Há anos as vendas online apresentam um crescimento significativo e não há uma previsão de desaceleração. Foi o que mostrou o levantamento da CupomValido. Segundo ele, é estimado um crescimento de 20,73% no volume de compras online anualmente até 2025.
Isso indica que investir no varejo pode ser uma boa ideia! Mas, como fazer isso? Conhecer os diferentes tipos de marketplace é uma oportunidade de aproveitar uma fatia desse setor.
O que você verá no artigo:
O que é marketplace?
O marketplace é uma plataforma de comércio online que dá espaço para dezenas de empresas cadastrarem seus produtos e os apresentarem aos visitantes do canal. Em troca desse espaço, geralmente, os lojistas pagam uma comissão a cada venda concluída.
Isso significa que para vender online não é necessário que o lojista crie sua própria loja e atraia consumidores para ela. Basta que ele aproveite o tráfego de visitantes dos marketplaces.
Contudo, é possível ter um e-commerce próprio e, ao mesmo tempo, vender em marketplaces. Sendo suportado, inclusive, a comercialização de seus itens em mais de um canal de venda como este.
Para isso, é necessário que você conte com um bom sistema de gestão de estoque. Isso porque ele atualiza automaticamente o volume de mercadorias em todas as plataformas em que seus produtos estão. Além disso, integra informações financeiras e facilita o acesso a relatórios e dados importantes para a logística do negócio.
Percebe como um software como esse pode simplificar o seu dia a dia?
O papel de cada um em uma venda por marketplace
Enquanto a gestão logística de entrega e de estoque é papel da sua empresa, que separa e envia os produtos vendidos aos compradores, o marketplace:
- cuida da plataforma em que as transações irão acontecer;
- garante segurança;
- investe em marketing para atrair e converter compradores.
Esse é o grande benefício de vender usando marketplaces. Afinal, geralmente, eles são canais robustos, conhecidos e muito visitados por compradores.
Basta considerar que o Mercado Livre, o maior marketplace do Brasil, recebe 52 milhões de visitantes únicos por mês.
Agora, imagine o tamanho do investimento necessário para ter esse volume de acessos em sua loja. Seria impossível para pequenos e médios empreendedores, não é mesmo?
Fazendo parte do marketplace você apenas aproveita esses acessos para apresentar os itens disponíveis para venda.
Todavia, como falamos acima, isso tem o seu custo. A cada negócio fechado, geralmente, você terá que pagar uma taxa de comissão.
Tudo isso representa características gerais sobre o setor. Porém, existem algumas particularidades que criaram o que hoje conhecemos como tipos de marketplaces.
Quais os tipos de marketplace?
Conhecer as múltiplas opções do mercado permite que você tenha uma visão ampla das oportunidades disponíveis e permite atuar em várias frentes.
Na lista de tipos de marketplace estão:
- Marketplace de produtos físicos
- Marketplace de nicho
- Marketplace de serviços
- Marketplace de aluguel
- Marketplace de anúncio
Entenda mais sobre cada um, a seguir.
1. Marketplace de produtos físicos
O tipo de marketplace mais comum é o de produtos físicos. Neles, os lojistas cadastram suas mercadorias e, conforme realizam vendas, enviam os pedidos aos compradores.
Geralmente, são canais que reúnem múltiplos nichos do mercado, desde artigos de moda até eletrodomésticos.
Alguns exemplos de marketplace dentro desse modelo são:
- Mercado Livre;
- Magalu;
- Americanas;
- Amazon, entre outros.
Se você vende produtos físicos, indicamos que conheça mais sobre como aproveitar as oportunidades desse canal acessando e fazendo o download gratuito do nosso ebook: Como o marketplace pode alavancar os seus negócios.
2. Marketplace de nicho
Similar a opção acima, o marketplace de nicho também trabalha com produtos físicos. Entretanto, ele possui um setor de atuação bem definido, ao invés de apresentar um portfólio altamente generalizado.
Ou seja, existe um nicho de mercado que é predominante dentro desse tipo de marketplace.
A Netshoes é uma referência nesse modelo, afinal, predominantemente, atua com mercadorias relacionadas ao setor de esportes.
Outros exemplos de marketplaces nichados são:
- Dafiti;
- MadeiraMadeira;
- Cobasi e mais.
3. Marketplace de serviços
Seguindo a mesma lógica do tipo de marketplace que apresentamos acima, o modelo de serviços funciona a partir de uma plataforma que conecta quem quer vender com quem deseja comprar.
Nesse caso, os empreendimentos estão relacionados ao oferecimento de serviços, e alguns exemplos são Uber e Ifood.
Afinal, empresas ou profissionais que desejam oferecer algum serviço cadastram seus dados nesses canais e aguardam o contato de potenciais compradores.
Em outras palavras, essas plataformas também reúne quem deseja oferecer algo a quem deseja comprar, por isso são chamadas de marketplaces.
4. Marketplace de aluguel
De maneira similar ao Uber, que conecta motoristas a passageiros, o Airbnb é um exemplo de marketplace porque conecta viajantes com anfitriões, sem precisar, com isso, ter nenhum hotel ou hospedagem própria.
No mesmo setor, o Booking, que reúne milhares de opções de hotéis e pousadas do mundo todo em um único lugar, é outro exemplo de marketplace de aluguel. Afinal, ele conecta duas pontas do mesmo setor.
O nome marketplace de aluguel surgiu porque o consumidor não realiza uma compra, mas sim uma reserva, um aluguel. A solução é usada apenas durante um período determinado.
Assim como nos casos acima, toda a transação é feita dentro da plataforma, desde o contato entre as partes, até a reserva e o pagamento.
5. Marketplace de anúncio
Esse tipo de marketplace reúne anunciantes que desejam divulgar seus produtos. Entretanto, a plataforma não concluí a negociação.
O usuário/comprador é direcionado, geralmente a partir de um link, para o site da empresa anunciante, ou outro canal de venda, e aí sim faz o pagamento.
Pode ser um canal de anúncios de produtos ou serviços, ou mesmo de aluguel.
Um exemplo bem simples desse funcionamento é a OLX.
Também podemos considerar como opções de marketplace de anúncio, as plataformas de comparação de preço como Buscapé e Zoom.
Qual é o maior marketplace do Brasil?
Segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil de 2022, o ranking geral dos principais e-commerces do país é composto de:
- Mercado Livre
- Shopee
- Amazon Brasil
- Americanas
- Magalu
- AliExpress
- iFood
- Casas Bahia
- Netshoes
- Shein
Qual é a diferença entre um e-commerce e um marketplace?
A diferença entre e-commerce e marketplace está no fato de que, enquanto uma loja virtual própria vende os produtos comercializados por apenas um lojista, o marketplace atua como um shopping virtual, com múltiplas lojas disponibilizando suas mercadorias para os consumidores.
No e-commerce, o dono é responsável pela atração de visitantes, apresentação do produto, processamento do pagamento e logística de entrega. No marketplace parte desse trabalho é feito pelo canal de vendas, geralmente, em troca de uma comissão recebida a cada transação.
Gestão de vendas em marketplaces e e-commerces
Independente se você optar por vender em uma loja virtual própria, em um marketplace ou em ambos, a gestão do seu negócio é fundamental para a garantia do seu sucesso.
Especialmente com produtos distribuídos em múltiplos canais de venda, é imprescindível garantir que as informações como estoque, volume de vendas e logística estejam centralizadas.
Para fazer isso, você pode contar com o sistema de integração de e-commerce e marketplace do Bling!, um ERP integrado às maiores plataformas de marketplaces.
Ele permite a gestão das vendas online de forma centralizada, oferecendo toda a estrutura para facilitar o gerenciamento do negócio e aumentar a performance. Tudo isso com planos a partir de R$55 mensais.
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