Fornecedores dropshipping são os agentes responsáveis por separar, embalar e enviar o produto ao cliente final nesse modelo de negócio.
Para esse conceito ficar mais claro, vale citarmos que dropshipping é uma modalidade de comércio eletrônico no qual o vendedor não precisa montar estoque. Ele atua apenas como um intermediário no processo de venda, fazendo a ponte entre quem quer comprar e o fornecedor.
Na prática, o vendedor de dropshipping é o responsável pelo e-commerce ou marketplace, pela condução e conclusão da venda, e pela gestão de todo esse processo. Ou seja, cabe a ele atrair os clientes e estruturar um bom relacionamento para fidelizá-los.
A parte do fornecedor desse tipo de venda online é montar e manter o estoque, separar corretamente os itens comprados, embalar e enviar para o endereço apontado pelo comprador.
Como você pode ver, é preciso um bom alinhamento entre esses dois agentes, do contrário, o cliente será prejudicado. Todavia, quando algo de errado acontece com o produto ou com a entrega, é ao responsável pelo e-commerce que o consumidor se reportará (e reclamará).
Em outras palavras, é a imagem e a reputação da plataforma de venda que estará em risco — já que o comprador não tem conhecimento de quem é o responsável pelos itens comercializados.
Por isso, é tão importante saber como escolher bons fornecedores dropshipping. E para ajudar você a tomar essa decisão, trouxemos cinco dicas sobre o que considerar na hora de escolher empresas fornecedoras para esse modelo de e-commerce.
Siga a leitura e confira quais são agora mesmo!
O que você verá no artigo:
5 dicas de como encontrar fornecedores dropshipping
Para encontrar os melhores fornecedores dropshipping para sua loja virtual, nossas dicas são:
- conheça os tipos de fornecedores dropshipping;
- faça pesquisas online e participe de eventos e feiras do setor;
- verifique a qualidade dos produtos e a reputação do fornecedor;
- peça amostra dos produtos para testar o processo;
- considere o custo-benefício.
Conheça os tipos de fornecedores dropshipping
Existem três tipos de fornecedores dropshipping, que são:
- fabricantes: a parceria é firmada diretamente com quem fabrica os produtos. Uma das vantagens é conseguir trabalhar com o chamado “preço de fábrica”. Porém, nem todos os fornecedores desse tipo têm um esquema logístico próprio no formato dropshipping, o que pode exigir uma atenção a mais da parte de quem vende;
- distribuidores e atacadistas: esses fornecedores compram em grandes quantidades das fábricas e revendem os produtos aos varejistas interessados. O valor dos itens tende a ser um pouco maior do que o praticado pelo tipo de fornecedor anterior. Entretanto, este costuma ter um sistema logístico dropshipping mais estruturado;
- plataformas de dropshipping: são uma espécie de catálogo virtual, pela qual o vendedor escolhe todos os produtos que pretende comercializar. Além de facilitar a busca pelos itens, esse tipo de fornecedor é interessante porque viabiliza o uso de várias plataformas simultaneamente, contribuindo para aumentar o leque de produtos oferecidos na loja virtual.
Faça pesquisas online e participe de eventos e feiras do setor
Encontrar fornecedores em sites de pesquisas como o Google tende a ser uma das primeiras atitudes de quem precisa de parceiros desse tipo. Mas além de fazer essa busca virtual — que é bastante válida — é interessante também participar de feiras e eventos relacionados ao setor que pretende trabalhar.
Ao estar presente nesses locais, você tem a chance de conhecer o fornecedor e os produtos de perto. Com isso, pode tirar suas principais dúvidas e, o mais importante, verificar a qualidade dos itens oferecidos.
Verifique a qualidade dos produtos e a reputação do fornecedor
Por falar em qualidade, esse é um dos critérios essenciais de ser avaliado sempre que for montar uma lista de fornecedores para sua empresa.
Esse cuidado é importante porque, como dissemos logo na abertura deste artigo, qualquer problema que o cliente tiver com o produto, é para sua loja virtual que ele reclamará.
Por isso, garantir a qualidade do que é comercializado é uma forma de manter o nível de satisfação dos compradores e de evitar riscos para a imagem do e-commerce.
O mesmo princípio vale para a reputação do fornecedor. Aqui, a ideia é verificar se a empresa fornecedora é alvo de reclamações sobre prazo de entrega, por exemplo, ou mesmo se está envolvida em práticas ilícitas como lavagem de dinheiro ou uso de mão de obra escrava.
Quando situações como essas acontecem, e você traz para sua rede de abastecimento esse fornecedor, a imagem da sua empresa é comprometida, visto que muitos clientes podem considerá-la conivente com essas atividades ilegais.
Peça amostra dos produtos para testar o processo
Dependendo do que será comercializado, é bastante prudente realizar um teste do fluxo de entrega. Ou seja, você, basicamente, atuará como um comprador para verificar, na prática, como o produto chega, como é a embalagem, tempo de entrega, se há atrasos ou não, entre outros pontos que podem influenciar na sua dinâmica de vendas.
Assim, se constatar que algo não está de acordo, tem a chance conversar com o fornecedor para ajustar o processo, ou de buscar por outro, a fim de evitar problemas futuros para o seu e-commerce.
Considere o custo-benefício
A avaliação de custo-benefício deve considerar boa parte dos critérios que citamos até aqui. Por exemplo, é importante ponderar sobre o preço praticado pelo fornecedor, a qualidade dos produtos, o processo logístico e os demais pontos que influenciam diretamente no funcionamento do seu negócio.
Quanto a isso, é fundamental ter em mente que sem bons fornecedores, o modelo de vendas dropshipping não existe. Entretanto, é preciso pensar também na margem de lucro que pretende obter.
Por esse motivo, essa análise deve ser baseada em alguns fatores, tais como: o que é mais seguro, ter uma lucratividade menor, mas a garantia de que os produtos têm qualidade e serão entregues corretamente, ou tentar faturar mais e assumir o risco de potenciais problemas logísticos?
Quais são os melhores fornecedores de dropshipping?
Os melhores fornecedores para um e-commerce do formato dropshipping são aqueles que unem qualidade dos produtos, bons preços e tempo de entrega compatível com seu modelo de negócio.
Aqui, também é importante considerar trabalhar com mais de um fornecedor. Dessa forma, você minimiza o risco de a sua loja virtual não ficar sem abastecimento, caso um deles tenha algum problema.
Para aprimorar a gestão de vários fornecedores simultaneamente, o ideal é contar com ferramentas próprias para esse tipo de gerenciamento.
Desse modo, além de facilitar os processos de homologação e qualificação de fornecedores, você tem uma visão geral de todas as empresas que abastecem a sua, consegue acompanhar o desempenho de cada uma delas e muito mais, tudo de forma automatizada e muito mais dinâmica.
Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!