A Cyber Monday garante cada vez mais seu espaço no calendário de vendas de todos os e-commerces brasileiros. Apesar da edição de 2022 não ter sido o que os vendedores esperavam, a expectativa se mantém em alta para as próximas!

Não é difícil encontrar lojistas debatendo estratégias de marketing para a Cyber Monday e buscando formas de melhorar suas performances de vendas para esta data. 

Sendo assim, separamos algumas informações valiosas sobre a Cyber Monday, a fim de tornar você um perito sobre o assunto. De quebra, ainda vamos ajudar você a aplicar boas estratégias de vendas e faturar muito.

Confira o que é Cyber Monday e dicas para se dar bem nas vendas!

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday (segunda-feira cibernética), surgiu nos Estados Unidos em 2005, após uma análise da Federação Nacional do Varejo de que as vendas na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças aumentavam nas lojas virtuais.

A partir disso, a data surgiu como uma espécie de extensão da Black Friday, que ocorre na sexta-feira após o dia de ação de graças. 

Dessa forma, popularizou-se a Black Friday como o grande evento do varejo físico e a Cyber Monday como a grande data do e-commerce.

Hoje em dia, o e-commerce absorveu as duas datas como grandes oportunidades de vendas no calendário, criando estratégias e planos de ação com meses de preparo e investimento. 

Tudo isso para que, não só o desempenho nas vendas seja o destaque, mas também o fortalecimento da marca ocorra a cada ano.

Não deixe de ler: quais são as melhores datas do final do ano para vender mais?

Estratégias e dicas para vender mais na Cyber Monday

No Brasil, a Cyber Monday começou a ganhar força a partir de 2012 e hoje vários lojistas criam estratégias para conquistar números expressivos em vendas. 

A seguir, confira 8 dicas importantes para uma Cyber Monday de sucesso!

1. Tenha uma operação bem organizada para Cyber Monday

Organização é um dos pilares mais importantes de um ecommerce de sucesso. Em uma data tão movimentada quanto a Cyber Monday, esse pilar será ainda mais necessário.

Por isso, invista em sistemas consolidados, capazes de automatizar o máximo de processos possíveis. Assim, as chances de erros serão reduzidas e o retrabalho praticamente não existirá.

2. Considere os resultados da Black Friday

Ter uma data como a Black Friday poucos dias antes ajuda como parâmetro, já que é bem parecida com a Cyber Monday. É uma ótima vantagem para você explorar ao máximo.

Se possível, a dica é deixar uma pessoa responsável por levantar dados sobre o desempenho de seu e-commerce no dia da Black Friday. O profissional pode capturar dados relevantes para replicar as práticas que funcionaram. 

Ao mensurar os pontos fortes e os fracos, você obtém mais confiança e segurança na hora de decidir as estratégias de marketing que seu e-commerce vai adotar para a Cyber Monday.

Confira também o nosso checklist para Black Friday: deixe seu site preparado em poucos passos!

3. Aplique promoções nos produtos certos 

Quando se trata de promoções, todos pensam imediatamente em apenas baixar o preço de tudo sem uma explicação lógica. É claro que uma atitude dessas pode não terminar bem. 

Para se ter sucesso nas promoções, faça uma pesquisa antecipada do seu estoque, reduza o preço de produtos parados ou com pouca saída e trabalhe bem o preço dos produtos que você sabe que estão em escassez no mercado

Somente assim suas promoções darão resultado, limpando seu estoque de produtos “ruins” e conseguindo boa margem em produtos exclusivos de sua loja.

4. Crie estratégias de remarketing para a Cyber Monday

Uma boa copy para e-commerce e uma eficiente estratégia de remarketing/retargeting podem fazer toda a diferença na Cyber Monday.

Afinal, quantos consumidores em potencial visitam seu site, olham seus produtos, mas simplesmente saem sem se registrar ou deixar qualquer informação sobre eles?

Isso é ainda mais comum no calor do momento e na busca pelos melhores preços durante a Cyber Monday e Black Friday. Muitas pessoas acabam esquecendo produtos no carrinho de compras dos marketplaces ou em sua loja virtual.

Sem uma campanha de remarketing e retargeting, sua loja fica incapaz de alcançar esses clientes novamente e ter uma segunda chance de convertê-los em vendas.

Mas há como recuperá-los! Para isso, é essencial investir em campanhas que tragam os visitantes de volta a seu site, seja nos buscadores ou nas redes sociais.

Trabalhe a quebra de objeções nos textos que irá utilizar em seu remarketing. Se possível, ofereça algo a mais, como brindes ou descontos extra, para convencer seu cliente a comprar seu produto e não olhar para a concorrência.

5. Crie campanhas de e-mail marketing

Por falar em remarketing, não poderíamos esquecer de um canal indispensável para vender mais em qualquer grande data no ano: os e-mails!

O e-mail marketing é um poderoso recurso para otimizar a sua campanha de Cyber Monday. Sua capacidade de segmentar os consumidores com base em critérios específicos permite personalizar conteúdos e ofertas, direcionando-os de forma precisa a grupos de interesse semelhantes.

Além disso, você pode criar uma automação de e-mail marketing para construir a expectativa em torno da Cyber Monday. Ao enviar teasers e prévias, você instiga a curiosidade dos consumidores e cria um senso de antecipação que eleva o interesse e engajamento.

Para clientes que já têm conta em seu site ou deixaram o e-mail por algum motivo, você pode enviar mensagens personalizadas de remarketing sobre os itens visualizados, incentivando os clientes a retomarem a ação e concluírem suas compras.

6. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma ótima estratégia de marketing para a Cyber Monday, pois as pessoas são levadas pelas emoções em dias de grande consumo como esse.

São ferramentas poderosas, mas mantendo a ética e responsabilidade, você pode utilizar os gatilhos mentais com sabedoria para as suas ofertas da Cyber Monday. 

Técnicas como as de escassez, urgência, prova social, garantia e novidade são excelentes opções para aumentar suas vendas no dia.

Saiba mais sobre os principais gatilhos mentais para adotar em sua comunicação no e-commerce!

7. Aproveite os horários da Cyber Monday

Em 2022, o Adobe Analytics registrou um pico de compras no período entre 20h e 21h da noite da Cyber Monday nos Estados Unidos. Apesar das diferenças nos hábitos dos consumidores dos americanos para os brasileiros, o horário dá uma ideia de quando as pessoas estão mais alertas e dispostas a fazer compras.

O ideal é identificar qual o horário de maior volume de vendas de sua base de clientes e aproveitar para realizar campanhas específicas nesse período na grande data. 

Seguindo na linha da segunda dica deste post, você também deve utilizar os registros da pós-vendas da Black Friday, por exemplo, para encontrar os horários de maior movimento para a Cyber Monday.

8. Invista tempo na criação de identidades visuais

No mundo digital, as experiências visuais devem sempre ter o máximo de atenção por parte dos lojistas. Uma estratégia bem assertiva nesse sentido é separar a identidade visual da Black Friday com a da Cyber Monday.

É importante ter em mente que o público que consumiu na Black Friday já estará saturado das imagens que foram utilizadas nas campanhas de marketing desse dia. 

Por outro lado, ao se depararem com novas imagens, promovendo uma data diferente e novas promoções ou descontos, as atenções tendem a ser maiores.

Prepare-se para a Cyber Monday

Agora que você sabe o que é Cyber Monday e as oportunidades que representa, será que está pronto também para os novos desafios que as datas trazem?

Assim como na Black Friday, é importante que você prepare a sua loja virtual para receber novos pedidos e organizar todo o planejamento para as demandas. 

Ou seja, manter o controle do estoque em dia, emitir notas fiscais e gerenciar a logística para entregas mais rápidas!

Esses são apenas alguns exemplos do que o seu e-commerce precisa para garantir uma gestão eficiente. Claro, essas questões não valem só para datas como a Cyber Monday, mas também para o dia a dia de sua operação.

Pode parecer muita coisa, mas você pode contar com o Bling para te ajudar em todos os passos de sua operação, desde às vendas à entregas para os consumidores!

Em nossa plataforma, você tem acesso a diversas funcionalidades que possibilitam o controle total de seu e-commerce, como:

  • cadastro de fornecedores;
  • registro de entradas e saídas de produtos;
  • emissão de notas fiscais dos seus clientes;
  • integração da loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • controle e gerenciamento dos envios.

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