Quando o assunto são os melhores marketplaces para vender no Brasil, a popularidade do canal entre os compradores é um dos critérios mais relevantes para você analisar antes de escolher a plataforma, não é mesmo? 

Por isso, neste guia, vamos usar os dados do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion de novembro de 2022, que considera a audiência do canal, para organizar os melhores marketplaces do mercado.

Afinal, quanto mais visitantes um marketplace recebe, maiores as chances de uma venda ser realizada. 

Isso é fundamental para quem deseja alcançar mais consumidores e aumentar o faturamento. 

Por isso, neste guia, além de organizar os melhores marketplaces considerando a pesquisa, vamos destacar algumas informações importantes sobre cada plataforma como:

  • volume de acessos mensais;
  • número de vendas;
  • taxas cobradas para vender;
  •  tempo que a empresa existe e mais.

Curtiu? Então, continue lendo e conheça agora quais são as melhores plataformas de marketplaces para vender. 

Melhores marketplaces para vender no Brasil

Segundo a pesquisa da Conversion que citamos acima, na lista dos 5 melhores marketplaces para vender no Brasil estão: 

  1. Mercado Livre;
  2. Shopee;
  3. Amazon;
  4. Americanas.com;
  5. Magalu.

Conheça mais sobre cada canal, seus números, custo de venda e mais com nosso super infográfico:

melhores marketplaces

Mercado Livre

Segundo a pesquisa da Conversion que citamos acima, o Mercado Livre, criado em 1999, é líder em audiência em e-commerces e possui 12,8% de share, o que significa que ele possui mais de 10% do mercado nacional entre os marketplaces.

Além disso, a plataforma também é líder em visitas mensais, com cerca de 336 milhões de visitas mensais. 

Segundo dados de balanço do período, no primeiro trimestre de 2022, o volume de vendas do Mercado Livre atingiu US$7,7 bilhões e o lucro bruto foi de cerca de US$1,1 bilhão.

Para aproveitar toda essa movimentação de compradores, você precisa se cadastrar na plataforma e registrar seus produtos. 

Além disso, deve escolher entre os diferentes tipos de anúncios que possuem taxas de venda que vão de 10% a 19%. 

Na prática, fazer anúncio de uma mercadoria dentro do marketplace é gratuito, contudo você deve pagar uma taxa, que funciona como uma comissão, sempre que uma venda acontecer.

Para entender melhor como funciona a variação das taxas de venda do canal, indicamos que você acesse nosso artigo especial sobre o assunto: Taxas do Mercado Livre: tudo o que você precisa para começar!

Shopee

A Shopee possui um market share de 7%, ocupando a segunda posição entre os marketplaces com maior audiência no Brasil. 

Ainda de acordo com o estudo da Conversion, a média mensal de acesso alcança 167 milhões de visitas, considerando a movimentação de visitas de junho a novembro de 2022.

No primeiro trimestre de 2022 a receita de vendas alcançou os US$2,89 bilhões.

Para iniciar suas vendas dentro da plataforma será necessário criar um cadastro e seguir o passo que você encontra dentro do site. 

Depois disso, registre seus produtos e comece a participar das promoções que a ferramenta oferece aos clientes para atrair mais compradores e vender mais

Assim como no Mercado Livre, o pagamento à plataforma só é feito após a realização de uma venda, sendo a taxa de venda de 14% para vendedores que não fazem parte do programa de frete grátis ou 14% mais 6% para vendedores que fazem parte do programa.

Sem dúvida, o frete grátis é uma forma de chamar a atenção dos consumidores e deve ser considerado como uma estratégia comercial relevante. 

Leia também: Como utilizar o Frete grátis para alavancar as vendas

Amazon

De junho a novembro de 2022, a Amazon Brasil recebeu uma média mensal de 160 milhões de visitas. Colocando o canal, entre os melhores marketplaces do mercado. 

Para aproveitar parte dessa movimentação, você vai precisar realizar um cadastro como vendedor e passar por um período de aprovação. 

Depois disso, será necessário arcar com os custos de vender em um dos canais virtuais mais importantes do mundo. 

O preço para vender no marketplace da Amazon varia de acordo com a categoria de produto e com a forma de enviar seus pedidos.

Contudo, diferente dos outros canais de venda que vamos apresentar aqui, na Amazon existe um valor fixo que funciona como assinatura e permite que você tenha a sua loja dentro do sistema. 

No plano profissional (ideal para empreendedores), o custo é de R$19,00 por mês mais a comissão, que varia entre 8% e 20%, dependendo da categoria de produto. No site da Amazon você confere todas as informações sobre preços e taxas

Será que vale a pena? A verdade é que as vendas líquidas da marca alcançaram os US$116,4 bilhões no primeiro trimestre de 2022, contudo, vale lembrar que esse valor é mundial, não considerando apenas o Brasil como fonte de vendas. 

Sem dúvida, por atender o maior centro consumidor do mundo, os Estados Unidos, a  empresa tem uma movimentação financeira muito maior do que as demais marcas que atuam em mercados menores, como os outros marketplaces listados aqui. 

Americanas.com

Outro gigante do varejo braileiro, a Americanas também está entre os melhores marketplaces para vender em território nacional. 

Com um volume médio de 104 milhões de visitas mensais, a plataforma de vendas online se torna um importante canal para que você apresente seus produtos ao mercado.

O montante de vendas feitas pela marca é bastante alto, atingindo, no primeiro trimestre de 2022, o valor de R$14,2 bilhões, incluindo as transações em  lojas físicas e online. 

Ao optar por vender na Americanas Marketplace você poderá anunciar seus produtos em sites como a própria Americanas, além de Submarino e Shoptime.

Acesse o site, preencha o cadastro e, estando tudo certo, você já poderá anunciar seus produtos.

Não há custos para cadastrar as mercadorias, e você só paga uma comissão a cada transação confirmada. O valor da taxa de venda varia entre 12% e 19%, dependendo da categoria do produto. 

Magalu

Com um volume médio de 111 milhões de visitas mensais no e-commerce e R$10,2 bilhões em vendas online apenas nos primeiros três meses de 2022, o Magalu se destaca como uma importante plataforma digital. 

Esses dados indicam que a gigante do varejo físico e online é uma das melhores opções para quem deseja iniciar um negócio ou ampliar as vendas em canais digitais. 

Para isso, você vai precisar se cadastrar como vendedor parceiro, dentro do site especialmente criado para o marketplace da marca

Registre a sua loja, responda às perguntas iniciais, compartilhe seus dados, siga o passo a passo que o sistema irá te apresentar e espere a validação. 

Com a comprovação, você já pode começar a vender pelo site do Magazine Luiza!

Dentro da plataforma você não precisa fazer pagamentos para anunciar os produtos, é cobrada apenas uma taxa por venda, que varia de 10% a 20% do valor do produto, dependendo da categoria a qual ele pertence. 

Integre sua loja aos melhores marketplaces do Brasil

Agora que você conhece os melhores marketplaces para vender, é hora de montar a sua estratégia e definir os canais de venda. 

É possível, e indicado, que você faça vendas em mais de uma plataforma, diversificando suas opções e abrindo mais portas para que os compradores cheguem até o seu produto. 

Contudo, para fazer isso de maneira organizada, reduzir erros e facilitar a gestão dos vários canais de venda, é fundamental que você inclua a tecnologia em seus planos.

O Bling! é um ERP para e-commerce que permite que você gerencie as suas vendas online de forma centralizada, incluindo tudo o que você precisa para organizar os processos do seu negócio, desde a venda até a entrega, e tem disponível centenas de integrações com as maiores plataformas de e-commerce e marketplaces.

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