A Black Friday é uma das datas mais importantes para quem vende online. Indiscutivelmente, nessa data, é preciso preparar seu negócio para receber um grande volume de tráfego de pessoas consumidoras em busca de ótimas oportunidades de negócio. Por isso, conferir dicas de como montar uma loja no Instagram é fundamental.
Transformar toda a expectativa pela data em resultados concretos requer trabalho estratégico. Se você não prepara a sua marca para isso, não consegue captar consumidores. No cenário atual, um dos canais mais valiosos para ter uma loja online é o Instagram, graças à grande movimentação da plataforma e de recursos como a sacolinha.
Por isso, este post vai tratar em mais detalhes a Black Friday 2021 e mostrar como se preparar para ela
O que você verá no artigo:
Quando será a Black Friday em 2021?
A Black Friday 2021 será no dia 26 de novembro. Data já tradicional no comércio brasileiro, principalmente quando falamos de e-commerce, ela sempre acontece na quarta sexta-feira do mês.
Portanto, se você quer aproveitar ao máximo o potencial de vendas da sua loja, vai se preparando! Como estamos falando da última semana de novembro, é importante intensificar bastante a campanha de divulgação da Black Friday durante as três primeiras semanas do mês.
Números da Black Friday em 2020
Indiscutivelmente, 2020 não foi dos melhores anos para a humanidade, afetando também a economia. Portanto, um dos poucos setores que obtiveram crescimento durante o período foi o e-commerce.
A Black Friday 2020 teve um aumento de 25% nas vendas em relação ao ano anterior, impulsionado também pelo aumento das compras online. Esse movimento foi resultado do fechamento de comércios e necessidade de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19.
O que esperar da Black Friday em 2021?
Se 2020 foi animador durante a Black Friday, 2021 parece ser uma extensão do ano anterior, mas com expectativas ainda melhores. Uma pesquisa realizada pela Méliuz apontou que 78% dos entrevistados admitiram que vão comprar durante a data em 2021. Esse é um dado que mostra que se preparar é necessário.
Se a expectativa é alta, é fundamental ir de encontro com o que as pessoas consumidoras desejam. Ou seja, preparar estoques, colocar sua marca em canais de destaque, como o Instagram, e desenvolver uma campanha de divulgação são alguns passos essenciais antes da Black Friday 2021.
5 dicas de como montar uma loja no Instagram
Se você quer que sua loja bombe durante a Black Friday, precisa fazer com que ela se estabilize no Instagram. A plataforma é uma das principais atualmente e não serve só para relacionamento e marketing. Você pode, literalmente, vender por meio dela.
A seguir, veja cinco dicas de como montar uma loja no Instagram e tirar proveito da Black Friday!
1. Faça um perfil comercial
O primeiro passo de como montar uma loja online no Instagram é posicionar sua empresa de maneira profissional nessa rede social. Por isso, não venda pelo seu perfil pessoal, uma vez que isso pode gerar perda de credibilidade.
Pessoas consumidoras querem comprar de marcas concretas e que se apresentam dessa maneira. Portanto, você precisará de um perfil comercial na rede social.
Para criar um perfil você deve seguir os seguintes passos:
- Abra seu perfil no Instagram, vá no menu de três listras horizontais e, em seguida, clique em “Configurações”;
- Em seguida, acesse a opção “Conta”;
- Por fim, role as opções até o final e escolha entre “Mudar para conta profissional”, tornando seu perfil pessoal em um profissional, ou “Adicionar nova conta profissional”, em que você criará uma conta só para sua empresa a partir do zero.
2. Aposte numa identidade visual
Toda marca tem uma identidade visual bem definida, ou seja, um logotipo, cores e formas que sempre serão usadas quando essa empresa for representada. Ter essa imagem bem definida é importante para agregar mais valor à marca. Além disso, uma identidade estabelece o conceito por trás da empresa e faz as pessoas se lembrarem dela.
Uma boa identidade visual depende de profissionais qualificados. Contar com especialistas em marketing e design vai ajudar a chegar à marca perfeita. Assim, você consegue representar visualmente todos os valores, o estilo e a vibe da sua empresa. Isso é fundamental para se comunicar bem com a clientela.
3. Ofereça cupons de desconto exclusivo para seus seguidores
Pessoas consumidoras amam descontos! Afinal, quem não gosta de pagar barato? Por isso, marcas que querem estabilizar seu nome no mercado e construir engajamento com o público precisam apostar em descontos. O mais importante é fazer isso valorizando quem já é um seguidor da sua marca no Instagram.
Essa estratégia ajuda a criar a sensação de participação e exclusividade nessas pessoas. Rapidamente, elas se sentirão importantes para sua marca e vão considerar uma compra, principalmente porque ganharam um cupom exclusivo. Mas atenção: pense sempre em descontos que possam ser concedidos sem prejudicar as finanças da sua empresa!
4. Ative a função “sacolinha”
A função sacolinha é um dos principais recursos que o Instagram disponibiliza para lojas que desejam vender seus produtos na rede social. Com a sacolinha você consegue marcar produtos nas suas fotos e stories, mostrando mais informações sobre preço, nome do item e outros detalhes interessantes.
Para conseguir a sacolinha é importante cumprir com algumas exigências e envio de documentações que o Instagram pede. Por isso, ter o maior cuidado e atenção possível nesse momento ajuda a obter mais rapidamente o recurso. A Bagy é uma empresa que presta assessoria para realizar esse processo sem erros!
5. Faça uma campanha para Black Friday
Black Friday é uma data em que você realmente pode alcançar incríveis resultados de vendas, mas isso depende de planejamento. É importante começar a divulgar a data, ao menos, dois meses antes. Isso vai ajudar a criar a expectativa nos seus consumidores e permitir que essas planejem, até mesmo do ponto de vista financeiro, para comprar.
Por isso, crie um cronograma de ações para que sua marca consiga divulgar a Black Friday adequadamente. Defina o que você vai publicar, os dias que serão publicados esses conteúdos e determine quais serão. Pense sempre em criar expectativa, mas também seja claro ao abordar questões como:
- produtos que estarão com descontos;
- percentuais de descontos que serão oferecidos;
- destaque alguns produtos mais chamativos;
- reforce a data em que a Black Friday acontecerá.
Uma boa campanha de divulgação gera as vendas que você deseja e ajuda a trazer de volta clientes que se interessaram por seus produtos, mas não fecharam negócio. São muitos os benefícios de se organizar para conseguir resultados potencializados!
A Black Friday 2021 tem potencial para ser uma das maiores da história e você pode aproveitar não só para vender, mas também para conquistar clientes. Por isso, uma campanha incrível será importante a longo prazo para seu negócio online. As dicas de como montar uma loja no Instagram são fundamentais nesse processo. Aproveite-as!