A Magazine Luiza é uma empresa varejista brasileira que cresceu muito nos últimos anos. Atualmente, a operação digital já representa 50% da venda da marca, e por isso, desde 2018, a empresa disponibiliza um sistema de entregas exclusivo para parceiros que vendem no marketplace da plataforma: O Magalu Entregas. Sendo assim, entenda como ativar o Magalu entregas neste artigo e como funciona:
O que é Magalu Entregas?
Primeiramente é importante saber que o Magalu Entregas é uma parceria entre a Magalu Marketplace com os Correios. Ao se cadastrar na modalidade o vendedor transfere para o Magalu Entregas a responsabilidade pela entrega dos produtos vendidos, e dessa forma ele fica responsável por imprimir a etiqueta do envio, emitir a Nota Fiscal e levá-la até uma agência dos Correios ou aguardar a coleta.
O sistema visa melhorar a experiência de todos, oferecendo fretes mais baratos e uma plataforma de rastreio, para que o cliente acompanhe o produto em tempo real. O serviço também abrange a logística reversa, ou seja, a coleta de produtos devolvidos pelo cliente.
Benefícios para o vendedor
No Magalu Entregas entre os principais benefícios para o vendedor é que a comissão é cobrada apenas sobre o valor do produto. Afinal, o frete é transferido do cliente direto para a Magazine Luiza, que é quem realiza o serviço. E desse modo, o cálculo do preço da entrega é feito com base na tabela da Magalu. Confira outros benefícios do serviço de entrega da Magalu para os vendedores:
- Valor do frete de 10% a 15% mais barato;
- Subsídio para reversão de até 3 pedidos por mês ou 3% dos pedidos totais no mês;
- Responsabilização de relação com o Correios pela Magalu;
- Tracking automático;
- Comissão cobrada somente em cima do produto;
- Possibilidade de frete grátis.
Como ativar o Magalu Entregas?
O vendedor pode ativar o Magalu Entregas abrindo um ticket no IntegraCommerce, a plataforma da Magazine Luiza. Do mesmo modo, também é possível pedir a inclusão do serviço pelo e-mail. Após isso, a empresa solicita algumas informações ao vendedor:
- Razão Social;
- CNPJ;
- Nome e e-mail do responsável pela assinatura do contrato;
- Código do Centro de Distribuição (nome para identificar o CD);
- Endereço completo do Centro de Distribuição;
- Tempo que o vendedor demora para levar o produto até os Correios.
Posteriormente, o marketplace envia o documento para o vendedor assinar. A partir de então a equipe da plataforma configura o serviço na loja virtual e, ao terminar, confirma a inclusão no Magalu Entregas.
Quais são as modalidades no Magalu Entregas
Entrega Full | Entrega Híbrida | |
O que é | quando todos os produtos se encaixam nas medidas de envio padronizadas pelos Correios | quando parte dos produtos corresponde às dimensões dos Correios |
Como é o frete | comissão é cobrada apenas sobre o valor do produto | frete calculado por meio do seu integrado |
Quais são as regras no Magalu Entregas?
A principal regra do serviço Magalu Entregas é o produto caber nas especificações do Correios:
- Pesar até 30 Kg;
- Largura de 11 cm até 105 cm;
- Comprimento de 16 cm até 105 cm;
- Altura de 2 cm até 105 cm;
- Somada das dimensões (Largura + Altura + Comprimento) = 29 cm até 200 cm.
Por outro lado, caso o produto do vendedor não caiba nas especificações, ele não estará elegível para o Magalu Entregas e será necessário uma transportadora própria. Além disso, como dicas de boas práticas, a empresa aconselha os vendedores:
- Despachar o pedido dentro do prazo combinado no contrato;
- Não cadastrar produtos que ultrapassem as medidas dos Correios;
- A etiqueta do produto é válida por sete dias após a impressão;
- Em caso de dúvidas, abrir ticket na plataforma.
Como imprimir etiqueta no Magalu Entregas?
Para imprimir as etiquetas da Magalu Entregas, é necessário que as notas fiscais tenham sido autorizadas e enviadas para a IntegraCommerce. Desse modo, com os objetos de postagem atrelados a um pedido da loja Magalu pode-se realizar a impressão da etiqueta, através do sistema de gestão ERP em impressão individual ou massiva. As etiquetas geradas são válidas por 7 dias.
Integração Magalu Entregas e ERP
Antes de mais nada, é importante que você saiba que o Bling possui integração com o Magalu Entregas, um serviço logístico disponibilizado através do IntegraCommerce para os parceiros que utilizam o marketplace da Magalu. Sendo assim, através dessa integração é possível imprimir as etiquetas dos pedidos e acompanhar as entregas enviadas através dos Correios.
O ERP automatiza processos, uma vez que centraliza todas as informações de estoque, preços e venda dos seus produtos inseridos em vários canais de venda em uma única plataforma.
Vantagens da integração:
- Melhora a experiência do cliente;
- Oferece fretes mais baratos e plataforma de rastreio;
- Otimização da rota de entrega Magalu;
- O lojista emite nota fiscal através do sistema ERP, integrado à operação, de forma automática e descomplicada.
Então, vale a pena o Magalu Entregas?
O sucesso do varejo está associado à capacidade dos empreendedores em adequar sua logística aos desafios do meio digital. O Magalu Entregas mobiliza as vantagens de o vendedor vender e entregar pelo sistema Magalu, otimizando processos e terceirizando a entrega.
Através de um ERP na nuvem, o empresário consegue aumentar sua produtividade e controlar os riscos, a fim de desenvolver seu negócio sustentavelmente.
Escolha o Bling! e, em poucos passos, integre seus produtos ao Magalu Marketplace e aos outros principais marketplaces do mercado. Faça o teste grátis e veja como o Bling pode ajudar o seu negócio.