Saber como gerenciar um bar pode definir o sucesso do seu negócio. Afinal, abrir um estabelecimento está longe de ser a parte mais difícil. Isso porque mantê-lo aberto e gerando lucro é o grande desafio dos empreendedores.
Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas práticas que podem facilitar o gerenciamento da sua empresa, além de mostrar soluções para os principais desafios que você pode enfrentar no dia a dia.
Quer saber tudo sobre gerenciamento de bar e como impulsionar o seu negócio? Então, continue lendo para descobrir!
O que você verá no artigo:
Como gerenciar um bar: o que eu preciso saber?
Fazer a gestão de bar pode ser desafiador com tantas demandas e responsabilidades, mas existem quatro pilares que podem impulsionar o sucesso do seu negócio: fazer o bom controle financeiro, prestar um excelente atendimento (contratar uma equipe qualificada), monitorar o estoque e manter um bom relacionamento com fornecedores.
Fora isso, é preciso se atentar a questões, como licenças e alvarás de funcionamento (caso seja exigido), normas sanitárias e estruturais.
Esses aspectos são indispensáveis para o funcionamento do estabelecimento, mas como variam de local para local, você deve pesquisar sobre as exigências e isenções específicas da sua cidade.
A seguir, veja mais detalhes sobre as quatro operações que consideramos indispensáveis quando falamos em como gerenciar um bar:
1. Gerenciamento financeiro
O maior desejo de todo dono de bar é ver um grande movimento de clientes, não é? Contudo, junto ao público, acontece também uma grande movimentação de dinheiro! E manter esse fluxo controlado é o passo principal para gerenciar um bar.
Você precisa monitorar o caixa, saber o que entra e o que sai, quais as despesas fixas e variáveis, custos com a infraestrutura, impostos, fornecedores, estoque, delivery e até folha de pagamento.
Perder o controle financeiro do negócio é um dos maiores erros de pequenos empreendedores, e é o maior motivo de fechamento de empresas.
Segundo a pesquisa “Sobrevivência das Empresas 2020”, realizada pelo Sebrae, fora a pandemia da covid-19, os principais motivos para o encerramento de pequenos negócios estão relacionados à falta de gestão, problemas financeiros, prejuízos, e afins.
Para evitar esse cenário, uma boa dica é investir em um software para gerenciamento de bar, que ajuda a ter uma visão geral do negócio, manter um bom fluxo de caixa, centralizar as despesas, etc.
2. Contratação de equipe qualificada
Administrar um bar sozinho pode até ser possível no começo, mas se você quer expandir seu negócio e ter um estabelecimento de sucesso, vai precisar de mais pessoas para tocar esse barco!
Por isso, um dos passos mais importantes no gerenciamento de um bar é a contratação e a coordenação da equipe, que vai desde o gerente ao garçom (a depender do tamanho do negócio).
Além de contratar pessoas qualificadas, é fundamental manter o treinamento constante dos funcionários para garantir que todos oferecerão um serviço excepcional para o cliente.
3. Monitoramento de estoque
Se você já passou pela experiência de fazer um pedido em um bar ou restaurante, e ouvir que o produto está em falta, sabe como pode ser decepcionante, não é? Esse é o resultado da falta de gerenciamento de estoque, e pode ser evitado com um monitoramento eficiente.
Especialmente para estabelecimentos que trabalham com produtos e insumos, fazer a gestão do que ainda tem e o que precisa ser reposto é vital.
Essa gestão não evita apenas a falta de produtos, mas também o desperdício e a perda, afinal, os produtos precisam ser consumidos antes do prazo de validade.
Por isso, se você quer continuar aprendendo como administrar um bar, confira um checklist que pode te ajudar a manter o estoque organizado:
4. Relacionamento e negociação com fornecedores
Para fechar os pilares essenciais para a gestão de um bar, está a relação com os fornecedores. É fundamental estabelecer uma parceria com esses parceiros para conseguir bons preços (negociar) e prazos.
O relacionamento com o fornecedor é tão importante quanto o com o cliente, afinal, sem os insumos não é possível atender os consumidores do seu negócio. Por isso, não economize investimentos nessa relação.
Desafios comuns na gestão de bar e como superá-los
Saber como gerenciar um bar é indispensável para o sucesso do estabelecimento, mas conhecer os desafios e saber como vencê-los são ações que podem dar vida longa ao seu negócio. Entre as dificuldades mais comuns, estão: controle de custos e gestão das finanças, lidar com a concorrência e as reclamações de clientes.
Esses tópicos são tão comuns no dia a dia do gestor de bar que separamos dicas de como lidar com cada um deles. Veja!
Gerenciar reclamações de clientes
Lidar com a insatisfação de clientes pode ser desafiador para o dono de um negócio. No entanto, é provável que em algum momento isso aconteça.
Nessa hora, não vale desanimar: aproveite a reclamação para rever pontas soltas no atendimento ao cliente e pensar em novas estratégias para oferecer uma boa experiência.
Lembre-se de que a experiência do seu cliente está diretamente ligada aos seus resultados financeiros. Afinal, 85% dos clientes estão dispostos a pagar mais caro para ter boas experiências, segundo a PwC.
Lidar com a concorrência
Basta dar uma volta em uma avenida movimentada para ver que concorrência não falta para um bar, não é? E lidar com essa questão pode ser trabalhoso, mas também pode ser um estímulo para melhorar.
Enquanto você estiver focado em oferecer um bom serviço, um lugar agradável, um menu interessante e um atendimento impecável, não será preciso se preocupar com o que o concorrente está fazendo.
Claro, manter seus concorrentes no radar é indispensável para que você entenda como inovar em seu negócio, mas não deixe que a comparação seja o seu foco: sua atenção deve estar em seu bar e como você pode melhorá-lo.
Controlar as finanças
Não dá para ter bons resultados se você não souber como gerenciar um bar, especificamente as finanças do seu negócio.
Se o pilar da gestão financeira for um desafio para você, experimente usar um sistema de gestão on-line, que ajude desde a emissão de notas fiscais até o controle da movimentação do caixa, como o Bling!
Veja, no vídeo abaixo, como nosso sistema pode te ajudar no controle financeiro do seu negócio:
Conheça as funcionalidades do ERP Bling!
Dicas para melhorar o gerenciamento de bar
Algumas dicas que podem te ajudar a administrar melhor o seu bar são:
- Estabeleça metas e objetivos claros de curto a longo prazo, e monitore regularmente o progresso;
- Gerencie custos, despesas, orçamentos, fluxo de caixa, e afins;
- Implemente um sistema de controle de estoque para evitar ficar sem produtos importantes;
- Invista em treinamento para sua equipe para oferecer um bom atendimento;
- Ouça o feedback dos clientes e faça mudanças necessárias para melhorar a experiência no bar;
- Mantenha um ambiente limpo e organizado, com equipamentos e utensílios em bom estado;
- Divulgue o estabelecimento e realize um bom marketing;
- Invista em tecnologia para agilizar processos (cadastro de fornecedores, registro de vendas, etc).
Agora você sabe tudo sobre como gerir um bar. O próximo passo é fazer investimentos que facilitem essa gestão, como um bom ERP, sistema que permite a gestão integrada do seu estabelecimento.
Com o ERP Bling!, você pode:
- Controlar suas vendas, desde o registro de pedidos até a emissão de notas fiscais;
- Gerenciar seu estoque, com controle de entrada e saída de produtos;
- Monitorar suas finanças, com controle de contas a pagar e a receber;
- Ter acesso a relatórios detalhados sobre o desempenho do seu bar;
- Gerenciar o seu relacionamento com clientes e fornecedores;
- E muito mais!
Não perca mais tempo com processos manuais e complexos, experimente o Bling agora mesmo e veja como ele pode transformar a gestão do seu bar! Conheça nossos planos e faça um teste gratuito de todas as funcionalidades. Aproveite!
Foto de capa: Imagem de prostooleh no Freepik