2023 começou e é nesse período que os empreendedores fazem o planejamento do ano e projetam o crescimento. Para isso, e não diferente dos anos anteriores, não adianta sair atirando para todos os lados.

É um momento muito oportuno para estudar tendências do mercado, nichos de produto e também de fazer uma revisão bastante estratégica na sua loja.

Se posicionando como um dos principais canais do varejo formal no Brasil, o Magalu Marketplace possui diversas categorias de produtos e funcionalidades que conseguirão alavancar suas vendas. Funcionalidades e funções, estas, que planejadas permitem que a sua loja venda uma diversidade muito grande de nichos, através das oportunidades do ecossistema.

Mas será mesmo que a sua operação está preparada para isso e você sabe tudo a respeito do Magalu Marketplace? Confira abaixo os 4 fatos sobre o ecossistema do Magalu que você provavelmente não sabia:

1) Logística

Nem só de Correios vive o empreendedor brasileiro. O Magalu Entregas entra neste jogo para que você consiga extrair e usar tudo o que o próprio Magazine Luiza possui para distribuição e entrega de produtos.

No universo Magalu Entregas, existem 5 modalidades de envio para entregar o seu pedido na maior velocidade possível, são elas:

Postagem Correios

É o modelo inicial (embora a recomendação seja começar a operação com o Agência Magalu – veja mais detalhes abaixo) disponibilizado pela plataforma. Com ele, você garante o básico para ter um preço competitivo dentro do prazo de entregas e serviço dos Correios. Aqui é simples, basta imprimir as etiquetas, fixar na caixa que for enviar, e encaminhar até uma agência dos Correios.

Agência Magalu

A recomendação é grande que você inicie neste modelo, e a razão é simples: Usar a malha logística do próprio Magalu. Desde o caminhão, passando pelas lojas físicas para que o cliente possa retirar o produto que comprou, e até para a última milha (last mile), que é quando a entrega é feita para o cliente.

Aqui, ao invés de postar nos Correios, você irá postar em uma loja física do Magalu credenciada (consulte o suporte do Magalu para maiores informações).

Coletas

Uma vez dentro da Agência Magalu, os seus pedidos irão aumentar, dada a competitividade. Quando você atingir um patamar mínimo de pedidos diários esperado pelo Magalu, um especialista do Magalu Entregas entrará em contato para agendar COLETAS de pedidos vendidos. Ou seja, você não vai mais precisar sair da loja para postar os seus produtos e é a modalidade que permitirá que o seu prazo de entrega diminua consideravelmente.

A quantidade mínima de pedidos diários pode variar, e o seu endereço precisa estar em uma rota de coletas.

Ultra Rápida

A entrega ultra rápida é a irmã mais velha das coletas e permitirá que o Magalu colete o pedido no mesmo dia em que fará a entrega para o cliente. O requisito é já estar no modelo de coleta.

Fulfillment

Por outro lado, o fulfillment é o irmão mais novo do coletas. Neste modelo, o próprio Magalu irá armazenar o seu produto, faturar e entregar para o cliente que comprou. É o modelo que está recebendo a maior quantidade de incentivos no momento, então é hora de aproveitar o começo e surfar a onda. Para maiores informações sobre elegibilidade e como aderir, consulte o suporte do Magalu.

2) Promocional

“Promoção é tudo igual”, disse o(a) empreendedor(a) que não soube usar o Magalu Promoções.

Lá existem dois tipos de campanhas completamente diferentes: as promocionais e as de desconto à vista.

Na primeira, como o nome sugere, você fará uma promoção. Mas é diferente de simplesmente alterar o preço de/por de seus produtos. Aqui, haverá um impulso de exposição promovido pelo Magalu. Portanto, quando for mudar o preço, mude dentro de uma campanha.

No caso das campanhas de desconto à vista, acontece como o próprio nome sugere: o cliente que pagar à vista, ganha um desconto. É um dos principais formatos para aumentar a conversão dos clientes que já chegaram na página do seu produto, pois essa informação fica em destaque (além de aparecer também no catálogo, o que vai te ajudar a atrair mais cliques e visitas).

3) Conta PJ MagaluPay

Magalu é financeira? Desde quando? Começou no carnê e hoje cria contas para pessoa jurídica através do MagaluPay.

Uma das principais vantagens é que não há taxa para receber as suas vendas, diferentemente de quando você opta para receber através do seu banco tradicional. Além disso, você também pode utilizar maquininhas de cartão (sim, também tem maquininhas) caso você tenha loja física ou precise de recebimentos via cartão.

4) Ads

Sabe aquela forcinha que o seu produto está precisando para aparecer mais para os clientes? Uma estratégia de ads (ou publicidade, patrocínio) pode te ajudar. O Magalu possui uma série de incentivos e impulsos que você pode adicionar à sua loja.

Mas, lembre-se: já que é pra aparecer para o cliente, esteja sempre com uma oferta matadora! Não gere visitas para seus concorrentes (afinal, o cliente que quer comprar, dará o seu jeito).

“Ainda não vendo no Magalu, o que eu faço?”

Cadastre-se através deste link (https://marketplace-vendamais.magazineluiza.com.br/register), selecione a integração Bling para ter conexão direta com seu estoque cadastrado no ERP e comece a usar estas e outras funcionalidades que o ecossistema do Magalu irão te entregar.