Conhecer estratégias de vendas bem-sucedidas deve ser uma prioridade para qualquer negócio de sucesso. Por isso, hoje vamos te mostrar 5 estratégias de venda lucrativas para qualquer negócio online. 

Levando em conta que atualmente os clientes de uma empresa têm acesso quase ilimitado às informações que podem tanto apoiar suas decisões de compra, quanto criar objeções, vender se tornou uma tarefa um pouco mais difícil e não é apenas o desempenho do vendedor que precisa ser avaliado. 

É necessário também analisar outros fatores como o momento do mercado e também as estratégias de vendas utilizadas.   

Pensando dessa forma, é possível tirar conclusões realistas, lembrando sempre que é preciso estar atento aos momentos do mercado, mas sobretudo, reconhecer as oportunidades desses momentos.   

Se você é um empreendedor que vê oportunidades em qualquer situação, deve ter interesse em aprender como construir uma estratégia de vendas de sucesso. 

No final do artigo você também encontrará nossa seleção exclusiva com exemplos de estratégias de vendas que são utilizadas em empresas de diversos segmentos.

O que é uma estratégia de vendas?

Uma estratégia de vendas nada mais é do que um plano estratégico criado pelos gestores de uma empresa que estabelece metas e prazos para alcançar resultados, tais como gerar vendas e aumentar a receita. Ou seja, a estratégia de vendas basicamente se resume a um plano detalhado das melhores táticas e processos para construir sua marca e aumentar as vendas.   

Ela pode variar desde a pesquisa e qualificação de leads até técnicas de fechamento e gerenciamento de contas.  Por isso, para criar uma estratégia abrangente e eficaz, você precisa pensar em algo específico para cada uma de suas linhas de produtos.

Como montar uma estratégia de vendas bem-sucedida?

O primeiro passo para uma estratégia de vendas bem-sucedida para seu e-commerce é conhecer bem a sua empresa, porque muitas empresas têm uma ideia distorcida de sua posição no mercado.   

Por isso, é fundamental analisar as suas próprias vendas, a concorrência, o escopo de seus produtos e serviços, o desempenho de sua equipe, a tecnologia e os métodos utilizados.   

E este estudo deve ser baseado em métricas, não em opiniões ou suposições, a fim de usar esses dados para identificar gargalos e lacunas e tomar medidas que façam sentido neste momento e em seu nicho.   

Se o seu negócio está nos estágios iniciais, é recomendável que você siga estratégias de vendas realmente lucrativas, como vamos te mostrar abaixo…

1. Se posicione como autoridade no seu ramo

Atraia e convença as pessoas da autoridade que você tem sobre um determinado nicho ou produto.   

Essa é uma das estratégias mais importantes para obter clientes e você pode aproveitá-la contando com estratégias de inbound marketing.   

Em primeiro lugar, o cliente em potencial deve perceber do primeiro ao último contato com a sua empresa que não há ninguém no segmento que domine melhor a solução vendida do que você.   

Esta é uma das estratégias de vendas que depende exclusivamente do conhecimento que você aplica no seu dia a dia.   

Em segundo lugar, conheça bem seus clientes, suas dores comuns, suas necessidades e tenha respostas preparadas e didáticas para elas.   

Também coloque seus concorrentes em campo e observe a maneira como eles se comunicam. Em que pontos você é melhor e pior do que eles? 

2. Esteja preparado para lidar com as objeções

Procure prever quais são os riscos das negociações não se transformarem efetivamente em vendas. Que objeções o cliente poderia levantar contra seu produto ou empresa? 

Nessa estratégia, é necessário antecipar problemas ou questões potenciais e então construir essa hipótese de ameaça.   

Para isso, procure pensar em várias situações durante o processo de vendas que possam gerar dúvidas ou desconforto para o cliente.   

Depois, avalie como isso pode ser evitado. Escreva todas as respostas e esteja pronto para lidar com esses momentos. 

Assim, na hora da venda será muito mais fácil romper as barreiras que impedem o seu negócio de vender.  

E sempre continue revendo essas estratégias nas reuniões de feedback. Compartilhe o que funcionou melhor com seus colaboradores e crie outras respostas para todos os tipos de objeções.

3. Tenha empatia com o seu cliente

Um bom empreendedor é, antes de tudo, um resolvedor de problemas. Por isso, para conseguir garantir as vendas, sejam elas complexas ou não, a empatia é uma das estratégias que você não pode abrir mão.

Por essa razão, é tão importante se colocar no lugar do outro, assim você cria conexão com o seu público e faz com que ele sinta confiança.

Para aproveitar essa estratégia, realize a chamada escuta ativa. Ou seja, deixe o cliente falar, anote o que for relevante e já vá pensando em como sua solução funcionará para ele.

Outro ponto importante é deixar claro que os problemas dele são importantes para você, por menor que possam parecer.

Até porque, se o cliente entender que você está “empurrando” algum produto específico só por ser mais caro, essa será uma objeção difícil de resolver.

4. Crie senso de urgência

Criar senso de urgência é um dos gatilhos mentais que mais aceleram o fechamento de uma negociação. 

A forma mais básica de criar senso de urgência é falar que a condição que você negociou para fechar é válida somente para os próximos dias ou até mesmo horas. 

Dentro do possível, faça o cliente acelerar a decisão, especialmente se você notar que a negociação está a um passo de ser concluída.

Para isso, reafirme a proposta, se for necessário, e então reforce o discurso de vendas que você fez, lembrando a importância da solução que você vende para a vida dele.

Afinal, mesmo que o cliente esteja convencido a comprar, às vezes é necessário lembrá-lo de aceitar a sua proposta o quanto antes. A sua empresa tem um ciclo de vendas que não pode parar.

5. Fale dos benefícios e não apenas das características do produto

No momento de apresentar características do seu produto, se você focar apenas nas características técnicas, pode acabar atraindo mais objeções do que o interesse real do cliente.

Por isso, continue apresentando as características do seu produto, mas lembre-se de que elas são apenas uma parte da venda.

Agora, para despertar o interesse do cliente, fale sobre como o seu produto pode ajudar ele a resolver seus problemas.

E só depois que ele se interessar realmente pelo seus produtos ou serviços apresente as características mais técnicas.

Dessa forma, tente extrair ao máximo as preferências de seus clientes, seja através da interação com eles ou mesmo por meio de questionários. 

Com essas informações em mãos, personalize as ofertas e recomendações, com produtos que realmente tenham a ver com os gostos, personalidade, dores e necessidades deles.

Venda cada vez mais!

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