No e-commerce pensar o estoque é fundamental para fazer um trabalho conectado que vise sempre a boa experiência do cliente. Manter a organização dos produtos comprados e dos produtos vendidos, nada mais é do que a gestão do estoque.

Dependendo do seu nicho de atuação o estoque demanda maior ou menor quantidade de produtos, mas sempre, independente do tamanho da empresa, exige atenção e cuidado. 

Podemos dizer que é um setor vital, que quando mal administrado pode gerar sérios prejuízos e até a perda de clientes. Este artigo vai trazer algumas ideias sobre o processo de gerir bem o seu estoque, dicas para fazer isso de forma simples e integrada e também conhecer um pouco sobre os diferentes tipos de estoque para vendas online

Com este artigo queremos mostrar que a jornada de compra do cliente passa também por uma loja virtual com gestão de estoque eficiente, para que o cliente não tenha experiências negativas na hora da compra. 

O que é gestão de estoque?

Vamos começar pelo conceito do termo para te contar o que é gestão de estoque.

Gerir o estoque de produtos da empresa compreende ter controle e organização dos produtos disponíveis para a venda – quantos deles já foram vendidos, quantos já foram para a entrega, e quantos ainda estão disponíveis. 

É importante lembrar que a gestão de estoque envolve diversos fatores, que podem mudar de empresa para empresa. Dependendo do negócio, ela passa também por quantidades de matérias e insumos, não somente sobre o produto final. 

Quais as vantagens de cuidar da gestão de estoque?

Gerir o estoque de forma organizada diz muito sobre a sua empresa, pois ajuda a equilibrar compra e venda, reduz excesso ou falta de mercadorias, diminuindo custos extras e aumentando o capital de giro por consequência. 

Entre as vantagens da gestão de estoque podemos destacar também: 

  • acompanhamento dos pedidos, evitando atrasos de fornecedores;
  • liberação de espaços produtivos, com a identificação de quais itens estão improdutivos, ou sem giro de venda;
  • auxílio na criação de estratégias de atendimento e por consequência melhor experiência do cliente no e-commerce;
  • controle sobre itens disponíveis e itens com necessidade de reposição;
  • conhecimento da capacidade de estocagem para armazenamento;
  • conhecer o tempo de disponibilização dos produtos para entrega;
  • evitar disperdícios de produtos.

Além disso, temos outras duas grandes vantagens da gestão de estoque:

  1. Ajuda a definir novas estratégias para o seu negócio

Todos os setores da empresa devem interagir bem e caminhar com segurança até atravessar a venda e chegada ao cliente. O estoque bem gerido faz parte de uma série de estratégia simples que visam o melhoramento do seu processo de trabalho, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes. 

Analisar tudo o que entra e sai do e-commerce é uma forma, não só de equilibrar as compras mas também de projetar mais vendas. Isso gera um benefício financeiro para a empresa de forma direta. 

Integrar o estoque com a gestão financeira é como ligar setores diretamente relacionados, pois ambos se envolvem na gestão e pode contribuir com a saúde financeira do negócio. 

A rotina da empresa passa por todas as áreas do negócio, e é importante ressaltar que ao controlar esses processos é possível garantir informações atualizadas sobre o negócio, e o gestor consegue tomar melhores decisões com relação a investimentos futuro. 

É como um círculo vicioso: o fluxo de caixa é importante para fazer compras, que é importante para o estoque, que é fundamental para as vendas e que encontra a satisfação do cliente, e gera parcerias logísticas, e assim segue. 

  1. Contribui para melhorar a satisfação do seu cliente

Com uma gestão de estoque bem feita é possível melhorar a qualidade das entregas, já que é possível conhecer melhor o negócio e ter bons parceiros logísticos. 

O consumidor do nosso tempo preza, cada vez mais, pela experiência da compra como um todo. Ele quer ter boa navegação na loja através do site da loja virtual ou marketplace , quer preço, condições de pagamento e prazo de entrega curto.

Já pensou o cliente se interessar pelo produto e este não estar disponível no estoque? E isso acontece bastante, por isso, o estoque organizado garante maior quantidade de vendas e clientes satisfeitos. 

Você conhece os tipos de estoque? Entenda!

Existem diversas maneiras de gerenciar o estoque de produtos. Cada negócio se encaixa melhor em um estilo ou outro. Por isso, vamos falar um pouco sobre os tipos de estoque e suas particularidades: 

  1. Estoque compartilhado

Esse é o caso para quem possui loja física ou virtual. Ter um estoque compartilhado utiliza menos espaço para abastecer a operação física e virtual e ainda fica integrado ao mesmo sistema de gestão, permitindo o mesmo cadastro de produtos e a atualização automática de reposição e também de vendas. Ou seja, é possível fazer um gerenciamento integrado dos produtos. 

  1. Estoque terceirizado

Existem formatos como o drop shipping, que as entregas ficam a cargo dos fornecedores ou o cross docking, onde o fornecedor entrega o produto ao lojista, que deve se encarregar de enviar o item ao cliente. 

A grande vantagem dos tipos de estoque terceirizado é que o lojista pode contar com uma grande quantidade de produtos sem precisar armazená-los. Mas vale a atenção, pois abrir mão deste processo pode alterar o tempo de envio ou a qualidade das entregas, o que impacta diretamente na retenção de cliente. Por isso, parceiros confiáveis são a premissa básica para realizar este formato de estoque. 

  1. Estoque descentralizado

Neste formato, a reserva de estoque é dividida em diferentes locais, visando reduzir despesas com o transporte e também tempo de entrega. Geralmente é indicado para quem tem problemas com entrega e acaba sendo uma solução pois deixa os artigos em diversos pontos, mais próximo dos destinos. 

O ponto positivo do tipo de estoque descentralizado é conseguir manter a logística de forma mais eficiente, mas o ponto negativo é que os custos aumentam. Para a operação ficar sob controle também é importante integrar os postos de armazenagem. 

  1. Estoque consignado

Para logistas de e-commerce, outra opção interessante é o estoque consignado. Optando por ele, é possível comprar uma certa quantidade de produtos de forma consignada, e o lojista tem por benefício sempre ter estoque disponível e se por algum motivo não vender, pode devolver e pagar apenas o que foi vendido. 

A grande vantagem do estoque consignado é não precisar desembolsar um valor tão grande de estoque e o lojista fica com maior capital de giro em mãos. A desvantagem desta modalidade é que a negociação de preço com o fornecedor acaba não ficando tão interessante, e as margens de lucro também diminuem.

Estoque para e-commerce: como um sistema integrado de gestão empresarial pode ser a solução

Quando o assunto é gestão de estoque, dispor de um sistema de gestão ERP pode ser a sua melhor ferramenta. Isso, tanto para quem trabalha nas modalidades física e virtual, quanto para quem atua em diversos players e marketplaces. 

O sistema de gestão integra o estoque às compras e às vendas, e acompanha fluxo de caixa, reposição de mercadorias, insumos e melhores negociações com os fornecedores, através dos dados obtidos pela integração de processos, poderão ser resultado da adoção de um sistema ERP. 

É importante otimizar gestão de estoque da sua empresa para que o negócio cresça e se fortaleça. 

O Bling!, por exemplo, possui um sistema de controle de estoque simples e eficiente: a integração permite controlar o estoque da sua empresa de forma descomplicada.

Como um ERP pode ajudar na gestão de estoque

  • Gerenciar o catálogo de produtos

Registra as informações dos seus produtos, como códigos, descrição e preços, além de outras características e centralize a gestão do seu catálogo em múltiplos canais de venda.

  • Sincroniza o estoque aos múltiplos canais de venda (online e off line):

Controla o estoque de  vendas em marketplaces, lojas virtuais e lojas físicas de forma centralizada. A cada venda realizada, o ERP atualiza a disponibilidade de seus produtos em cada canal, evitando erros no processo, e reduzindo a necessidade de manter níveis elevados de estoque de segurança.

  • Automatiza os lançamentos de estoque através das notas fiscais de compra e venda

Importa notas fiscais de fornecedores e automatiza a entrada de produtos no seu estoque. Ao efetuar suas vendas, o Bling atualiza automaticamente seu estoque. Dessa forma, o tempo que seria gasto na inserção manual de produtos no estoque, poderá ser utilizado na execução de outras tarefas de gestão do seu negócio.

  • Controla o estoque de kits e variações de produtos de forma simples

Quando o mesmo produto possui diversas variações, como diferentes cores e tamanhos é possível realizar o controle das variações de um mesmo produto se torna uma tarefa prática. Além disso, o Bling permite que você monte kits com produtos, os quais serão desmembrados automaticamente ao gerar a nota fiscal.

  • Imprima etiquetas de produtos personalizadas

É possível também personalizar e imprimir as etiquetas dos seus produtos sem dificuldades e tenha códigos de barras integrados ao Bling, permitindo uma identificação precisa de seus produtos durante todo seu ciclo de venda.

Gestão de estoque: invista na saúde financeira do seu e-commerce

O estoque é um setor de extrema importância para o negócio. Não negligencie esse protagonismo dentro do funcionamento do seu e-commerce e mantenha sua operação ativa e eficiente, isso torna o seu negócio saudável financeiramente.

Além da gestão de estoque integrada, com o um ERP, também é possível cadastrar fornecedores, armazenar dados das empresas e dos produtos, emitir relatórios de estoque personalizados e controlar compras, enviando diretamente ordens de compra aos fornecedores. 

É por isso que um sistema de gestão como o Bling é tão importante para gerenciar seu negócio virtual em múltiplos canais de venda. Ter a sincronização do fluxo de caixa, estoque e logística em uma mesma plataforma, facilita o seu trabalho e confere organização aos seus processos.

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