É autônomo, alguém que precisa de renda extra ou quer empreender na internet? Os canais de mídias sociais evoluíram e agora oferecem funções exclusivas para criadores de conteúdo. Isso explica bastante o interesse das pessoas em aprender como monetizar o Instagram.
De 2010, quando o aplicativo foi criado, até hoje, o Instagram foi de uma rede para compartilhamento de fotos para um canal de marketing poderoso para marcas, empresas e influenciadores digitais.
A rede social não deixou para trás a função para a qual foi criada, pois o conteúdo visual ainda é o ativo principal. As mudanças mais relevantes foram a inclusão de novos formatos e ferramentas que adequaram o Instagram às demandas atuais dos usuários.
Dessa forma, quem deseja usar a plataforma e os recursos disponíveis para ganhar dinheiro na internet pode aproveitar a popularidade do Instagram para empreender.
Neste artigo, explicamos como funciona a monetização, ideias de ações para gerar dinheiro com o seu perfil e dicas para que o seu conteúdo chegue a mais pessoas e aumente as chances de você obter um bom retorno do investimento.
Continue a leitura e confira todos os detalhes!
O que você verá no artigo:
O que é monetização no Instagram?
A monetização do Instagram é o conjunto de recursos nativos da rede social disponível para os usuários promoverem ações em seus perfis e ganharem dinheiro. As ferramentas atuais são: criação de loja virtual, parceria com marcas e influenciadores e ativação de Live Badges nos vídeos ao vivo.
As inovações na rede social são resultados da evolução do próprio canal como um meio para promover marcas e pessoas.
Se antes eram os blogs que dominavam a internet, o principal desejo da geração atual é se tornar um influenciador digital. Uma pesquisa da consultoria Nielsen, divulgada pela revista Veja, destaca que o Brasil é o país dos digitais influencers (o termo em inglês).
Entre as diversas plataformas, existem mais de 500 mil contas com 10 mil seguidores, cujos donos são chamados de nano influencers. Pessoas comuns, que formam uma comunidade forte, engajada e influenciada pelo seu posicionamento.
No Instagram, o estudo aponta que existem 10,5 milhões de perfis com ao menos mil seguidores. Número que é maior entre os países analisados. Porém, você deve estar pensando: “E tem gente para consumir tanto conteúdo de influenciador?”.
A Veja traz outra pesquisa, agora das plataformas Hootsuite e We Are Social, para provar que sim. Segundo o levantamento, o Brasil é o segundo (44,3%) país no ranking dos que mais seguem influenciadores, atrás apenas das Filipinas.
O Instagram, assim como outras plataformas, é uma rede social que permite o posicionamento em primeira pessoa.
Resumindo, não existe intermediário entre o criador da conta e um potencial cliente ou seguidor. Basta abrir a câmera do celular para fazer a divulgação de uma ideia, promover uma ação ou gerar conversas.
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Como funciona a monetização do Instagram?
Para monetizar o Instagram, é importante entender quais são os passos para ter acesso aos recursos nativos que permitem ganhar dinheiro com seu conteúdo na plataforma. A rede social exige os seguintes requisitos:
- ter, no mínimo, 18 anos;
- usar o perfil no modo ‘Conta profissional’;
- criar uma base de seguidores orgânica, com crescimento natural e sem vínculos com robôs de curtidas ou compra de seguidores;
- gerar interações com os conteúdos, obtendo engajamento, comentários, compartilhamentos e mais;
- cumprir todas as diretrizes de comunidade, monetização para parceiros e conteúdo, termos de uso, termos de pagamento e de direito autoral do Instagram.
Verificando se a conta está habilitada para monetizar
A dedicação ao seu perfil para conquistar seguidores e engajamento é o caminho para monetizar o Instagram. Para acompanhar e saber se o recurso está liberado, siga as etapas abaixo:
- Acesse o menu Configurações do seu perfil (no canto superior direito da tela) e clique em “Configurações e privacidade”;
- Clique na opção “Ferramentas e controles para criadores de conteúdo”;
- Clique em “Status de monetização”;
- Caso seu perfil esteja aprovado aparecerá a mensagem ‘Você está liberado para monetizar’.
Portanto, basta seguir com o trabalho e verificar constantemente a liberação do perfil.
Quantos seguidores preciso ter para monetizar o Instagram?
O Instagram não exige um número mínimo de seguidores para liberar a monetização da conta. Uma avaliação positiva da plataforma em relação ao desempenho conforme os itens descritos acima é o que permitirá o acesso. Para liberar alguns recursos, entretanto, é necessário ter 10 mil seguidores ou mais (como é o caso das Assinaturas).
Como monetizar o Instagram?
As ferramentas nativas são uma conquista importante para os criadores que usam o Instagram, mas não são a única maneira. Afinal, a estratégia e a qualidade do conteúdo que você cria são os principais diferenciais para ganhar relevância e dinheiro por meio da rede social.
Para te inspirar, selecionamos onze dicas para monetizar o Instagram, tendo ou não os recursos nativos liberados. Confira!
1. Criar uma loja online
Quer começar a vender produtos de forma descomplicada, mesmo sem ter um site? Crie uma loja no seu perfil, opção disponível para as contas profissionais.
A criação é feita por meio do Gerenciador de Comércio, ferramenta na qual você cadastra o catálogo de produtos, cria coleções e personaliza o layout da loja.
O pagamento não é processado pelo Instagram, mas é permitido incluir um meio de finalização de compra em outro site, por exemplo, gerando um link de pagamento e enviando para o cliente.
Ao criar a loja, você ganha uma aba exclusiva no perfil e você pode divulgar os itens nos Stories, incluindo stickers de produtos, além de poder marcá-los em postagens no feed, facilitando a compra.
Leia mais: Saiba por que incluir o Instagram Stories em sua estratégia.
2. Utilizar o marketing de influência
Outra alternativa de como monetizar o Instagram é usando o marketing de influência.
O posicionamento como influenciador na rede é positivo, pois as contas de criadores de conteúdo têm um engajamento 6,8% maior que as contas de empresas, segundo o Relatório de Engajamento Instagram 2023 da mLabs.
Esse alcance é interessante para as marcas. O segredo é escolher um nicho pelo qual você tem interesse para criar conteúdo, aproveitando seu conhecimento e experiências na área.
Os nano e micro influenciadores, perfis com contas entre mil e 10 mil seguidores, estão chamando a atenção do mercado, então, foque na construção de uma comunidade engajada e não em altos números de seguidores.
3. Entrar em programas de afiliados
Os programas de afiliados também podem ser um meio para monetizar o Instagram. Por exemplo, se você tem um perfil sobre organização financeira, pode divulgar cursos relacionados a esse tema no seu perfil, ganhando comissão das plataformas.
Nesse caso, o Instagram será o meio de venda. Para que o seu conteúdo não seja apenas o repasse de links, planeje as postagens oferecendo conteúdo rico e encaixando as indicações.
Uma dica é fazer uma curadoria das indicações na plataforma de afiliados para que você não indique cursos ou treinamentos mal avaliados. Seja criterioso!
4. Vender infoprodutos
Você tem seus próprios infoprodutos? Aproveite que todos os perfis podem incluir links nos Stories e divulgue seus itens, ofertas e promoções.
Por exemplo, fotógrafos e designers especializados em edição de fotos estão desenvolvendo presets — pacotes de efeitos para as pessoas aplicarem sozinhas nas próprias fotos — e vendendo on-line.
Você pode utilizar uma plataforma de criação de infoprodutos para desenvolver sua página com baixíssimo custo e pagamento já integrado. Estude as demandas do seu nicho, pense em um diferencial, crie um infoproduto atrativo e invista na divulgação!
Leia também >>> Como vender pelo Instagram? Guia completo com 10 estratégias.
5. Ativar a opção de assinatura
Essa dica para monetizar o Instagram é ideal se você está se posicionando como influenciador na rede. Como o nome dá a entender, a assinatura é um recurso que dá acesso a conteúdos exclusivos produzidos pelo criador do perfil.
Os principais benefícios são:
- selo de assinante ao lado do nome de usuário;
- stories e lives para assinantes;
- vídeos do Reels e publicações exclusivas;
- canais sociais apenas para assinantes (criado pelo influenciador via aplicativo do Messenger);
- canais de transmissão apenas para assinantes.
Para usar o recurso Assinaturas é necessário ser maior de 18 anos, ter, no mínimo, 10 mil seguidores e seguir as Políticas de Monetização para Parceiros e as Políticas de Monetização de Conteúdo.
6. Oferecer serviços, como edição de Reels
O Reels é um formato de conteúdo bastante popular no Instagram. Se você sabe criar e editar vídeos nesse formato, pode oferecer seus serviços de edição no seu perfil.
Para mostrar suas habilidades, você pode criar vídeos para divulgar seu próprio trabalho e chamar a atenção de potenciais clientes.
Você pode planejar o conteúdo do perfil focando na importância do conteúdo em vídeo, tendências de edição em altas, dicas do que não fazer, como obter mais engajamento por meio da edição, etc.
7. Fazer parcerias com empresas
Outra dica para monetizar o Instagram é fazer parcerias com marcas. A prospecção de potenciais empresas acontece na própria rede social.
No ‘Marketplace de criadores do Instagram’, você adiciona quais são seus nichos de mercado de interesse para entrar no radar das marcas. Isso facilita o envio de mensagens de parceria pelas empresas, que aparecem diretamente na aba Principal.
As marcas enviam a proposta de parceria com todos os requisitos e valores para o criador analisar e negociar. Para chamar a atenção, seu trabalho precisa ter qualidade e o seu público se encaixar com o perfil do parceiro.
Então, seja estratégico ao marcar suas opções de interesse.
8. Criar merchans criativos da sua marca
Toda pessoa que está no Instagram é uma marca, portanto, você pode apostar na criação de merchans, os famosos brindes, para monetizar sua rede e obter uma renda extra.
Planeje os brindes conforme o interesse do público. Você pode, inclusive, criar enquetes nos Stories para que seus seguidores escolham os itens mais desejados.
Então, capriche na pesquisa de opções, levante fornecedores e valores para oferecer opções realmente viáveis.
Para facilitar o fechamento das vendas, crie um perfil em um marketplace e, depois, monte um catálogo com as opções de merchans na loja do seu perfil. Assim, você pode marcar os produtos tanto nas publicações do feed quanto nos Stories.
9. Fazer lives com recurso ‘Live Badges’
Quando o Instagram libera a monetização do perfil, um dos recursos ativados é o ‘Live Badges’, selos de apoio que os seguidores podem comprar durante uma live como forma de apoio ao criador de conteúdo.
Ao comprar o badge, o seguidor recebe um ícone de coração ao lado do seu nome, seus comentários aparecem em destaque e seu nome entra na lista de apoiadores, visualizada pelo criador.
É um recurso simples, mas que estreita o relacionamento com os seguidores, o que pode estimular ainda mais o engajamento deles com o seu trabalho.
10. Produzir conteúdos UGC
O UGC (User Generated Content), em português, conteúdo gerado pelo usuário, é uma estratégia adotada por empresas que pagam pessoas para que elas criem conteúdo sobre seus produtos.
O objetivo para as marcas é criar conteúdos de qualidade e espontâneos, mesmo que existam orientações do que fazer por trás.
Quem publica o conteúdo é a própria marca em seus canais, mas você pode trabalhar o conteúdo do seu perfil, mostrando que domina o tema do parceiro, se comunica bem e entende o propósito do UGC.
A prospecção de marcas para esse trabalho também acontecem fora do Instagram, aumentando as chances de conseguir uma oportunidade.
11. Criar canais de transmissão
Fechando a lista de ideias de como monetizar o Instagram, temos a criação de canais de transmissão. Essa é uma opção que você pode oferecer, caso não tenha o recurso de ‘Assinatura’ disponível.
O canal de transmissão é aberto e qualquer seguidor pode participar, mas por meio dele você pode promover ações exclusivas, como ofertas relâmpago, enquetes para decidir temas de publicação ou saber uma preferência entre os seguidores.
Além disso, você pode propor discussões focadas, ajudando de forma mais próxima os seus seguidores.
Como ganhar dinheiro com o Instagram? 5 dicas
Agora que você tem dicas valiosas para monetizar o Instagram, atente-se às cinco dicas abaixo para ter um perfil forte na rede social:
- produza conteúdo autoral e relevante: aproveite as trends, mas seja original sempre;
- crie um planejamento de postagens: consistência e frequência = mais seguidores);
- conheça o perfil de público que deseja alcançar: fique de olho nos “Insights” para garantir que o público-alvo desejado está chegando ao perfil;
- interaja com os seguidores: nunca deixe comentários sem resposta;
- utilize hashtags e localização nas postagens: é uma forma de categorizar os conteúdos e marcar conteúdo local.
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Gostou das dicas de como monetizar o Instagram? Então, organize-se e defina quais serão as estratégias que você vai aplicar para que seu perfil seja uma fonte de renda consistente e atraia boas oportunidades.
Para não perder nenhuma chance de fechar uma compra, use um chatbot de vendas no Instagram para auxiliar o gerenciamento dos contatos.
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