venda consignada é um sistema comercial que funciona por meio de um contrato entre o fornecedor do produto e quem irá comercializar essa mercadoria com o cliente final.

Nesse sistema, o vendedor age como um intermediário da venda, fazendo a ponte entre quem produz o item e quem irá adquiri-lo.

O que muda é a forma em que esse estoque é adquirido, pois, diferente de um mercado que faz uma compra de fornecedores para colocar material em suas prateleiras, na venda consignada o item comercializado é quase que “emprestado”.

Isto é, por meio de um contrato consignatório, o vendedor realiza uma parceria com o fornecedor, colocando os itens à venda por um certo período e, no caso dessa venda não ocorrer por completo, as mercadorias retornam para o produtor de origem.

Nesse sistema consignado, ambas as partes definem um valor de venda, considerando os custos e a margem de lucro desejada, com este rendimento sendo dividido entre os dois lados.

Junto a isso, o vendedor só paga pelos produtos no caso de serem vendidos, com essas mercadorias em tese ainda pertencendo ao fornecedor.

É um modelo de vendas bastante popular, sendo possível recorrer a ele tanto em um estabelecimento físico, como em uma loja online, com o apoio do e-commerce.

Como a venda consignada pode ajudar seu negócio?

O modelo de vendas consignadas pode ser bastante vantajoso para quem gerencia um empreendimento, principalmente em relação aos custos de manutenção de estoque.

Isso porque esse sistema retira do vendedor muitas das responsabilidades de gerenciar um volume de produtos, principalmente em relação aos custos de arcar com a manutenção de um estoque em alto número, por agir como um intermediário.

Dessa forma, uma loja de cosméticos, por exemplo, pode se unir a um fornecedor de cremes para a pele e fazer a venda consignada desses produtos, sem ter que arcar com possíveis custos no caso de todo o estoque não ser vendido.

Com isso em mente é possível reunir uma lista de vantagens associadas ao modelo consignado, entre elas:

  • Menor custo de manutenção de estoque;
  • Segurança financeira no caso de baixas vendas;
  • Contar com uma maior variação de produtos à venda.

Tudo isso faz com que muitos sejam os empreendedores a buscar como implementar as vendas consignadas.

Contudo, não é apenas ao vendedor final que esse sistema pode ser vantajoso.

O que um fornecedor ganha nesse sistema?

Com tantos benefícios voltados ao vendedor, pode parecer difícil encontrar um fornecedor que opte por adotar esse sistema de vendas.

No entanto, trata-se de um modelo que também pode ser interessante para o produtor, já que ele não precisa ter as responsabilidades de gerenciar uma loja, lidar com impostos de venda e fazer negócios com diversos vendedores, por ser um sistema atraente para eles.

São retiradas preocupações como ações de marketing voltada ao cliente final, o contato diário com essa audiência, para o caso de trocas e outras ações do consumidor, existindo assim um repasse de diversas atribuições para o vendedor.

Existe também a entrada das plataformas online nesse modelo de vendas consignadas, permitindo com que ambos os lados dessa parceria comercial possam contar com um espaço de maior contato com diferentes perfis de público.

E pluralidade de opções é o que não falta quando falamos sobre a decisão de adotar tal modelo de vendas.

Quais os principais nichos que as vendas consignadas se encaixam

Por se tratar de um modelo que engloba diversos mercados, atuar com vendas consignadas permite também que um vendedor opte não só por se especializar em uma só área, como possa diversificar a sua gama de produtos à venda.

Contar com a segurança de não ter que arcar com a venda total do estoque permite ao vendedor amplificar a sua linha de trabalho, sem a necessidade de lidar com os custos de encomendar um certo volume de itens para cada produto a ser vendido.

Ajuda também a diversidade de nichos integrados ao sistema de vendas consignadas, destacando-se áreas como:

  • Cosméticos: batons, perfumes, entre outros itens de maior percentual de vendas com o público feminino;
  • Vestuário: diferentes peças de roupa, como blusas e vestidos;
  • Calçados: sapatos, tênis, sandálias e outras opções;
  • Alimentos: biscoitos, doces, produtos congelados;
  • Bijuterias e semijoias: peças de luxo e/ou acessíveis.

Além desses nichos mais populares, é possível procurar por mercados mais específicos, como produtos voltados ao público fitness, assim como itens eróticos, normalmente vendidos em sex shops.

Com a internet é possível para o vendedor não apenas se especializar em um mercado, como também adentrar diferentes áreas ao mesmo tempo, bastando encontrar por bons fornecedores, seja de peças de roupa, seja de itens eletrônicos.

Agora, para se ter acesso a todos os benefícios descritos, é preciso saber como implementar as vendas consignadas na sua loja, o que inclui a atenção ao tipo de público com o qual você trabalha e planeja alcançar.

Como oferecer as vendas consignadas aos clientes da sua loja

Adotar um sistema de vendas consignadas pode ser benéfico pela parceria a ser montada por fornecedores e vendedores, que dividem entre si lucros, mas também custos e responsabilidades, facilitando o trabalho de ambos.

Agora, para que a venda dos seus produtos seja facilitada, é preciso também escolher bem quem serão seus parceiros comerciais.

Logo, antes de oferecer esse sistema comercial consignado de vendas, é importante ter atenção a alguns detalhes, até mesmo para que sua oferta se torne mais atraente a esses vendedores.

Para realizar a melhor oferta nesse sentido, é preciso que você:

Conheça o seu estoque

Antes de fechar parcerias com diversos vendedores, é preciso saber qual o seu limite de estoque, em relação à sua capacidade de produção, os custos de mão de obra e tudo mais o que for impactar na fabricação daquilo que será ofertado.

Controlar o seu estoque significa também saber a quantidade de itens disponíveis em falta, para assim manter uma boa relação de vendas com seus principais vendedores, antes de fazer uma oferta para outros clientes.

É o mesmo sistema de organização para quem possui um site de vendas, tendo que ter atenção para atualizar a disponibilidade de um item, de modo a não frustrar um cliente que tente comprar algo e depois se surpreende com a falta dele.

No caso da venda consignada, esse é um problema que vai se estender não só ao fornecedor, como também aos vendedores que irão revender tais mercadorias.

Confira as entradas e saídas

Junto ao controle de estoque, é essencial contar com um controle em cima da entrada e saída de todos os produtos comercializados.

Essa responsabilidade acaba sendo maior por quem adota o sistema de vendas consignadas, em relação ao comércio tradicional, no caso, já que é comum existir um maior movimento de mercadorias.

Isso, pois, além da saída de itens para os vendedores, existe também o processo de devolução, quando todo o volume de produtos adquiridos não é completamente vendido em um período acordado.

Conferir com cuidado essa movimentação evita que produtos sejam extraviados, além de permitir um controle no caso de produtos perecíveis, como por quem decide trabalhar no ramo de alimentos, por exemplo.

Investigue divergências

Por exigir um maior controle em relação ao destino das mercadorias, o sistema de vendas consignadas depende também de uma atenção forte em cima de como toda essa movimentação é realizada.

Um bom trabalho de organização evita que ocorram problemas tanto na entrega de produtos aos clientes, como no recebimento dessa mercadoria de volta.

Esse foco evita não apenas que divergências aconteçam, mas também que, no caso de ocorrerem, seja mais fácil lidar com todo o processo de gestão, de modo a identificar possíveis erros internos ou, até mesmo, a confiança de certos clientes.

Ao olhar atentamente para esses casos, torna-se mais fácil cuidar das finanças do negócio, oferecer uma boa experiência para os clientes, além de evitar que problemas futuros ocorram.

Algo essencial em um sistema tão movimentado de vendas, principalmente em relação à produção de notas fiscais, por exemplo, sendo uma responsabilidade do vendedor, que deve emitir um comprovante tanto para o cliente final como para o seu fornecedor.

Conheça as necessidades de seus clientes

Um dos principais passos no processo de como implementar as vendas consignadas na sua loja é entender a audiência com que está trabalhando, de modo a oferecer uma melhor experiência à sua clientela.

Nesse sistema, existe algo bastante similar à venda direta, que é conhecer os desejos e necessidades do cliente, para assim conseguir responder a tais demandas, conquistando uma boa relação com essa audiência.

Alguns pontos positivos a serem identificados são:

  • Tipo de produtos com que o cliente prefere trabalhar;
  • Volume de estoque desejável a ser mantido;
  • Valores a serem negociados nos contratos de consignação.

Ao conhecer de perto a necessidade de cada cliente, é possível estabelecer uma melhor relação com esses consumidores, facilitando assim a conquista de novos parceiros comerciais, a partir da conquista de uma boa reputação no mercado.

Identifique os potenciais clientes da sua loja

Toda a atenção recomendada nos tópicos acima deve ser redobrada durante o momento de oferta de um sistema consignado de vendas.

Conhecer de fato sua audiência permite compreender, inclusive, se o perfil de um cliente combina com ou não com o sistema de vendas consignado, considerando toda a responsabilidade a ser compartilhada entre ambos os lados.

Em muitos casos, pode ser mais adequado trabalhar apenas com uma venda direta de sua mercadoria, no sistema tradicional de fornecimento, deixando o modelo consignado para perfis específicos de clientes.

Com isso, é possível estabelecer uma boa relação com o seu público, identificando os clientes ideais para se fazer uma oferta de venda consignada.

Como vender consignado por parte dos lojistas

Do outro lado de como implementar as vendas consignadas, é importante para os lojistas terem uma organização tanto de finanças como de documentação e estoque.

Para o cliente final, não existirá diferença em relação à compra da mercadoria, contudo, todo o processo anterior a essa aquisição deve seguir os passos de uma venda consignada, incluindo a aquisição de estoque até a emissão de nota fiscal aos dois lados da transação.

A flexibilidade desse sistema facilita com que parcerias sejam feitas com diversos fornecedores, contando com uma maior segurança financeira, sabendo que no caso de não alcançar uma venda completa desse estoque, ele pode ser retornado sem custos.

Cabe ao lojista, contudo, cuidar de toda a estratégia de divulgação de marketing do produto, sendo necessário estar atento a isso, para melhor lidar com o seu volume de vendas.

Ao adotar esse modelo de vendas, independentemente de qual lado comercial você esteja, é possível contar com um sistema mais flexível, no qual tanto as responsabilidades como os lucros serão compartilhados.

O que se mantém em qualquer estilo de vendas é a necessidade de conhecer a fundo a sua carteira de clientes, sendo importante conhecer essa audiência para então oferecer o modelo comercial que seja de maior interesse de tal público.

Não deixe de ler esse texto sobre como funciona a organização de carteira de clientes, para assim identificar inclusive se o modelo de venda consignado pode ser a melhor oferta a ser feita.