Você quer aderir ao negócio dos marketplaces, mas ainda está repleto(a) de dúvidas sobre os procedimentos e como se destacar em meio a tantos comerciantes?
Nós listamos as principais vantagens e os maiores cuidados que você precisa ter antes de ingressar nesse tipo de mercado, bem como as melhores práticas para vender em marketplace com sucesso.
O que você verá no artigo:
Mas o que exatamente é um marketplace?
Um marketplace é como um grande shopping online, onde você encontra uma infinidade de produtos das mais variadas marcas em um único ambiente. Existem dois tipos de marketplaces:
- Gerador de pedidos — nesse modelo, o marketplace é totalmente responsável pela efetuação da venda, desde a atração de tráfego ao carrinho, até a conclusão e cobrança do pedido.
- Gerador de leads — já aqui, o marketplace faz parte do processo somente até a conclusão do pedido, etapa na qual automaticamente o cliente é direcionado para a plataforma integrada do lojista.
O que eu preciso saber antes de entrar nesse modelo de negócio?
Para ingressar as vendas de seus produtos em um marketplace, você precisa ter conhecimento das principais vantagens e desvantagens desse modelo de negócio. Vamos ver?!
Vantagens
Dentre as grandes vantagens que o marketplace pode trazer para o seu negócio, devemos destacar a visibilidade.
Por exemplo: você acabou de abrir sua empresa e tem poucos recursos para investir em divulgação. Ao fazer parte de um shopping online que coloca seus produtos ao lado de marcas que já estão no mercado há algum tempo, perceberá suas mercadorias dentro do catálogo de opções dos possíveis clientes.
Além disso, estar em um marketplace aumenta as chances de seu comércio estar entre os sites muito bem indexados nos resultados de busca orgânica (SEO), gerando engajamento inclusive para sua própria plataforma, caso tenha. Tudo isso influencia positivamente no aumento considerável de suas vendas.
Alguns cuidados a se tomar
Assim como em todo negócio, devemos tomar alguns cuidados antes de entrar no mundo dos marketplaces.
Um dos pontos que merecem atenção, por exemplo, é a questão da dependência que se cria quando o comércio virtual é instalado em um shopping online. Afinal, desde a alteração de taxas até mudanças mais drásticas no processo de comercialização do marketplace, sua empresa sente todos os reflexos.
Outro fator importante é quanto à afirmação da marca. Afinal, quando o cliente faz sua compra, ele olha o nome do marketplace, e não do revendedor em si. Isso gera uma dificuldade em indexar a marca na mente de seu consumidor.
Quais práticas podem me ajudar a vender com sucesso em marketplace?
Existem algumas boas práticas que podem te ajudar a – basicamente – garantir sucesso ao vender em marketplace. Vamos conhecê-las?!
Manter um controle de estoque impecável
Nós já mencionamos algumas vezes a importância de contar com um controle de estoque eficiente, mas é sempre válido ressaltar o poder que isso tem em sua loja — principalmente virtual.
Afinal, no comércio online o consumidor já escolhe o produto de maneira independente, portanto todo o restante do processo precisa ser eficaz para que ele simplesmente não desista. Imagina se, um ou dois dias após sua compra, ele é notificado que sua mercadoria não está disponível em estoque?
O trabalho de ter que escolher um item substituto possivelmente o fará desistir de sua compra. Portanto, ter a plena noção daquilo que você tem disponível em estoque auxilia consideravelmente no processo de satisfação de seu cliente.
No entanto, o cliente tem todo o direito de cancelar seu pedido e solicitar a devolução nessa e em outras ocasiões. Lembre-se de caminhar de acordo com o código de defesa do consumidor e facilitar o processo para não gerar mais aborrecimentos.
Tenha um controle financeiro eficiente
Assim como em uma loja física, o comércio virtual precisa de um controle financeiro eficiente e que organize os recursos monetários da empresa.
E um dos principais – e melhores – motivos para isso é que as vendas ganham um crescimento considerável. Esse fator está ligado também ao que citamos anteriormente, sobre o controle de estoque.
Afinal, você precisa ter uma administração impecável sobre os processos que estão ocorrendo para gerenciar o que está faltando, o que está sobrando, quais passos deve tomar a seguir… Tudo isso interfere em resultados!
Integração com diversas outras funcionalidades
Outro fator que pode ajudar muito nas vendas em marketplaces são as diversas integrações que eles possuem.
Um sistema ERP como o Bling faz parte dessas integrações e oferece várias funções facilitadoras para a realização de vários processos. Podemos destacar controle de caixa e de estoque, como citamos, além das integrações logísticas que disponibiliza.
Portanto, antes de optar por um marketplace para expandir o seu negócio, é importante também conhecer o máximo de pontos favoráveis que ele pode te ofertar.
Com o Bling sua empresa estará integrada aos principais marketplaces
Como mencionamos, o Bling é um sistema ERP completo e que está integrado a diversos marketplaces, plataformas de e-commerce e inúmeras distribuidoras logísticas.
Saiba mais sobre o Bling e conheça as vantagens de contar com a gente para integrar-se aos principais marketplaces do mercado.