O programa de logística e fulfillment da Amazon chegou ao Brasil e aos poucos vem trazendo vantagens para os e-commerces e vendedores do marketplace.

São mais de 2 milhões de pessoas pelo mundo comercializando seus produtos e ganhando visibilidade através da Amazon, sendo que elas representam mais ou menos a metade das vendas realizadas na famosa plataforma.

O Portal Big Commerce aponta que dos 10 mil maiores vendedores da Amazon, 66% utilizam o programa de fulfillment para obter vantagens e tranquilidade com a parte de logística.

Para você entender melhor, vamos à definição de Fulfillment: o que é

– armazenamento e controle do estoque;

– recebimento e preparação dos pedidos;

– emissão de relatórios e notas fiscais;

– entregas e rastreamento;

– suporte aos clientes pós-venda, como atendimento, trocas e devoluções.

O que é Amazon Fulfillment?

Conhecido por FBA, ou Fulfillment by Amazon, o programa de logística e pós-venda do marketplace é uma maneira de ajudar os processos e-commerce de envio dos seus produtos com qualidade e dentro do prazo estipulado para entrega.

Simplificando, você vende o produto e o FBA envia.

Ainda em processo de expansão, o Amazon Fulfillment está disponível para lojas do marketplace que estão registradas em São Paulo, e também as lojas que participam do Simples Nacional.

Para os demais e-commerces, a Amazon oferece o FBA Onsite, que utiliza parceiros para prestar os serviços de logística.

Como funciona o Amazon Fulfillment no Brasil

Assim como outros programas de fulfilment de plataformas já existentes aqui no país, como Mercado Envios ou o B2W Fulfillment, o FBA é um serviço de logística para varejistas que usam a plataforma para obter maior visibilidade e vender mais produtos.

O Amazon Fulfillment funciona da seguinte maneira:

1. Você envia os produtos para Amazon.

2. Eles armazenam seus produtos em centros de distribuição.

3. Quando um consumidor compra um dos seus produtos, a Amazon empacota, envia e faz o rastreamento do pedido para você ficar ciente de todos os passos.

4. Eles também cuidam das devoluções e reembolsos, além de atendimento pós-venda ao consumidor.

Os produtos de clientes do Amazon Prime, recebem prazo de entrega de até 2 dias úteis para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Goiânia, Vitória, Porto Alegre e Florianópolis. Para outras localidades é de 3 a 5 dias.

Quais as vantagens do Amazon Fulfillment?

O FBA oferece, além dos serviços de logística, vantagens que podem ajudar os e-commerces a vender mais. Confira quais são elas:

Comodidade

A partir do momento que um consumidor realiza uma compra na Amazon, tudo fica por conta do FBA e o varejista parceiro não precisa se preocupar com mais nada.

As equipes dos armazéns da Amazon Fulfillment separam, embalam e enviam os produtos, garantindo a qualidade da entrega e satisfação dos consumidores. O FBA também cuida do atendimento ao cliente sobre devoluções, reembolsos e outros assuntos do pós-venda.

Credibilidade da Amazon

A Amazon é conhecida no mundo inteiro e tem uma reputação positiva com relação ao atendimento aos clientes e consumidores. As pessoas se sentem seguras em comprar na Amazon porque sabem que qualquer eventualidade vai ser resolvida pelo marketplace.

Entregas rápidas

Quem usa o FBA não precisa pagar o frete nem usar agências de transporte terceirizadas para fazer o serviço de entrega.

O Amazon Fulfillment já está com os produtos em seu centro de distribuição, tornando todo processo mais rápido e lucrativo para o parceiro lojista que não precisa pagar por cada caixa e envio.

Prime e o Super Saver Shipping

O Amazon Prime e o Super Saver Shipping são exclusivos para lojistas do FBA, assim como acesso aos clientes que realizam compras com valores altos e maior frequência.

Buy Box

O Buy Box é uma grande vantagem dentro do marketplace já que garante quase o dobro de visibilidade para os varejistas do Amazon Fulfillment. Os parceiros do FBA têm uma chance maior de que seus produtos intregarem o Buy Box e aumentar o preço dos seus produtos.

Quanto custa contar com o Amazon Fulfillment?

O programa da Amazon no Brasil ainda é exclusivo para varejistas convidados. É preciso se inscrever no site do FBA Onsite e ser avaliado pela equipe do marketplace para poder participar.

As taxas por venda de FBA variam de acordo com o peso e o local de origem do envio. Elas aumentam depois de um ano de uso do serviço de fulfillment.

Para quem compensa o Amazon Fulfillment?

O FBA é um programa para varejistas do e-commerce que têm um volume grande de vendas em produtos menores e mais leves como, por exemplo:

– roupas;

– sapatos;

– aparelhos eletrônicos portáteis, smartphones ou fones de ouvido.

Esses são produtos que têm uma alta demanda no mercado de e-commerce brasileiro e são ótimos para vender e usar os serviços do Amazon Fulfillment. Primeiro porque não ficam muito tempo no estoque o que evita as altas taxas de armazenamento. Segundo, porque são produtos mais leves e mais baratos para enviar.

É possível utilizar o serviço Amazon Fulfillment sem vender na Amazon?

Não. Os serviços de logística da Amazon são exclusivos para uma minoria que é escolhida diretamente pelo marketplace. Como o programa FBA pode ser considerado recente aqui no Brasil, somente e-commerces convidados têm acesso aos benefícios do programa.

Conclusão

Aqui no Brasil existem outros serviços de fulfillment que não precisam pertencer à apenas um marketplace ou plataforma, como o e-fulfillment dos Correios. Eles se apresentam como uma opção dependendo do local de origem e valor do frete dos seus produtos.

Também vale conferir as taxas de entregas dos programas de fulfillment disponíveis para ver qual se encaixa melhor no seu orçamento.

Como já comentamos, a Amazon é reconhecida pela qualidade na prestação de serviços e atendimento aos clientes, então, se o que você está procurando é qualidade e cumprimento de prazos, o FBA pode ajudar bastante com suas metas de vendas e fidelização de clientes.