Quando se fala em vendas online, nosso primeiro pensamento é a venda focada no público final, principalmente ao usar a palavra e-commerce. Só que hoje já vemos um movimento mundial caminhando para a digitalização do canal de vendas B2B.
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos já são movimentados ao ano uma média de U$1.13 trilhão através de E-commerces B2B, muito mais que o varejo movimenta atualmente no país. No Brasil esse canal vem crescendo cada vez mais, principalmente nos últimos 2 a 3 anos, onde grandes empresas como Ambev, Unilever e P&G começaram a adotar essa plataforma de venda. Em 2020 com a pandemia, só foi consolidada essa tendência.
Quando os vendedores e representantes não conseguiam sair para visitar seus clientes, muitas empresas adotaram essa ferramenta para conseguirem alavancar suas vendas em um período tão incerto. Foi mensurado que de 2020 para 2021 o número de pedidos realizados por E-commerce B2B cresceu 75%, esse número foi levantado com dados dos clientes da nossa Parceira Mercos.
O que você verá no artigo:
Mas afinal, o que é um E-commerce B2B?
O e-commerce B2B é uma loja virtual para empresas que vendem para outras empresas (business-to-business) que funciona 24h, sem parar. Onde o cliente tem acesso a todo seu catálogo de produtos, lançamentos, promoções, histórico de compras, além de fazer o pedido.
E o melhor, sem limitação territorial. Sua empresa consegue atender mais clientes, com a mesma equipe, pois seu vendedor poderá fazer muito mais atendimentos em menos tempo. Ou seja, seu vendedor se torna uma peça estratégica na operação.
Benefícios do E-commerce B2B
O primeiro e grande benefício de se adotar um E-commerce B2B é seu cliente poder comprar com você na hora e no lugar que ele quiser. Atualmente 20% das compras B2B são feitas fora do horário comercial, sendo 10% delas durante o final de semana. Você dá a liberdade do cliente comprar quando é conveniente e você estimula que ele confira todo o seu catálogo e até compre mais.
Outra vantagem é reduzir erros operacionais, pois com ele integrado ao força de vendas e ao Bling, elimina a possibilidade de pedidos errados por digitação que muitas vezes vem por e-mail ou WhatsApp.
Falamos anteriormente que seu vendedor se torna estratégico, isso porque ele pode deixar as visitas presenciais para momentos estratégicos e estimular recompras através da plataforma. De maneira rápida sua empresa consegue atuar em novas regiões e consequentemente aumentar o market share.
Depois de ler tudo isso, você acha que o E-commerce B2B é uma boa escolha para sua empresa?
Nossa parceira Mercos é uma das opções mais completas do mercado em E-commerce B2B e Força de Vendas.
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